Professoras da Unimontes recebem título de cidadã honorária
POR ARTHUR AMORIM JR.
A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (01/09), sessão especial para entrega de Título de Cidadã Honorária de Montes Claros às professoras da Unimontes - Maria da Penha Brandin de Lima e Ana Paula Glinfskoi Thé. A homenagem é de autoria da vereadora Iara Pimentel (PT). Estiveram presentes professores da Unimontes, familiares e amigos das homenageadas.
A vereadora Iara Pimentel destacou que a entrega do título de cidadã honorária de Montes Claros às professoras Maria da Penha Brandin de Lima e Ana Paula Glinfskoi Thé é um reconhecimento aos serviços prestados como educadoras, presidentas da Adunimontes, pela defesa à democracia, a universidade pública, gratuita, diversa e popular.
“As companheiras Ana Thé e Penha Brandim em todo o tempo têm lutado incansavelmente junto aos trabalhadores em educação pelos seus direitos. Uma felicidade para o nosso mandato propor a honraria junto com a diretoria da Adunimontes, em especial dos professores Gustavo Cepolini Wesley Felício Silva e movimentos sociais. Essa honraria é uma saudação do nosso mandato aos professores e acadêmicos que defendem que acreditam numa universidade feita por todos e todas”, destacou a vereadora Iara Pimentel.
O professor, coordenador de serviços sociais e diretor de serviços da Adunimontes, Wesley Helker Felício Silva, enfatizou a luta das duas homenageadas em favor da educação. “São duas companheiras de luta e referência em defesa da educação pública de qualidade. Elas se destacam pelo compromisso ético e político na categoria e na organização política de Montes Claros e região”.
Luciana Gusmão de Souza, diretora do Centro de Referência de Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal do Norte de Minas, representando a reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, salientou que. “Ser reconhecido publicamente é algo inestimável e não tem como mensurar. Estamos aqui parabenizando a professora Iara Pimentel pela iniciativa e por reconhecer o trabalho dessas professoras que lutam por uma educação de qualidade”.
A homenageada Ana Paula Glinfskoi Thé iniciou o seu discurso afirmando que: “confesso que estou tão desacostumada com este tipo de homenagem e por isso resolvi de forma espontânea fazer este agradecimento, principalmente a vereadora Iara Pimentel. Me sinto honrada por receber este título. O título é o coletivo de um aprendizado que conquistei ao longo da minha vida na educação. Acredito muito no poder da educação e ela que consegue mudar as realidades e que dá direito a moradia, identidade”.
Em seguida, a também homenageada, Ana Penha Brandin de Lima, confessou a sua emoção em receber a honraria. “Na universidade o nosso trabalho é árduo e às vezes desvalorizado. Ao ser acolhida como cidadã sinto alegria e com uma grande tarefa de zelar por cada um daqueles que acompanho e prometo continuar honrando e respeitando as tradições, os povos e que os seus direitos sejam sempre garantidos. É uma grande honra receber este título. Salve Montes Claros! Salve a estrela norte."
O presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, encerrou a sessão especial parabenizando as duas professoras e novas cidadãs honorárias de Montes Claros, ressaltando que em caso de homenagem o presidente pode votar. “Foi uma honra ter participado na concessão deste título. É sempre uma honra celebrar a educação. Em nome dos vereadores e do povo de Montes Claros, renovo o compromisso desta Casa Legislativa de continuar trabalhando para defender os direitos dos professores e professoras, como sempre temos feito. Tenho certeza de que o coração de cada um nós abriga esse sentimento, e é realmente uma alegria ter a oportunidade de poder dizer a todos os professores e professoras, através de vocês, Ana Paula e Maria da Penha”, concluiu e encerrou a sessão especial.
SOBRE AS HOMENAGEADAS
Ana Paula Glinfskoi Thé é natural de São Paulo – SP. Graduada em licenciatura e bacharelado em ciências Biológicas, mestre e doutora em ecologia e recursos naturais, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento social da Unimontes, colaboradora do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais- PPGDS além de coordenadora do laboratório de Educa-ção Ambiental e Ecologia Humana - LEAEH da Unimontes.
Maria da Penha Brandim de Lima é natural de Ribeirão Preto – SP. É doutora em língua portuguesa, mestre em língua portuguesa, docente efetiva da Unimontes e coordenadora adjunta do mestrado profissional em letras – PROFLETRAS e atualmente preside a Adunimontes.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br