Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador reivindica instalação de usina de oxigênio nos hospitais de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 22/04/2021 11h15, última modificação 22/04/2021 11h21

Wilton Dias pediu que seja destinado R$1 milhão a cada hospital de Montes Claros para aquisição e instalação de miniusina de oxigênio

Por Christine Antonini

O vereador Wilton Dias (PTB) enviou requerimento ao Executivo Municipal solicitando que seja destinado R$1 milhão a cada hospital de Montes Claros para aquisição e instalação de miniusina de oxigênio. De acordo com o requerimento, o dinheiro é oriundo dos recursos do município para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

No mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Montes Claros poderia ficar sem oxigênio a qualquer momento. Na mesma época foram abertos 10 novos leitos de UTI, porém, 9 não puderam funcionar devido à dificuldade de se adquirir cilindros de oxigênio, que estão em falta no mercado.

A ideia do vereador Wilton Dias, para que essa situação não volte acontecer, é que os hospitais possam comprar e instalar miniusina com capacidade de produção de até 30m³/h de oxigênio hospitalar ou micro-usinas de até 20m³/h.

“Tal pedido se fundamenta no cenário de agravamento da Covid-19, que provocou aumento da procura de oxigênio medicinal e consequentemente levou a escassez do produto, limitando a compra de cilindros para atendimento nas unidades hospitalares”, explica o parlamentar.

As miniusinas de oxigênio hospitalar são tecnologias inovadoras e que ajudam a reduzir custos para os municípios. Recentemente o estado do Amazonas adquiriu o equipamento com capacidade 624 metros cúbicos de oxigênio medicinal.

Ainda segundo o vereador, o requerimento também foi enviado a Secretaria de Saúde, incluindo a UPA do Chiquinho Guimarães.

A USINA

No caso da usina de oxigênio medicinal, o ar é comprimido e passado por filtros que removem nitrogênio, CO2, CO, Argônio e vapor d´água. Esses filtros, os elementos adsorventes, são compostos de aluminosilicatos, minerais feitos de alumínio, silício, oxigênio, e dependendo da variedade titânio, zinco, etc.

“Queremos prevenir caso falte novamente oxigênio. Nós vimos a grande quantidade de óbito em Manaus, por causa da falta dos cilindros. Além disso, a estrutura é econômica e sustentável, podendo atender a macro Norte de Saúde”, enfatiza Wilton Dias.

VACINA

Atualmente em Montes Claros, o público que está sendo imunizado contra a Covid-19 é de idosos a partir dos 64 anos, trabalhadores da saúde e profissionais da segurança pública.

Os vereadores Odair Ferreira (SD) e Aldair Fagundes (Cidadania) enviaram requerimento à Secretaria de Saúde pedindo que a vacina seja estendida aos funcionários da assistência social, policiais penais e agentes socioeducativos.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc