Vice-presidente da Câmara cobra implantação do programa Alô Minas em Montes Claros
Segundo a vereadora Graça da Casa do Motor o programa vai possibilitar o acesso à internet e à telefonia móvel nas comunidades de Lagoinha, Santa Bárbara e Pedra Preta
Neste momento de pandemia de Covid-19, a falta de um sistema de telefonia móvel e de internet para os moradores das comunidades rurais tem feito falta, principalmente na área da educação.
A avaliação é da vice-presidente da Câmara de Montes Claros, vereadora Graça Gonçalves Dias - Graça da Casa do Motor (PSL), que colocou o mandato à disposição dos moradores dos distritos, comunidades e localidades rurais, para buscar junto ao Governo Estadual a ampliação da telefonia móvel e internet nestas áreas.
Segundo a vereadora, cerca de 80 comunidades rurais do município não possuem acesso à internet e sinal de celular. “Neste período de pandemia, quando as atividades escolares estão sendo realizadas online, o sinal de internet se tornou imprescindível, e estamos aguardando a licitação do Governo de Estado para implementação e ampliação dos serviços na região”, observa.
Graça do Motor ressalta que a falta de telefonia móvel e internet também interfere na qualidade de vida dos moradores dessas comunidades, que ficam impossibilitados de acessar remotamente serviços essenciais como INSS, cartórios, Detran, fazer transações bancárias, entre outras facilidades que a internet proporciona, além de não poderem acionar o SAMU. “Essa falta de acesso também interfere na contratação de mão de obra e favorece o êxodo rural”, pondera.
Alô Minas
No ano passado, o Governo de Minas lançou o edital para que os municípios aderissem ao programa Alô Minas, com o objetivo de ampliar a cobertura da telefonia móvel e de internet no Estado, levando o acesso a regiões mais remotas. O programa contemplará 43 municípios, entre eles Montes Claros, onde foram incluídas as comunidades de Lagoinha, Santa Bárbara e Pedra Preta.
De acordo com o Governo de Minas, a segunda etapa do programa estava prevista para acontecer no segundo semestre de 2020, entretanto, nenhuma empresa de telefonia encaminhou proposta para a Seleção Pública do Programa Alô Minas.
Graça diz que em pleno século 21, não é possível aceitar que o acesso aos sistemas de telefonia móvel, internet e eletrificação seja tão discrepante entre os moradores da área urbana e rural.
"Por isso, continuaremos mobilizados junto à Prefeitura de Montes Claros, aos colegas vereadores, aos deputados da bancada do Norte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e lideranças políticas e empresariais, mostrando a necessidade de que esses serviços sejam implantados. Também continuaremos colocando nosso mandato à disposição do homem do campo, e estamos atendendo a todos, mesmo que seja no modo virtual, para ouvir e receber suas reivindicações”, assegura a vereadora.
_____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br