Sessão de homenagens é destaque no dia do aniversário da Câmara de Montes Claros
POR CHRISTINE ANTONINI
Na manhã desta quinta-feira, 16/12, foi realizada sessão especial para celebrar os 189 anos da Câmara Municipal de Montes Claros. Na oportunidade, dez autoridades foram homenageadas – as honrarias foram aprovadas em outras legislaturas.
Entre os homenageados, está o servidor da Casa, Teodoro Nazareno Dias (Naza), que há mais de 30 anos dedica seus serviços ao legislativo municipal. Ele recebeu a medalha de Mérito Esportivo Antônio Manoel Dias, proposição do então Vereador Ademar Bicalho, aprovada no ano de 2007.
Desde o dia 6 de dezembro, a Câmara iniciou a programação dos 189 anos de fundação com atividades que destacam a história do passado e do presente do legislativo municipal, construída com a efetiva participação dos parlamentares e da população, ao longo desses quase duzentos anos.
Para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), é um privilégio prestar homenagem, neste momento, aos cidadãos e cidadãs de Montes Claros.
“São homenagens que foram propostas e aprovadas em legislaturas anteriores, e que estão finalmente entregues, dentro de programação especial de aniversário da nossa Câmara Municipal”, destacou o presidente.
A ex-deputada estadual Elbe Brandão recebeu o Título de Cidadã Benemérita, uma proposta do então vereador Kiko Canela, no ano de 2002. Ela pontuou a importância do legislativo, que é a “voz da comunidade”.
“Para termos uma sociedade melhor é necessário a união dos vereadores em busca das demandas da população”, disse a ex-deputada.
OUTROS HOMENAGEADOS
Cláudio Rodrigues de Jesus: Cidadão Honorário
Resolução: nº38/2003 | Proponente: Vereadora Maria Helena Lopes
Coriolando da Soledade Ribeiro Afonso: Mérito Legislativo de Montes Claros
Resolução: nº 37/2008 | Proponente: Vereador Ademar de Barros Bicalho
Placa Alferes José Lopes de Carvalho
Resolução nº 45/2007 | Autoria Sebastião Ildeu Maia
Jairo Ataíde Vieira: Cidadão Benemérito de Montes Claros
Resolução: nº49/2001 | Proponente: Vereador Paulo Lopes
Alexandre Pires Ramos: Cidadão Benemérito de Montes Claros
Resolução: nº106/2006 | Proponente: Vereador Athos Mameluque Mota
Maria Salete de Souza Nether : Cidadã Benemérita de Montes Claros
Resolução: nº09/2007 | Proponente: Vereador Cori Ribeiro
Maíza Rodrigues da Silva: Cidadã Honorária de Montes Claros
Resolução: nº43/2006 | Proponente: Vereador Ademar de Barros Bicalho
Dimas Figueiredo: Cidadão Honorário de Montes Claros
Resolução: nº08/2020 | Proponente: José Marcos Martins de Freitas
Paulo Gustavo Dias Lopes: Cidadão Benemérito de Montes Claros
Resolução 06/2006 | Proponente: Vereador Ademar de Barros Bicalho
Farley Soares Menezes: Título Insigne Benfeitor
Resolução: nº12/2008 | Proponente: Vereador Ademar de Barros Bicalho
HISTÓRIA DA CÂMARA
+A história da emancipação político-administrativa de Montes Claros inicia com a Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada em 13 de outubro de 1831. Em seu artigo primeiro, a Resolução cria várias Vilas na Província de Minas Gerais, antes denominadas de “Povoações” ou
“Arraiais”, incluindo a de Formigas - antigo nome de Montes Claros.
No artigo segundo, para cada Vila, são criadas as Câmaras Municipais, principal instituição da estrutura administrativa da Vila, que favorecia seu desenvolvimento em vários aspectos, como o urbano e o econômico.
A primeira eleição da Câmara de Vereadores da Vila de Montes Claros de Formigas ocorreu em 23 de julho de 1832 e, em 16 de outubro do mesmo ano, a Câmara foi solenemente instalada.
Como forma de ressaltar esses eventos históricos, em especial, a conquista da independência político-administrativa de Montes Claros, foi instituído o “Dia do Município”, por meio da Lei
Municipal nº 2.995, de 05 de abril de 2002, a ser comemorado anualmente no dia 16 de outubro.
Em 03 de julho de 1857, a Vila de Montes Claros de Formigas foi elevada à categoria de Cidade - Cidade de Montes Claros. No Brasil Imperial, o termo “cidade” representava um título honorífico como reconhecimento da povoação pela sua importância regional. Todavia, não tinha nenhum significado prático político-administrativo.
Portanto, diferente do senso comum, a criação do Município de Montes Claros e sua emancipação política não se deu em 03 de julho de 1857, mas em 16 de outubro de 1832, com a efetiva instalação do Município (Vila) e da Câmara. Logo, na data de 03 de julho comemora-se o aniversário da Cidade e no dia 16 de outubro soleniza-se a emancipação político-administrativa de Montes Claros.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br