Vereadora cobra retorno de pediatras às ESF’s e segurança nas escolas
Por Gissele Niza
Em reunião ordinária da última terça-feira (07.01), a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apresentou duas propostas para a saúde e a segurança da população de Montes Claros. O requerimento de nº 220/2025 pede o retorno dos pediatras às Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), visando garantir um atendimento mais eficiente e preventivo às crianças da cidade. Já o anteprojeto nº 2021/2025, solicita a instalação de faixas elevadas nas proximidades das escolas, a fim de reduzir o risco de acidentes com alunos e professores.
Pediatras
O requerimento que solicita a volta dos pediatras para os PSFs ganha destaque pela urgência do tema. Maria Helena explica que, até algum tempo atrás, as Estratégias de Saúde da Família contavam com pediatras para atendimentos especializados, mas atualmente os profissionais estão concentrados na Policlínica Ariosto Corrêa Machado. Essa mudança, segundo a vereadora, não trouxe bons resultados. “O SUS preconiza que o médico da família deve atender de bebês a idosos, mas, na prática, essa solução não tem sido eficaz, principalmente no atendimento pediátrico”, afirma.
A principal crítica da vereadora é a falta de acompanhamento preventivo. De acordo com ela, sem a presença de pediatras nas unidades básicas de saúde, muitas crianças só recebem atendimento imediatista. “O atendimento precoce é essencial. Se tivermos pediatras nos PSFs, poderemos oferecer um tratamento preventivo, evitando que as crianças cheguem às unidades de pronto atendimento com complicações mais sérias”, destaca Maria Helena.
Outro ponto levantado pela vereadora é a falta de flexibilidade no agendamento de consultas, o que prejudica ainda mais o atendimento. Muitas crianças adoecem antes da consulta marcada, e a demanda espontânea acaba sobrecarregando as unidades de saúde, deixando as crianças sem atendimento imediato. Maria Helena defende que os pediatras devem estar disponíveis nas unidades de saúde para garantir atendimento rápido e eficaz.
Segurança nas escolas
Quanto ao anteprojeto apresentado pela vereadora visando aumentar a segurança nas imediações das escolas de Montes Claros, ela explica que foi procurada por pais, mães e professores, assim como outros vereadores já foram, que relataram casos recorrentes de atropelamentos e acidentes nas portas das instituições de ensino.
“Há uma grande aglomeração nas saídas das escolas, e as crianças, muitas vezes, saem correndo sem esperar pelo pai ou responsável. Isso tem gerado muitos acidentes. A nossa proposta é que sejam instaladas faixas elevadas em frente às escolas municipais, estaduais e particulares, como medida para garantir a segurança de crianças, adolescentes e profissionais da educação. A segurança nas portas das escolas deve ser uma prioridade. Não podemos permitir que nossas crianças sejam expostas a esses perigos todos os dias”, ressalta a vereadora.
Além dos acidentes de trânsito, Maria Helena também se preocupa com o contexto mais amplo da segurança escolar. Ela lembra que, além dos atropelamentos, a violência nas escolas é um tema que vem sendo debatido. “A segurança começa na porta das escolas, e essa é uma medida que pode contribuir para uma proteção maior para os nossos alunos”, conclui.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br