Vereadores e profissionais da saúde bucal se reúnem com o Executivo
Por Arthur Amorim Jr.
Vereadores participaram na tarde/noite desta terça-feira (25), no Gabinete do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, da reunião com odontólogos, técnicos e auxiliares da equipe bucal. Na pauta, o cumprimento do “Piso Salarial da Odontologia”, reajuste salarial para os técnicos e auxiliares de saúde bucal.
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) abriu a reunião ressaltando o empenho de todos os membros do Legislativo municipal em apoiar esta reivindicação, por considerá-la justa, assim como o Executivo em sentar à mesa com os profissionais da odontologia para buscar uma solução. “A Câmara está solidária a esta causa e está sendo intermediadora junto ao Executivo. Sabemos do valor de todos os profissionais que atuam e a reivindicação é legítima, pois isso, estamos aqui para pedir que as reivindicações sejam atendidas.”
A presidente da Comissão da Saúde e vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) acentuou que a luta é justa e que é necessário a correção de algumas distorções, principalmente no que diz respeito aos salários. “Sabemos que esses profissionais atuam com amor, entretanto é necessária a valorização profissional para garantir a dignidade. Defendo, ainda, a revisão das aposentadorias e reorganização desses pontos. Seremos sempre favoráveis a classe e as suas reivindicações.”
O segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) enfatizou que o trabalho dos odontólogos, técnicos e auxiliares da saúde bucal é feito com dedicação. Por isso, defende a valorização da classe. “Quando aprovamos um projeto é para toda a cidade. Estamos juntos e queremos que vocês sejam valorizados.”
O vereador Daniel Dias (PTB) enalteceu o serviço da classe, que tem apresentado melhoras e qualidade no atendimento. “Apresentei um anteprojeto de lei para que essas alterações sejam feitas, por entender a necessidade de valorização dos servidores.”
A representante dos odontólogos, a cirurgia dentista Sheila Silva Mendes informou que já havia sido entregue ao vice-prefeito Guilherme Guimarães, um abaixo-assinado com centenas de assinaturas, reivindicando a valorização profissional e o cumprimento do piso salarial. “Houve uma perda muito grande, pois existe uma discrepância salarial onde uma auxiliar recebe mais do que um dentista. Procuramos a Câmara para nos ajudar e ser interlocutora nesta reivindicação. A reunião com o vice-prefeito Guilherme Guimarães é um grande passo na nossa luta. Apresentamos as nossas reivindicações, aguardamos que o prefeito seja sensível e as atendam.”
O vice-prefeito Guilherme Guimarães informou que foi conferido o número de funcionários e que já sabe da real situação. “Estamos passando por um momento delicado, principalmente porque houve queda no FPM. Entretanto, a prioridade é de garantir pagamento do salário em dia. Sabemos que há uma distorção na folha salarial dos servidores. Por isso, a necessidade de que seja construído um plano de carreira. Neste primeiro momento vamos avaliar a situação e passar ao prefeito essas necessidades. Temos que construir uma ação efetiva. O prefeito está atento e buscando uma solução que poderá ajudar a todos os setores.”
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br