Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram fim da fila de espera das cirurgias eletivas

Vereadores cobram fim da fila de espera das cirurgias eletivas

por Athur Jr publicado 07/02/2023 11h47, última modificação 07/10/2024 19h45

Por Arthur Amorim Júnior

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros nesta terça-feira (07), os vereadores preocupados com o grande número de pacientes na fila de espera das cirurgias eletivas, cobraram a realização de audiência pública, convocando os representantes dos hospitais, Secretaria de Saúde e a Casa, em busca de uma alternativa mais rápida para diminuir esta fila que já ultrapassa os 10 mil pacientes. O combate ao mosquito da dengue foi outra cobrança feita, diante dos crescentes casos que vem sendo registrados no município, na sede e zona rural.

O vereador Edmilson Bispo (PSD) destacou a necessidade de um debate urgente, ainda que a fila de cirurgias eletivas foi prejudicada devido à pandemia, uma vez que os procedimentos precisaram ser paralisados por um tempo. Entretanto, afirma que é necessário encontrar alternativa urgente em forma de mutirão para reduzir a fila de espera.

O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) reforçou a cobrança e sugeriu a realização de Audiência Pública com a Secretaria de Saúde e os hospitais do município, o mais rápido possível.

A abertura de diálogo entre a Secretaria de Saúde e os hospitais foi defendido pelo vereador Marcos Nem (PSC) para a realização das cirurgias eletivas. Ressaltou que há mais de três anos vem fazendo esta cobrança e que até procurou os hospitais, que têm interesse em fazer as cirurgias. “Diariamente somos procurados por pessoas que estão há mais de três anos na espera de uma cirurgia. E a saúde não pode esperar.”

Já o segundo secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) enfatizou a necessidade de chamar a atenção da Secretaria de Saúde, para responder o porquê da morosidade em relação ao não atendimento a essas pessoas que estão na espera há mais de anos por uma cirurgia.

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) cobrou celeridade no atendimento às pessoas que necessitam de cirurgia. De acordo com dados por ela apurado, mais de 10 mil pessoas aguardam uma cirurgia.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) lembrou que o deputado Marcelo Freitas (União Brasil) liberou emenda parlamentar de R$ 10 milhões para as cirurgias eletivas e até o momento não sabe como os recursos serão investidos. “Temos que tomar providências.”

COMBATE A DENGUE

Em relação ao combate ao mosquito da dengue, a vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) defende uma força tarefa. “A Secretaria de Saúde precisa ouvir o clamor da Câmara e da população, porque o número de casos é altíssimo.”

A vereadora Graça da Casa do Motor (PSD) denunciou que os casos de dengue nas comunidades rurais aumentaram e cobra a presença do fumacê. No grande Maracanã, o vereador Edson Cabeleireiro (PV) relatou que a situação é preocupante com muitas pessoas com Chikungunya. Cobrou a limpeza de alguns terrenos. A limpeza de lotes, no bairro Jardim Eldorado, para evitar os focos e a proliferação do mosquito da dengue, foi a cobrança apresentada pelo vereador Reinaldo Carrapicho (PRB).

__

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo