Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores preocupam em aumentar segurança no trânsito

Vereadores preocupam em aumentar segurança no trânsito

por rayhannetallis@gmail.com publicado 07/10/2024 19h43, última modificação 07/10/2024 19h45

Por Rayhanne Tallis

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária nesta terça-feira (14/5), 12 requerimentos. Entre eles, cinco voltados para a segurança no trânsito, e cobram redutores de velocidade, faixas elevadas, semáforos, construção de passeios e placas de sinalização.

 A vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou a instalação de faixas elevadas e placas de sinalização em frente aos CEMEIS e escolas públicas, municipais e estaduais, de Montes Claros. Entende que a medida garante mais segurança para os alunos, suas famílias e servidores, no momento de movimentação intensa, ao entrar e sair da escola. A vereadora justifica que essa medida proporcionará mais acessibilidade e visibilidade aos condutores nas travessias.

Solicitação, também apresentada pelo vereador Soter Magno (PSD), cobra a instalação de faixa elevada na rua General Carneiro, em frente ao CEMEI Yara Guimarães Souto, no Centro. Ele esclarece que é um pedido apresentado pelos pais dos alunos, uma vez que é uma via que possui grande movimento de veículos de transporte escolar.

O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), requereu a construção de passeios ao longo de toda a Av. Osmani Barbosa, uma vez que, com a duplicação da via, os pedestres ficaram sem espaço seguro para transitarem.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) pediu a instalação de redutores de velocidade na avenida da Liberdade, próximo ao cruzamento com a rua dos Operários, no bairro Alterosa.

Em outro requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicita a instalação de semáforos, de pedestres ou com abotoeiras, no Cruzamento da Av. Manoel Caribé Filho com a Avenida Dr. Crisantino de Almeida Borém e do Cruzamento da Av. Manoel Caribé Filho com Av. Penápolis no Bairro Vargem Grande.

 

Infraestrutura

Foram aprovados ainda outros quatro requerimentos na área da infraestrutura urbana e rural. O vereador Reinaldo Barbosa (PSD) pediu para ser feita a extensão da rede elétrica, com a instalação de dois postes de luz na rua São Pedro, no distrito de Nova Esperança. Segundo o parlamentar, são em torno de sete famílias que têm suas residências localizadas nessa rua, onde somente uma parte da rua não possui iluminação pública, gerando insegurança e colocando em risco a vida das pessoas.

O vereador Wilton Dias (Avante) cobrou a realização de pavimentação do trecho da comunidade rural de Palmito l; entre o Aterro Municipal de Montes Claros e a comunidade rural Palmito II.

O requerimento apresentado pelo vereador Valdecy Contador (Cidadania), solicita serviço de pavimentação das ruas Pacuí, Tapajós, Rio das Velhas, sentido rua Tapajós, Paranaíba, no bairro Guarujá e que estas sejam incluídas no Programa de Investimento do Cidadão (PIC).

A vereadora Ceci Protetora (PP) reivindica a elaboração do plano municipal de arborização urbana. De acordo com a parlamentar, a arborização presente nos espaços urbanos é considerado importante indicador de qualidade de vida, por estar relacionada a uma série de benefícios à população, como a qualidade do ar, estabilidade microclimática, redução do calor, a insolação, e a manutenção da umidade, além de contribuir com a conservação da natureza.

 

Saúde

Na área da saúde, foram aprovadas duas solicitações: uma da vice-presidente, vereadora Maria Helena (MDB), que visa a construção de um ponto de atendimento médico na antiga Fábrica de Laticínios na comunidade rural de Claraval. A outra, apresentada pelo vereador Rodrigo Cadeirante (União), cobra do Executivo a adoção de medidas para a implementação, nas dependências da Prefeitura, de um curso técnico para a aprendizagem de Manobra de Heimlich, que visa salvar a vida de pessoas vítimas de engasgo.

 

Homenagens

O requerimento do vereador Igor Dias (PRB) solicitou que seja transformada em sessão especial a reunião do dia 04 de julho de 2024, a ser realizada às 19:30 horas, para entrega do título de cidadão benemérito ao senhor Daniel Silva Ramos.

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo