Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador inicia mobilização pela retirada de trilhos da área urbana de Montes Claros

por Fernanda publicado 10/02/2021 12h40, última modificação 12/02/2021 09h49

Por Jerusia Arruda

Em seu pronunciamento durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (09/02), o vereador Junior Martins (Cidadania) conclamou os parlamentares a se mobilizarem em apoio à proposta apresentada pelo Executivo municipal à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de promover melhorias que garantam mais segurança no trânsito, ou mesmo a retirada dos trilhos da linha férrea da área urbana de Montes Claros.

Segundo o parlamentar, a ANTT vai renovar a concessão de uso da linha férrea e a Prefeitura de Montes Claros quer que o edital contemple essas exigências. “Montes Claros possui 15 quilômetros de trilhos na área urbana que estão em uso há mais de 100 anos, sem nenhuma alteração na malha ferroviária e realização de obras de urbanização. E ao longo desses anos a cidade cresceu, se expandiu, e os trilhos dificultam, e em algumas áreas até impedem a integração e mobilidade entre os bairros. A retirada dos trilhos, ou aumento das passagens de nível com realização de obras de urbanização e revitalização em seu entorno, desafogaria o trânsito e melhoraria o acesso entre os bairros e ao centro da cidade”, avalia.

Além da dificuldade de acesso e mobilidade, Junior Martins também destacou os riscos de acidentes de trânsito, em decorrência da passagem da linha férrea. “Em algumas avenidas com grande fluxo de veículos, pedestres e até animais, não existe sequer passagem de nível, e são recorrentes os acidentes envolvendo carros, motos, ciclistas e pedestres”, alerta.

Entre os pontos críticos para o trânsito, sem passagem de nível, o vereador destacou o cruzamento entre os bairros de Lourdes e São José, tendo de um lado a avenida Atlântica, e de outro, a rua Ângelo de Quadros, onde passam apenas pedestres.

Outro ponto crítico destacado pelo parlamentar fica no cruzamento da avenida das Américas com a São Judas, entre os bairros São Judas e Dr. João Alves, onde o fluxo de veículos é intenso. “Neste local acontecem recorrentes acidentes por causa do trânsito intenso”, adverte.

Nova concessão

Junior Martins disse que a Prefeitura já apresentou à ANTT proposta para a retirada da linha férrea da àrea urbana ou a realização de obras em alguns cruzamentos. “Como esta Legislatura da Câmara tem a proposta de intensificar o trabalho em parceria pelo desenvolvimento sustentável do Município de Montes Claros, esta é uma oportunidade de nos unirmos por uma causa que é de interesse de todos, independentemente de partido, mas, principalmente, do interesse da população, que conta com nossa atuação na busca de melhoria dos serviços e na promoção da qualidade de vida para todos”, justifica.

De acordo com o vereador, a expectativa é que o edital que será lançado pela ANTT já contemple as exigências propostas pelo Município. “Por isso, precisamos nos unir para que, finalmente, possamos promover a mudança nessas áreas de passagem da linha férrea, tão desejadas pela população e que, historicamente, sempre foram defendidas nesta Casa”, conclui.

_____________________________________________________

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br