Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pessoas neurodivergentes poderão ter atendimento especializado

Pessoas neurodivergentes poderão ter atendimento especializado

por Gissele Niza publicado 24/01/2025 09h25, última modificação 24/01/2025 10h21
Pessoas neurodivergentes poderão ter atendimento especializado

Foto: Reprodução

Por Gissele Niza

 

Foi apresentado, na última terça-feira (21.01), em reunião ordinária da Câmara Municipal, o requerimento 04/2025, de autoria do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (UB), que solicita à Prefeitura de Montes Claros a criação de um Centro de Referência e Atendimento às Pessoas Neurodivergentes.

A proposta visa oferecer suporte especializado a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Dispraxia, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Tourette, condições que afetam milhares de pessoas e frequentemente resultam em barreiras no acesso a serviços essenciais de saúde, educação e inclusão social.

A criação do centro busca proporcionar um atendimento integral e especializado, atendendo a diversas necessidades em um único local. “A importância desse centro é ser um espaço especializado que abrange todas as necessidades em um só lugar, oferecendo acolhimento para as famílias e assistência para as crianças e adolescentes, como terapia ocupacional, fonoterapia, acompanhamento médico e fornecimento de medicamentos”, explica o proponente da iniciativa.

O Centro de Referência terá como principais atividades o diagnóstico precoce, a orientação jurídica sobre os direitos das crianças neurodivergentes e o acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar. “Os atendimentos oferecidos garantirão que as crianças recebam todas as informações necessárias para iniciar a avaliação e o tratamento adequado, além de orientação sobre como acessar os direitos legais”, complementa.

Além de beneficiar diretamente os indivíduos com neurodivergência, a proposta visa fortalecer políticas públicas de igualdade e acessibilidade no município, oferecendo suporte às famílias para enfrentar os desafios do cotidiano. “Este centro contribuirá de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida, promovendo a inclusão e dignidade das pessoas neurodivergentes”, afirma Crisóstomo.

Neurodivergência – O que é e como identificar?


Neurodivergência é um termo que descreve as condições neurológicas que diferem do padrão considerado típico, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Síndrome de Tourette, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a Dispraxia.

Indivíduos neurodivergentes podem apresentar diferentes formas de pensar, aprender e se comportar, o que pode gerar desafios em áreas como socialização, aprendizagem e organização. Identificar sinais precoces e buscar acompanhamento adequado é fundamental para proporcionar um desenvolvimento mais saudável e inclusivo.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo