Semana de Arte Moderna, 100 anos depois
Montes Claros celebra os centenário da Semana de Arte Moderna com lançamento de livro e exposição de artes
Por JERUSIA ARRUDA
Neste mês, o Brasil comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, manifestação artístico-cultural ocorrida no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, que deflagrou uma revolução no meio cultural do país.
Em comemoração a esse marco que consolidou o Modernismo Brasileiro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial que reúne exposição de artes plásticas, lançamento de livro e diversas outras ações culturais.
Nesta sexta-feira (18/02), às 20h, será aberta a Exposição Comemorativa "100 Anos da Semana de Arte Moderna”, em cartaz na galeria Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula. A mostra acontece no período de 18 de fevereiro a 13 de março e reúne esculturas e telas de 39 artistas plásticos, com a curadoria da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros e apoio da Câmara Municipal.
Programação
A Semana de Arte Moderna de 1922 envolveu artistas dos diversos segmentos dos meios intelectuais e culturais, com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de pinturas e esculturas, além de palestras.
Entre os participantes da Semana de 22 estava o poeta montes-clarense, Agenor Barbosa, artista de grande prestígio no início do século 20, reverenciado pelos paulistanos, que o tinham como um dos grandes nomes da literatura, sendo, inclusive, eleito em São Paulo para o rol dos dez maiores poetas paulistas.
Em homenagem ao poeta montes-clarense, a programação comemorativa do centenário foi aberta com o lançamento do livro ‘Uma Tristeza Mineira numa Capa de Garoa - Agenor Barbosa: um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna’, de Ivana Ferrante Rebello e Fabiano Lopes de Paula. O lançamento foi realizado na quinta-feira (17), no Corredor Cultural.
A programação encerra no sábado (19), com a Leitura Dramática Encenada do livro ‘Tarsila’, de Maria Adelaide Amaral, obra biográfica sobre Tarsila do Amaral, uma das principais artistas modernistas da América Latina. A apresentação será no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. (Com informações da Prefeitura Municipal).
_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br