TV Câmara apresenta série especial em homenagem às mulheres
A Série “Mulheres do Parlamento” reúne depoimentos das vereadoras sobre os desafios e conquistas no Legislativo Municipal ao longo de 40 anos
Por JERUSIA ARRUDA
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a TV Câmara Montes Claros apresenta a série especial “Mulheres do Parlamento”. Com depoimentos inspiradores, as vereadoras falam sobre os desafios e conquistas no Legislativo Municipal ao longo de 40 anos.
A Primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros foi a professora Maria Aparecida Bispo de Moura, em 1982. Na condição de suplente, ela atuou no cargo de 18 de maio de 1982 a 19 de janeiro de 1983.
Desde então, o legislativo contou, ao todo, com 13 vereadoras, sendo que na atual legislatura, dos 23 parlamentares, quatro são mulheres.
Onde assistir
A série “Mulheres do Parlamento” está sendo veiculada pela TV Câmara Montes Claros no canal 5.3 e também pode ser acessada nas redes sociais da Câmara, pelos links:
No YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros
No Instagram: https://www.instagram.com/camaramoc/
No Facebook: https://www.facebook.com/camaramoc
SOBRE AS PARLAMENTARES
Conheça um pouco mais das mulheres vereadoras da Câmara de Montes Claros:
Maria Aparecida Bispo de Moura
Primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros, Maria Aparecida Bispo de Moura foi convocada no último ano da legislatura 1977 a 1982 para substituir o vereador Luiz Tadeu Leite. Na condição de suplente, ela atuou no cargo de 18 de maio de 1982 a 19 de janeiro de 1983.
Nesse mesmo ano, concorreu ao cargo de vereadora nas eleições municipais e foi eleita para a Legislatura de 1983 a 1988 pelo MDB.
Como Vereadora, costumava comentar que ela era exatamente o contrário do que uma sociedade elitista e machista poderia imaginar: “mulher, pobre, preta e professora”.
Em 1983, junto com os vereadores José Maria Francisco de Oliveira e Milton Cruz, criou o “Bloco Independente”, em função da votação do polêmico Código Tributário, que modificava e regulamentava a utilização de imóveis urbanos.
Aparecida Bispo faleceu em 05 de abril de 1991. No vídeo da série “Mulheres do Parlamento”, quem conta sobre a experiência da vereadora é sua neta, Mayra Paul Bispo de Moura.
Marlene Tavares Cardoso
A professora Marlene Tavares Cardoso foi a segunda vereadora da Câmara de Montes Claros, eleita pelo PTB para a Legislatura de 1989 a 1992.
Atuou como Secretária da Mesa Diretora e também da Mesa Diretora da Constituinte Municipal (1989-1990) para a elaboração da Lei Orgânica do Município.
Conhecida como a “Vereadora da Educação”, teve em sua passagem pela Câmara a oportunidade de realizar o Seminário Municipal de Educação, evento de grande expressão na época.
Foi Secretária Municipal de Educação na Administração do Prefeito Luiz Tadeu Leite (1993-1996).
Em 2007, recebeu por indicação do vereador Ademar de Barros Bicalho, através da Resolução nº 50, a Medalha do Mérito Legislativo, como reconhecimento pela sua atuação e trabalho desenvolvidos no exercício do seu mandato como vereadora.
Kátia Maria dos Santos Oliveira
No período de 12/03/1998 a 02/05/2000, Kátia Maria dos Santos Oliveira assumiu uma cadeira na Câmara de Montes Claros como suplente do vereador Paulo Gustavo Dias Lopes (PPB), que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Esportes.
Kátia Oliveira é professora efetiva da Rede Municipal de Educação.
Maria Socorro de Carvalho Silveira
Socorro Carvalho assumiu a cadeira de vereadora na Câmara de Montes Claros nos meses de janeiro e fevereiro do ano 2000, como suplente dos titulares dos vereadores Tarcísio Iran Rego e Ivan José Lopes, do PFL.
Filha de Sílvio Silveira e Joaquina Carvalho Silveira, Socorro Carvalho é graduada em odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina e Bacharel em Direito pela Unimontes.
Foi Presidente do Diretório Municipal do PFL em Montes Claros. Em 2002, por indicação do vereador José Maria Saraiva (Zé Faquir), recebeu através da Resolução nº 50, o título de Cidadã Benemérita de Montes Claros.
Maria Helena de Quadros Lopes
Maria Helena de Quadros Lopes é filha de pais educadores e de família tradicional da política de Montes Claros. Seu pai, professor Domingos Hamilton Lopes, foi vereador por três mandatos. Sua mãe, Sônia Quadros, foi diretora da E. E. Plínio Ribeiro e uma das fundadoras da FAFIL e da FUNM – hoje, a Unimontes. O avô materno e padrinho, Alpheu de Quadros, foi prefeito de Montes Claros.
Em 2000 foi eleita vereadora de Montes Claros, e sua principal bandeira foi a elaboração de políticas públicas de combate à violência doméstica. Em 2005 assumiu a Secretaria-Adjunta de Defesa Social, onde implantou, em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Social, o Núcleo de Prevenção à Criminalidade.
Foi novamente eleita para a Legislatura 2017-2020 pelo PPL, e 2021 a 2024 pelo MDB.
Maria de Fátima Pereira Macedo
A professora Maria de Fátima Pereira Macedo foi vereadora da Câmara de Montes Claros nas Legislaturas de 2000-2004 e 2005-2008. Foi presidente e vice-presidente da Comissão de Educação.
Em 2008, por indicação do Vereador Ademar de Barros Bicalho, Fátima Pereira recebeu através da Resolução nº 42, a Medalha de Mérito Educacional.
Pedagoga, com habilitação em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Magistério, possui pós-graduação em Políticas Públicas e em Administração Pública.
Fátima Pereira exerceu vários cargos de relevância, dentre os quais destacamos: Professora da Rede Estadual de Ensino; diretora da 22º Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros; diretora interina da Superintendência Regional de Ensino de Januária; Subsecretária de Estado da Administração do Sistema de Ensino da Secretaria de Estado de Educação; presidente do Conselho Curador da Unimontes e supervisora pedagógica da Rede Estadual de Ensino.
Rita Cristina de Souza Vieira
Rita Cristina de Souza Vieira foi vereadora na Câmara de Montes Claros na legislatura 2009-2012, ocupando o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora.
O interesse pela vida pública foi motivado pela sua primeira experiência política como assessora parlamentar do ex-vereador Paulo Gustavo Dias Lopes (1997/2000 e 2001/2004), e depois, trabalhando com os deputados Ana Maria Resende e Jairo Ataíde Vieira.
A vivência política em família e nos gabinetes, o trabalho social que sempre desenvolveu e a vontade de lutar pela melhoria da qualidade de vida da população a motivaram a disputar a uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros. Em 2008, após uma intensa campanha e uma grande concorrência, Rita Vieira foi eleita vereadora com 1.639 votos, ajudando as mulheres a escreverem mais um capítulo na história política do município.
Marly das Graças Alves
Marly das Graças Alves foi eleita vereadora da Câmara de Montes Claros para a legislatura 2013-2016, e assumiu como suplente no período de janeiro a março de 2020, em decorrência do afastamento do vereador Wanderley Ferreira de Oliveira.
Chamada de Marly do Povo, em sua vivência no bairro Santos Reis, desde cedo, Marly, percebeu as necessidades e carências dos seus moradores, e, devido a isto, sempre se dispôs a buscar ajuda e intermediar nas questões que dizem respeito a saúde e qualidade de vida de sua comunidade.
Maria das Graças Correa de Souza
Maria das Graças Correa de Souza, conhecida como Graça do PSF, candidatou-se à vereadora, pela primeira vez, em 2012 e obteve 1.236 votos, ficando na primeira suplência do Partido dos Trabalhadores.
Em decorrência do afastamento do vereador titular Alfredo Ramos Neto, assumiu o cargo de vereadora da Câmara Municipal de Montes Claros em 24/06/2014, permanecendo até o final da Legislatura.
Delcineia Santos Silva
Conhecida como Néia do Criança Feliz, Delcineia foi eleita vereadora pelo PSDC para a Legislatura 2017-2020 com 1.432 votos. Esta legislatura contou com três vereadoras titulares, fato inédito na história da Câmara de Montes Claros (Neia do Criança Feliz, Graça da Casa do Motor e Maria Helena Lopes). E em 06 de janeiro de 2020, a suplente Marly do Povo, tomou posse do cargo, em decorrência do afastamento do vereador Wanderley Ferreira de Oliveira.
Pedagoga, coordenadora de projetos de cunho social e missionária evangélica, Neia é presidente da Associação Criança Feliz, entidade com sede no bairro Carmelo.
Para a educadora, “é na política que se decide o rumo do país, que se criam ações para impedir a violência e o preconceito contra as mulheres, garantindo assim, que a mulher ocupe um lugar merecido e, acima de tudo, necessário para a construção de uma sociedade mais justa e melhor para se viver”.
Maria das Graças Gonçalves Dias
Conhecida como Graça da Casa do Motor, é administradora de empresas e se candidatou ao cargo de vereadora pela primeira vez nas eleições de 2016, sendo foi eleita com 2.725 votos para a legislatura 2017-2020. Graça foi reeleita para a legislatura 2021 a 2024, e ocupa o cargo de Vice-presidente da Mesa Diretora.
Graça é empresária e também desenvolve trabalhos comunitários na zona rural há mais de 10 anos.
Cecília Meireles Ferreira
A vereadora Cecília Meireles Ferreira, ainda muito jovem, já revelava uma intensa paixão pela causa da proteção animal, sendo carinhosamente apelidada de ‘Ceci Protetora’. Em reconhecimento por sua luta em favor da causa animal, foi eleita vereadora de Montes Claros para a legislatura 2021-2024 com 1.786 votos.
A vereadora Ceci Protetora representa uma nova forma de se fazer política. Focada em realizações objetivas na defesa "Pet", de proteção como também sanitárias, que por sua vez atinge um número de pessoas verdadeiramente apaixonadas e comprometidas pelo bem-estar animal.
Iara de Fátima Pimentel Veloso
A vereadora Iara Pimentel foi eleita pelo PT para a legislatura 2021-2024. É professora do Município de Montes Claros e do Estado de Minas Gerais, regente de aulas de Geografia.
Graduada e com especialização pela Unimontes, foi conselheira representante de professores no Conselho Municipal de Educação e primeira presidente do Sind-Educamoc.
Tem história de coragem e engajamento nas lutas nos movimentos sociais e sindicais. Compromissada com a defesa da democracia, direitos dos (as) trabalhadores (as) em educação, servidores públicos, empoderamento feminino, justiça socioambiental e direito à moradia.
_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br