Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Retorno às aulas

Retorno às aulas

por Luzia Chagas publicado 27/04/2021 11h35, última modificação 27/04/2021 14h00

Por Luzia Chagas

O retorno das aulas presenciais em Montes Claros foi discutido em reunião ordinária desta terça - feira na Câmara de Vereadores. Dando continuidade ao plano municipal Avança Moc, o decreto de n° 4204 publicado e divulgado no dia 26 de Abril, prevê o retorno das atividades presenciais dos serviços educacionais, na rede privada e pública. Durante a reunião vereadores mostraram preocupação com o retorno. Para os parlamentares Daniel Dias (PCdoB), Marlus do Independência (PT), Iara Pimentel (PT), Raimundo Pereira (PDT), o momento requer cautela.

De acordo com o decreto, o nível maternal e infantil deverá retornar imediatamente, o fundamental, a partir do dia 03, já o ensino médio a partir do dia 10 de maio. Superior e pós- graduação, juntamente com as escolas de idiomas e similares deverão retornar a partir do dia 17. A partir do dia 24 de maio acontecerá um revezamento entre os alunos, podendo comparecer somente  50%, em cada dia, para as aulas presenciais, e os demais alunos irão acompanhar virtualmente.

O presidente da comissão da educação, Daniel Dias (PCdoB), alertou para o grande número de pessoas que ainda não foram imunizadas. Destacou também a preocupação com a primeira modalidade liberada - o ensino maternal e infantil. Neste nível, segundo o vereador, o contato é direto, diferente dos demais, que ja são crianças e adolescentes. Lembrou que a Casa solicitou desde fevereiro a imunização para os profissionais da educação. '' a vacinação é o principal ponto para o retorno das aulas. Vidas não voltam e não podemos perder nossos profissionais’'', finaliza Daniel.

Para o vereador Marlus do Independência (PT), precisamos de mais tempo sem total flexibilização, para que Montes Claros, não volte ao cenário desesperador. “Esta volta às aulas comporta um número muito grande de pessoas, vidas estão em jogo” finaliza.

A parlamentar professora Iara Pimentel (PT) se posicionou contrária a proposta do "Montes Claros Avança" de retorno às aulas presenciais antes da vacinação. Primeiro vacina, depois retorna, destaca.

Para Raimundo Pereira (PDT), os pais deverão escolher se mandarão ou não seus filhos para as escolas, aqueles que não se sentirem seguros, poderão continuar acompanhados de forma virtual. Lembrou também sobre a calamidade em toda rede de saúde do país.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc