Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador destaca importância do trabalho da Codevasf para a região

Vereador destaca importância do trabalho da Codevasf para a região

por Fernanda publicado 29/06/2021 15h16, última modificação 29/06/2021 15h16
Vereador destaca importância do trabalho da Codevasf para a região

O apoio da companhia tem possibilitado o desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Minas, que sofre com estiagens prolongadas e recursos hídricos escassos

Por JERUSIA ARRUDA

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta terça-feira (29/06), o vereador Edson Pereira dos Santos (PV) - Edson Cabeleireiro - destacou a importância do trabalho da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o Norte de Minas.

Segundo o vereador,  o planejamento cuidadoso e comprometido da companhia para apoiar as prefeituras e associações têm possibilitado o desenvolvimento integrado e sustentável da região, que sofre com estiagens prolongadas e recursos hídricos escassos.

Edson destaca que esse trabalho, alinhado com a ação dos deputados estaduais e federais, se configura como um importante caminho para que os recursos públicos possam chegar à população de forma mais resolutiva. “A Codevasf faz um grande trabalho e dá um importante apoio ao legislativo, ao receber equipamentos e benefícios viabilizados por recursos provenientes de emendas parlamentares, e repassar para a população que mais precisa, não só do Norte de Minas, mas de todo o Estado de Minas Gerais, através da primeira Superintendência, sediada em Montes Claros”, avalia o vereador.

A Codevasf

Criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, em substituição à Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), atualmente vinculada ao Ministério  da Integração Nacional, a Codevasf atua em 2881 municípios, nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco,  Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Com sede e foro em Brasília /DF, a companhia está dividida  em sete  superintendências regionais, ordenadas seguindo o curso do rio São Francisco, sendo a primeira em Minas Gerais, com sede em Montes Claros; a 2ª em Bom Jesus da Lapa/BA; a 3ª em Petrolina/PE;  a 4ª  em Aracaju/SE; a 5ª em Penedo/AL; a 6ª em Juazeiro/BA, e a 7ª em Teresina/PI.

Histórico

A Constituição de  1946, reconhecendo a importância  do São Francisco,  determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas  do  rio e seus afluentes, por um período de 20 anos, aplicando a quantia anual  de no mínimo 1% cento  da renda tributária da União.

A Comissão  do Vale  do São Francisco  foi então criada, em 1948, atuando nos 20 anos estabelecidos pela Constituição. Para  suceder a Comissão, foi criada por Decreto-Lei, em 1967, a Superintendência  do Vale do São Francisco (Suvale), autarquia vinculada ao  extinto  Ministério do Interior.

Sete  anos depois, em 1974, para suceder a Suvale, foi criada a Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf), integrando cinco estados do Vale do São Francisco. Em 2002, através da Lei nº 9.954,  a Codevasf passou a atuar  também  no Vale do  Parnaíba. Em seguida, também passou a integrar os estados do Amapá, Mato Grosso e Tocantins.

Desde sua criação, a companhia vem atuando em diversas frentes, inicialmente na construção e manutenção de rodovias,  seguido por programas sanitários, de educação e de lazer; ampliação do sistema elétrico regional e expansão da produção agrícola, e em projetos de agricultura irrigada e hidroagrícola, visando o desenvolvimento econômico e social de áreas atingidas pela seca, a diversificação da produção agrícola e agroindustrial, o aumento da produtividade e rentabilidade dos cultivos, e a geração de emprego e renda na área rural, com destaque para os projetos de Jaíba e Gorutuba, que transformaram uma parte do Norte de Minas Gerais em um polo autossustentável.

Hoje, quase cinco décadas depois, a Codevasf continua sendo um braço forte na consolidação do rio São Francisco como agente de integração nacional e para o crescimento social e econômico do país.

_________________________________________________
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br