Proposta de instalação de bases descentralizadas do SAMU em Montes Claros
Por Fernanda Aquino
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, realizada na terça-feira (02/02), o vereador Daniel Dias (PCdoB) defendeu a descentralização das bases do Samu em Montes Claros com objetivo de aprimorar e aproveitar os recursos humanos e materiais do órgão.
O foco é aumentar a disponibilidade, e uma cobertura mais efetiva dos territórios. Entende o vereador que aproximar as equipes de prontidão dos locais de atendimento seria uma forma de reduzir o tempo de resposta aos chamados.
De acordo com o Daniel Dias, a integração com as unidades de saúde poderia gerar sinergias entre as equipes do Samu e das unidades assistenciais, qualificando ainda mais o atendimento, proporcionando ganhos aos usuários.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi instalado no Norte de Minas em 2008, contendo bases descentralizadas, estrategicamente distribuídas na região, com unidades móveis de atendimento, Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA).
Em Montes Claros, funcionam as Centrais de Regulação de Urgência e Assistencial. Os serviços administrativos funcionam no bairro Interlagos, já as viaturas partem para atenderem a todos os acionamentos de ocorrências de urgência e emergência do bairro Santo Antônio.
_____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br