Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador propõe armamento da Guarda Municipal

Vereador propõe armamento da Guarda Municipal

por Cristine Antonini publicado 24/02/2021 10h40, última modificação 24/02/2021 13h33
Vereador propõe armamento da Guarda Municipal

Foto: Fábio Marçal

Por Christine Antonini

Montes Claros é uma das cidades do Brasil onde a Guarda Municipal não possui armas de fogo. Para tentar reverter essa situação, o vereador Stalin Cordeiro (Pode) entrou com requerimento solicitando ao Executivo municipal o armamento da Guarda – uma vez que vereador não pode criar projetos que geram ônus.

A Guarda Municipal (GM) presta serviço de segurança pública. Além de preservar patrimônios do município, a GM também proporciona segurança dos moradores e agora, com a pandemia do novo coronavírus, os guardas prestam o serviço de “fiscais” da Covid-19, verificando se os estabelecimentos comerciais e população em geral estão cumprindo com os protocolos de prevenção contra o vírus.

A ideia do vereador Stalin Cordeiro é que o porte de armas seja liberado primeiro para os inspetores, tendo em vista que a GM tem atuado na condução de criminosos no âmbito de sua atuação. Segundo o parlamentar, os últimos decretos presidenciais ajudaram a flexibilizar o porte de arma para guardas municipais.

“Outro ponto relevante desta proposta é que o município poderá adotar medidas para reduzir os custos de implementação do armamento, como convênios com o exército ou Polícia Militar para treinamento referente ao manuseio dos artefatos”, justifica Stalin.

De acordo com o vereador, as armas utilizadas pelos guardas poderão serem adquiridas por meio de doações, de acordo com a legislação vigente.

O secretário de Defesa Social e coordenador da Guarda da Municipal de Montes Claros, Anderson Chaves, entende que o armamento seja importante, porém isto requer uma série de procedimentos a ser adotados, a prioridade da administração, neste primeiro momento são as ações de fiscalização e enfrentamento ao Covid-19.

“Importante ressaltar que para estarem armados, os Guardas Municipais precisam passar por exames psicológicos e de capacidade técnica. Precisam obter conhecimento teórico e prático sobre armas”, pontua o secretário.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc