Notícias
Academia Montes-clarense de Letras é homenageada na Câmara
Os vereadores Junior Matins (PP) e Iara Pimentel (PT) entregam a placa de homenagem ao presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Edson Andrade
Por Stênio Aguiar
Reflexões sobre a passagem dos anos, canções e a poesia marcaram a Reunião Especial realizada no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros nesta quinta-feira (24/10) para homenagear a Academia Montes-clarense de Letras (AML). Solicitada pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), a solenidade reuniu intelectuais, acadêmicos, políticos e outras autoridades. Em seu discurso, a vereadora destacou a missão da Academia Montes-clarense de Letras como sendo a guardiã da produção literária da cidade no mesmo momento em que promove um diálogo entre a arte e a cultura.
A parlamentar lembrou a história da Academia, fundada em 1966, e ressaltou a importância dos imortais na Academia Brasileira de Letras - Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro – e dos montes-clarenses, Aurélio Buarque de Holanda, que também ocupou cadeira na Academia Brasileira de Letras e; de Amelina Chaves, que tanto contribuiu com a literatura de Montes Claros. “A Academia Montes-clarense de Letras é incentivadora da leitura, promotora do diálogo entre a literatura e as outras formas de arte e, sobretudo, a grande imortalizadora da nossa história e da nossa gente”, ponderou.
O papel da Academia como guardiã da palavra também foi enfatizado por seu presidente, Edson Andrade. Para ele, a instituição, ao longo dos 58 anos de existência, vem contando a sua história para ser conhecida por todos os montes-clarenses, sobretudo em virtude de grandes nomes que também estiveram nas academias Brasileira de Letras, Mineira de Letras e Municipalista de Letras.
“Nós somos uma grande Academia, talvez das mais brilhantes deste país. Nós temos livros na Biblioteca Nacional e publicados em todo o Brasil, na Europa e na América. A Academia Montes-clarense de Letras é motivo de orgulho para todos nós e temos a convicção e a certeza de que nós estamos construindo a melhor literatura brasileira”, ressalta Andrade.
_________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Parlamento aprova requerimentos para melhorar infraestrutura
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (29), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou quatro requerimentos destinados a obras de infraestrutura. Um deles, do vereador Soter Magno (PSD), solicita o alargamento da ponte na avenida Dulce Sarmento sobre o córrego do Cintra. O parlamentar defende que a obra contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e redução da ocorrência de acidentes no local.
O primeiro-secretário da Casa legislativa, Igor Dias (PRD), pede a realização de estudo técnico para realização de obras de melhoraria na drenagem entre as ruas Herculano Miranda e Cosme Antunes, no bairro Canelas. No entendimento do vereador, o acúmulo de água no local tem causado transtornos aos moradores e preocupação com o risco à saúde pública, durante o período chuvoso.
A realização de estudo técnico para instalação de iluminação no trecho de 1,2 quilômetro que liga o Anel Rodoviário Leste ao bairro Jardim Alegre/Facela foi reivindicado pela vereadora Graça da Casa do Motor (União).
A vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB) solicita realização da instalação de grades alambrados e gramado no campo de futebol da comunidade rural de Lagoinha. O requerimento foi assinado também pelo vereador Marlus do Independência (PSD).
Projetos
Durante a reunião, foi aprovado o Projeto de Lei nº 145 de 2024, do vereador segundo-secretário Wilton Dias, que denomina sete ruas no bairro Reserva Real. A rua G, passa a ser denominada de rua Gardênia Real. A rua H passa a ser rua Hortênsia Real; a rua I será chamada de rua Ipê Real; a rua J será rua Jequitibá Real; a rua L será chamada de rua Lírio Real; a rua O passa a chamar rua Orquídea Real e; a rua P, passa a ser denominada rua Palmeira Real.
Foi aprovado ainda o Projeto de Resolução nº 31/2024, do vereador Igor Dias, que concede o diploma de Honra ao Mérito ao Escritório de Advocacia Silva e Freitas, em reconhecimento aos serviços prestados a Montes Claros.
_________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores se manifestam sobre a demolição do Sonotur
Por Arthur Amorim Jr.
Na reunião ordinária desta terça-feira (29), os vereadores manifestaram sobre a demolição do imóvel do antigo motel Sonotur, ocorrido na quinta-feira (24). O local já foi alvo de audiências públicas na Câmara de Vereadores e de denúncias dos moradores do entorno do espaço devido ao seu abandono, já que se transformou em ponto de prostituição e do uso continuado de drogas.
O vereador Odair Ferreira, do União, ressaltou que a demolição do motel foi importante para os moradores da região do bairro Santo Antônio, pois devolveu segurança para toda a população. Lembrou que a Câmara teve papel decisivo nesta decisão ao fazer cobranças para se chegar a uma solução que favorecesse os moradores.
A opinião foi corroborada pelo colega de Parlamento, Marcos Nem, do Podemos, ao enfatizar que a demolição do imóvel vai dar um novo aspecto àquela localidade. Entretanto, pediu atenção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social aos moradores em situação de rua que ali residiam.
Já a vereadora Professor Iara Pimentel, do PT, assinalou que a demolição do motel Sonotur não é garantia segurança aos moradores locais e nem dos moradores em situação de rua. Denunciou que apenas seis pessoas que estavam abrigados naquele local foram alocados num abrigo. Defendeu a necessidade de atendimento aos moradores em situação de rua, com políticas públicas.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores pedem urgência em serviços de drenagem na cidade
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (29), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros debateram sobre os problemas de alagamentos causados pelas chuvas na cidade e solicitaram urgência na realização de serviços de drenagem em diversos bairros.
O vereador Valdecy Contador (PP) destacou a necessidade de atenção especial para a drenagem no bairro Raul Lourenço, que interliga os bairros Planalto, JK e Alcides Rabelo, os quais, mais uma vez, estão enfrentando alagamentos devido ao período chuvoso. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) reiterou o pedido para o Raul Lourenço e informou que cobrou do secretário de Serviços Urbanos Vanderlino Silveira e o vice-prefeito Guilherme Guimarães, agilidade nos serviços.
O primeiro-secretário da Casa Legislativa, Igor Dias (PRD), também pediu urgência na realização de serviços de drenagem no Canelas II, onde considera caótica a situação do acúmulo de lixo e água. Ele fez um apelo ao vice-prefeito Guilherme Guimarães para que a região receba uma intervenção rápida.
A vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou, além de obras de pavimentação, serviços de drenagem nos bairros Panorama II, Santo Inácio e arredores que sofrem com o lixo e esgoto por falta de escoamento. A parlamentar ressaltou que continuará buscando soluções para o problema.
Emendas Impositivas
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), destacou a proposta de emenda impositiva para a drenagem nas avenidas Bio Lopes e Três Poderes, no bairro Renascença. “A incidência de enchentes nessa região é muito alta, prejudicando os moradores próximos à unidade de saúde. Por isso, é necessário um novo sistema de drenagem para resolver o problema”, afirmou.
O segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (Avante), também anunciou emendas impositivas para serviços de drenagem no bairro Reserva Real e na Avenida das Américas.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara denuncia assoreamento de nascentes
Por Mariana Vitorino
A concessionária Eco135, responsável pela duplicação da BR-135, foi alvo de denúncias ambientais durante a reunião ordinária dessa terça-feira (29). Vereadores como Graça da Casa do Motor (União) e Soter Magno (PSD) foram responsáveis pelas queixas na Câmara.
O que tem acontecido nas nascentes é que, por causa da construção e das chuvas, água e restos de materiais têm descido para dentro da nascente e com isso obstruindo todas as nascentes.
“O governo quer melhorias, mas tem que preservar o bem-estar do morador e a natureza. A preocupação da região é, se matar as três nascentes como fica? Nós já enfrentamos muitos problemas com o abastecimento de água”, explica a vereadora, Graça da Casa do Motor (União).
A duplicação da BR-135 é uma obra muito aguardada e pedida pela população, mesmo com licença ambiental para ser realizada, não permite que impactos ambientais sejam gerados.
“Ainda que seja licenciada, é preciso olhar a execução da obra porque os moradores da região tem nos apontado muitos problemas, então como ambientalista, e defensor do meio ambiente me sinto na obrigação de fiscalizar. Nós já fizemos solicitações à Secretaria do Meio Ambiente para que possa tomar as medidas cabíveis”, garantiu Soter Magno.
A informação apurada é de que Rios importantes para a região como Rio Verde Grade, Rio Traíra, Rio Pacuí e outros estão sendo prejudicados pelo assoreamento das nascentes, além de impactar cerca de 20 comunidades rurais.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) pediu que a Eco seja notificada por ter aumentado o fluxo de água, piorando o serviço de drenagem, no bairro Santa Rafaela.
Nota da Eco
“A Eco135 informa que possui todas as licenças ambientais necessárias e implementou medidas de controle no local, como barreiras para controle de erosão e bacias de contenção, para mitigar o carreamento do solo. Todos esses pontos são monitorados constantemente para verificação da efetividade das ações implantadas. Sempre que necessário adequações são realizadas.”
Duplicação BR-135
As obras da duplicação estão sendo realizadas no trecho Norte, onde serão construídos 40 quilômetros de pistas duplicadas. A previsão de entrega é junho de 2025.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores aprovam requerimento que cobra obras de drenagem
O alagamento da principal via de acesso entre os bairros Cidade Industrial e no Residencial Vitória II compromete o trânsito de veículos e pessoas
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou o requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor (União), que solicita a realização de estudo para melhoria da drenagem nos bairros Cidade Industrial e no Residencial Vitória II. A parlamentar destacou que as obras são fundamentais para melhoria da drenagem dos bairros, que no período chuvoso gera pontos de alagamento. “A principal via do bairro Cidade Industrial, que dá acesso ao Residencial Vitória I e Vitória II inundada dificultando o trânsito de pessoas para a região. Todos os anos, quando chove o cenário se repete. É a mesma coisa”, destacou.
A vereadora também solicitou o apoio da população, para que o lixo seja destinado corretamente e assim evitar o entupimento de bueiros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova orçamento para 2025
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara de Montes Claros aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (05/11), o Projeto de Lei nº144/ 2024, que estima a receita e fixa a despesa do município de Montes Claros para o exercício financeiro de 2025.
Para o ano que vem, o Executivo terá uma receita total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e de Investimentos do município, já com as devidas deduções legais, o montante de R$ 2.393.572.750,00 (dois bilhões, trezentos e noventa e três milhões, quinhentos e setenta e dois mil, setecentos e cinquenta reais).
As despesas por órgãos ficaram da seguinte forma: Poder Legislativo 35.476.000,00, para o Poder Executivo 2.358.096.750,00 sendo para Administração Direta: 2.122.382.800,00; Prevmoc, 204.538.200,00; Amasbe 500.000,00; Supermoc – 513.000,00; Esurb - 11.000.000,00; e MCTrans – 19.162.750,00.
Na reunião, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar de nº 11 de 2024, visa a nomeação que definirá a ocupação dos cargos em comissão e as funções de confiança, no âmbito da Administração Pública Direta do Poder Executivo do Município de Montes Claros, ficam estruturados nos termos da presente Lei Complementar. Os cargos em comissão e as funções de confiança poderão conferir ao seu ocupante um conjunto de atribuições e de responsabilidades correspondentes às competências previstas em unidade da estrutura organizacional do órgão ou da entidade do município, estabelecendo os procedimentos específicos a serem observados pelos seus nomeados ou designados e poderá determinar outras competências e estímulos à gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.
____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Requerimentos são aprovados em ordinária
Por Mariana Almeida
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), os parlamentares da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram a compra de cadeiras destinadas ao salão funerário público da cidade, que já está pronto para uso. O pedido visa assegurar que famílias de baixa renda, sem condições de arcar com os altos custos de um funeral, possam realizar despedidas dignas aos seus entes queridos. O vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) destacou a importância social do projeto, lembrando que o acesso a um funeral respeitoso é um direito de todos.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou que seja realizada instalação de braços e luminárias nos postes ao longo da avenida das Indústrias, no Distrito Industrial, que contempla o trevo da antiga ASSEDI até a Nestlé. O objetivo da proposta é aumentar a segurança e melhorar as condições de visibilidade no corredor industrial, que concentra tráfego intenso de veículos e trabalhadores. A parlamentar destacou ainda, que a falta de iluminação nesse trecho tem gerado riscos à população e reforçou a necessidade de uma resposta urgente para atender as demandas de segurança e infraestrutura local.
Já o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) cobrou um estudo de viabilidade para alterar o itinerário das linhas de ônibus que transitam pela rua do Flamengo, no bairro Maracanã, em especial as que passam em frente à Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque. A medida é motivada pelo alto fluxo de veículos e transporte coletivo na via, que gera conflitos no trânsito e apresenta um risco à segurança de estudantes e demais pedestres. Ele destacou que o desvio das linhas de ônibus ajudará a reduzir o trafego de veículos em frente à escola.
No bairro Vila Campos, o vereador Igor Dias (PRD) pediu a construção de uma praça, com o objetivo de oferecer um espaço de convivência, lazer e recreação aos moradores, especialmente crianças e idosos.
A vereadora Ceci Protetora (PRD) requereu a organização e realização de castrações de cães nas comunidades da zona rural de Montes Claros para controle populacional e saúde animal. Ela afirma que para esse serviço é fundamental contar com a disponibilidade de transporte adequado por parte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que deve garantir o transporte seguro dos animais até o local do procedimento e o retorno dos mesmos aos seus tutores.
Por fim, a vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou o estudo e pagamento do roteiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2024, estabelecido pela legislação. De acordo com a parlamentar, a medida visa garantir o correto repasse dos recursos para as categorias da educação, assegurando a valorização e garantia dos benefícios aos profissionais da educação.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamentares reivindicam reforma em ponte, no bairro Amazonas
Por Mariana Vitorino
A ponte que liga o bairro Edgar Pereira ao Amazonas foi tema de discussão no plenário, nessa terça-feira (05), durante reunião ordinária. Vereadores pedem à administração pública para que problema seja solucionado.
O vereador Soter Magno (PSD) relatou que tem recebido muitas reclamações de moradores da região sobre o perigo de transitar na ponte e que a chance de um acidente é grande.
O parlamentar Cláudio Rodrigues(Cidadania) reforçou que a cobrança de melhorias dessa ponte tem sido feita nesta Casa desde 2020. Ele assegurou que foi pedido agilidade junto ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães, e que, embora o serviço tem demorado a ser feito, não é por falta de cobrança do legislativo.
Graça da Casa do Motor (União) mencionou sobre a parte em que os pedestres utilizam está inviável. Garantiu ainda que em contato com a Secretaria de Infraestrutura, a pasta informou que já está fazendo um projeto para nova ponte.
Em nota, a Prefeitura informou que “está adquirindo vigas metálicas para substituir as madeiras que dão sustentação ao pavimento asfáltico. Vale destacar que uma viga de madeira se rompeu provocando o aparecimento de buracos na ponte. Essa ponte foi construída há mais de 25 anos e ficou sem receber manutenções por um longo período, o que resultou no rompimento de parte da madeira. Mas a Prefeitura vai resolver definitivamente o problema, proporcionado mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O local será novamente sinalizado para evitar que pedestres passem pelo local onde existe o buraco.”
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores denunciam caso de violência em CEMEI
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária da Câmara de Montes Claros, realizada nessa terça-feira (5/11), uma denúncia de agressão a aluno em Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), foi apresentada pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), e encaminhada à Comissão de Educação para apuração dos fatos.
Durante pronunciamento, a vereadora relatou que foi procurada por uma mãe, que alegou que teria seu filho sido agredido por uma professora em um CEMEI local. Segundo a mãe, a criança chegou em casa com um hematoma no braço e relatou que havia sido puxada pela professora. Maria Helena solicitou a apuração imediata do caso, destacando a gravidade da situação, que, segundo ela, configura uma acusação de violência contra um menor.
“Esta Casa não pode se omitir, não pode se calar diante de um fato tão grave. Peço que a Comissão de Educação investigue minuciosamente este caso. Vale lembrar que já apresentei, em reuniões anteriores, outras denúncias relacionadas à gestão desse CEMEI”, afirmou Maria Helena.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Daniel Dias (PCdoB), confirmou que a denúncia foi formalmente registrada e será investigada em uma reunião marcada para a próxima quinta-feira. “Todas as partes envolvidas serão convocadas para prestar esclarecimentos. Após a apuração, tomaremos as medidas cabíveis e daremos uma resposta à população”, explicou Daniel Dias.
Nota da Prefeitura
Em nota a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros informou que, “assim que soube do caso, a Secretaria de Educação enviou uma equipe de inspetores à escola. A equipe colheu vários depoimentos, todos com o mesmo teor: a criança não sofreu agressão alguma, mas caiu sozinha de uma cadeira e machucou o braço. Inclusive a mesma foi entregue sem problemas para o responsável, e apenas ao chegar em casa relatou essa história. A Prefeitura reitera seu compromisso com o bem-estar das mais de 30 mil crianças matriculadas na rede municipal de Ensino e vai continuar realizando a apuração dos fatos”.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Cultura e esporte em pauta
Por Mariana Vitorino
Em reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (07/11), dois projetos foram analisados e receberam parecer positivo para o Título Declaratório de Utilidade Pública. Os proponentes foram os vereadores Igor Dias (PRD)e Maria Helena (MDB).
Os projetos de Lei nº 146 e 148 contemplam as instituições Grupo Fitas e Associação Esportiva Marquinhos Karatê. Antes do parecer positivo (legal e constitucional), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação reuniu com representantes das associações para conhecer o trabalho desenvolvido por eles e a real necessidade de cada uma.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), relator da Comissão, enfatizou a importância das instituições receberem o título, para terem acesso a recursos públicos fazendo a diferença na vida das pessoas transformando o cenário socioeconômico da cidade. Além do resgate cultural e incentivo ao esporte.
A Associação Esportiva Marquinhos Karatê, que leva o nome do fundador, tem prestado serviço à comunidade há 30 anos. Ele ressalta que agora a equipe vai poder expandir os trabalhos com crianças, jovens e adulto, inserindo-os no cenário nacional do esporte. A associação pretende, ainda, desenvolver um projeto de karatê nas escolas.
Igor Dias, proponente do projeto 148, explicou que esse título confere realmente a legitimidade necessária e o reconhecimento da Casa Legislativa para instituições que desenvolvem trabalhos em prol da sociedade, beneficiando crianças carentes.
GRUPO FITAS
Marco Aurélio Drummond tem dedicado a vida para o Grupo Fitas e, agora, com a possibilidade da instituição ter o Título de Utilidade Pública ele analisa que esse é o momento em que a chave vira para o Grupo, onde será possível conseguir recursos, viabilizar os objetivos de pesquisas levar a cultura montes-clarense para outros lugares.
A parlamentar, Maria Helena, que é proponente do projeto, enfatizou que a política não é somente saúde, educação ou infraestrutura. “O esporte e a cultura também são duas áreas fundamentais para o desenvolvimento da população,” salientou.
Os projetos poderão entrar na pauta de votação da próxima Reunião Ordinária de terça (12).
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara concede Título de Cidadã Benemérita à Delegada da Mulher
Por Cássia Soares
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (7/11), Sessão Especial para entrega do Título de Cidadã Benemérita à delegada da Polícia Civil, Karine Aparecida Maia Costa de Faria. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor (União) e contou com a presença de autoridades civis, militares, políticas, amigos e familiares da homenageada.
Em pronunciamento, a proponente da honraria destacou a atuação da delegada Karine Maia na defesa e proteção das mulheres, ressaltando que sua trajetória reflete as conquistas dos direitos femininos no Brasil. “Ao reconhecer a delegada Karine Maia como Cidadã Benemérita de Montes Claros, estamos fazendo muito mais do que premiar uma carreira de sucesso, homenageamos a pessoa que ela é: alguém que, com inteligência, trabalho árduo e imensa humanidade, tem transformado a vida das pessoas”, enfatizou a parlamentar.
O procurador-geral do Município, Otávio Batista Rocha Machado, ressaltou que a honraria está diretamente relacionada à luta de Karine Maia pela proteção da mulher e pelo enfrentamento da violência em Montes Claros. “O Brasil foi forjado em meio a conflitos, e essa sociedade violenta é enfrentada todos os dias. As conquistas são recentes, e é necessário, como faz a doutora Karine Maia, continuar o trabalhando pelos direitos invioláveis das mulheres”, afirmou.
O deputado federal Marcelo Freitas (União) também reconheceu a importância da delegada, destacando seu profissionalismo e coragem. “A delegada Karine é uma mulher exemplar, competente e corajosa, e não é por acaso que ela está à frente da Delegacia Especializada da Mulher, combatendo a violência e garantindo proteção das mulheres em Montes Claros. Esta homenagem reconhece a grandeza do seu trabalho e da sua pessoa”, declarou.
Durante o discurso, a delegada Karine Maia expressou sua gratidão e ressaltou a importância de receber o reconhecimento na cidade onde se formou e exerceu a maior parte de sua carreira, tanto como delegada quanto como docente em cursos na área policial e penal. Ela agradeceu aos familiares pelo incentivo ao longo de sua trajetória e reafirmou seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres.
“Esse reconhecimento reforça meu compromisso com o trabalho. Em um ambiente predominantemente masculino, tenho a oportunidade de exercer meu ofício sem jamais perder a minha essência feminina”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Junior Marins (PP), também ressaltou o orgulho da Casa em prestar a homenagem. “A cidade de Montes Claros tem orgulho de contar com a delegada Karine Maia na defesa dos direitos e proteção das mulheres”, concluiu o parlamentar.
A Homenageada
Karina Aparecida Maia Costa é Delegada de Polícia Classe Especial da Polícia Civil de Minas Gerais, atuando como titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros desde 2013. Com uma sólida formação acadêmica, é pós-graduada em Direito Processual e mestranda em Desenvolvimento Social, além de ser professora de Direito Penal em instituições como a Funorte e o UNIFIPMoc. Karina também se destaca como palestrante e autora, contribuindo com obras sobre o impacto da pandemia no Direito e com estudos sobre temas como a Lei Maria da Penha e o feminicídio. Sua trajetória se caracteriza pelo compromisso com a justiça e pela constante busca por aprimoramento, tanto no campo acadêmico quanto na prática policial, especialmente no combate à violência contra a mulher.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Vereadores aprovam oito requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante reunião realizada nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou oito requerimentos destinados a melhoria no trânsito, pavimentação de estradas e combate à dengue. Na área de saúde, o pedido do segundo-secretário da Casa Legislativa, vereador Wilton Dias (Avante), é pela viabilidade de determinar a liberação da vacina contra a dengue para os servidores que atuam nas salas de vacinações dos serviços de saúde municipal.
A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou que seja realizado estudo técnico e implementação de redutores e semáforo de regulamentação e controle do trânsito no cruzamento entre as avenidas São Judas e das Américas. A parlamentar cobrou ainda, redutores de velocidade na avenida do São Judas, na altura do número 2010.
Na área de infraestrutura, o requerimento do vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) cobra do secretário de Agricultura, que seja criada uma equipe para fazer a roçada das margens das estradas que foram pavimentadas recentemente no município.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) também fez cobrança na área de infraestrutura, para que seja realizado estudo de drenagem na avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao nº 2121, no bairro São Judas Tadeu II.
Em busca de providências para a posse dos aprovados no concurso público para provimento de cargos no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), o vereador Rodrigo Cadeirante (União) apresentou requerimento solicitando que seja expedido ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com cópia aos secretários de Estado de Educação, de Saúde, de Planejamento e Gestão, Igor de Alvarenga Rojas, Fábio Baccheretti, e Camila Neves respectivamente, cobrando uma resposta.
A cobrança da vereadora Ceci Protetora (PRD) foi relacionada às festividades de Réveillon (2024/2025), promovidas pela Prefeitura de Montes Claros. A parlamentar solicita que a mesma não tenha a soltura de fogos de estampido, em virtude do mesmo provocar estresse e sofrimento a pessoas hospitalizadas, idosas, crianças, especialmente indivíduos com Transtorno de Espectro Autista e outras sensibilidades auditivas, nos quais podem desencadear uma sobrecarga sensorial, levando a reações diversas.
Homenagem
O vereador Sóter Magno (PSD) apresentou requerimento solicitando que seja realizada reunião especial de homenagem, no dia 13/12/2024, às 19 horas, para homenagear o Consórcio Intermunicipal Multifacetário da Área Mineira da Sudene (Cimams), pelos 10 anos de relevantes serviços prestados à sociedade montes-clarense e região, traduzindo o reconhecimento desta Casa.
Grafite
A humanização do muro da Praça de Esportes, através de pintura com grafites temáticos da nossa história, memória cultural e esportiva, inclusive podendo ser feito pelo município um canal de sugestões para a população participar sugerindo temas e acontecimentos históricos da nossa cidade, foi a solicitação feita pelo vereador Igor Dias (PRD).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Grupo folclórico e Associação de karatê recebem título de Utilidade Pública
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou dois projetos de utilidade pública a instituições da cidade. Um deles, da vereadora Maria Helena (MDB), reconhece o trabalho desenvolvido pelo Grupo Fitas de Montes Claros ao longo de 19 anos. O Fitas surgiu com o propósito de resgatar e divulgar as tradições de todas as regiões do Brasil, principalmente do Norte de Minas.
Outro projeto, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), valida a utilidade pública da Associação Esportiva Marquinhos Karatê, com sede no bairro São Judas Tadeu. A Associação, que contribui para o resgate dos jovens carentes de Montes Claros, tem como propósito levar o karatê para as escolas da cidade.
Foi aprovado ainda, o Projeto de Resolução 32/2024, que concede o título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao médico Bruno Bispo de Sá. O projeto, do segundo-secretário da Casa Legislativa, Wilton Dias (Avante), reconhece os seus relevantes serviços prestados pelo profissional para o município.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Morte de pequizeiros preocupa parlamentares
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta terça-feira (12), vereadores expressaram preocupação com o aumento do número de pequizeiros mortos na cidade e na região. Um pedido formal de investigação das causas do problema será encaminhado pelo Parlamento aos órgãos ambientais, diante da ameaça do risco de extinção da planta nativa, caso medidas urgentes não sejam adotadas.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou a mortandade de pequizeiros nas imediações das comunidades de Vaca Morta e Santa Rosa de Lima. Segundo ela, os moradores estão alarmados com a situação e solicitaram providências. A parlamentar informou que entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para cobrar uma resposta dos órgãos competentes.
O vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) também demonstrou preocupação com o fato e pediu o apoio da imprensa local, para esclarecer à população as causas do fenômeno. "É preocupante ver a grande quantidade de pés de pequi morrendo. Não sabemos se isso ocorre por causas naturais, climáticas ou, até mesmo, criminosas. Por isso, pedimos que as autoridades competentes realizem uma investigação, pois não podemos permitir que isso continue", enfatizou.
O vereador Soter Magno (PSD) ressaltou o fato de que, embora haja uma praga atingindo os pequizeiros em várias áreas da região, a morte em larga escala das plantas, especialmente em Vaca Morta e Santa Rosa de Lima, parece ser alarmante. O parlamentar afirmou que solicitará uma investigação formal junto à Polícia de Meio Ambiente para apurar as causas do problema.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que recebeu solicitações sobre o problema e já está formalizando a denúncia junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), uma vez que a área é de competência estadual, e acionará a Polícia de Meio Ambiente. A Pasta também informou que está elaborando uma comunicação oficial sobre o assunto.
Pequi: Um Símbolo do Cerrado Brasileiro
O pequi é um dos frutos mais emblemáticos do Cerrado brasileiro, tanto pelo seu valor cultural quanto socioeconômico. Amplamente utilizado na culinária, o pequi representa a diversidade e a riqueza do bioma Cerrado, além de gerar emprego e renda em áreas empobrecidas e em terras áridas do país.
O tema inclusive já foi pauta, no Congresso Nacional, por meio de uma proposta de reconhecimento do mérito do pequi, com o objetivo de transformar Montes Claros na capital nacional do pequi (PL 193/2021). A iniciativa é de autoria do deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) e visa valorizar ainda mais a importância da planta para o Norte de Minas e para o Brasil.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Feiras livres poderão tornar autarquias
Por Christine Antonini
Foram aprovados cinco requerimentos, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19/11), na Câmara de Montes Claros. De autoria do vereador Igor Dias (PRD), o requerimento (n°379/2024), solicita a criação de uma coordenação municipal ou autarquia para administração das novas feiras livres que funcionam em espaços públicos.
Segundo o vereador Igor Dias, a proposta visa estruturar administração das novas feiras livres que vierem a funcionar em espaços públicos, bem como das já existentes que optarem por aderir a essa gestão, desde que também localizadas em áreas públicas.
Ainda de acordo com o vereador, essa coordenação regulamentará e apoiará a organização dos feirantes, promovendo melhorias na infraestrutura, garantindo a limpeza e segurança dos locais, e implementando práticas sustentáveis, em benefício dos comerciantes e consumidores. Além disso, o parlamentar explicou que, muitas vezes, as pessoas ficam perdidas sobre quem procurar e o que fazer para iniciar uma feira, e que, essa autarquia ajudará na orientação.
Também, foram aprovados, durante a sessão, três requerimentos voltados para a infraestrutura e melhorias na urbanização da cidade. O primeiro, de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), reivindica a conclusão da praça do bairro Chiquinho Guimarães.
O vereador Soter Magno (PSD), enviou ofício ao prefeito Humberto Souto, solicitando a construção de faixa elevada na avenida Olímpio Teixeira Guimarães, em frente ao número 568, no bairro Morada do Parque, ao lado da praça da Amizade. Para o vereador, essa obra visa garantir maior segurança aos pedestres, que circulam diariamente por essa via, principalmente crianças e idosos que frequentam a praça, onde há intenso tráfego e um elevado fluxo de pessoas.
No bairro Independência, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou asfalto da rua em frente ao posto de gasolina Rede Trevo, localizado na avenida n°5.105. Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício ao prefeito Humberto Souto, com cópia para o secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Oliveira, solicitando o funcionamento do curral municipal por 24 horas e sete dias por semana.
“No final do dia e nos finais de semana, existe grande demanda de animais de grande porte soltos em vias públicas. Além de serem vítimas de maus-tratos, esses animais também podem causar acidentes”, justificou a vereadora Ceci.
MOÇÃO
De iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), a moção n°6/2024 foi aprovada. A pasta visa apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela redução da jornada de trabalho e fim da jornada 6x1 que já ultrapassou as 171 assinaturas para ser protocolada e seguir tramitação no Congresso Nacional.
De acordo com a vereadora, a escala 6x1 foi implementada há décadas e é comum em diversos setores como comércio, saúde e serviços, onde a demanda contínua requer disponibilidade diária. “Entretanto, críticos defendem que o modelo vigente é exaustivo e prejudicial à qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores”, finalizou a vereadora.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br