Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parceria com a Unimontes e o IFNMG marca os 100 dias da atual Legislatura da Câmara de Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 13/04/2021 15h40, última modificação 14/04/2021 10h05

A parceria firmada da em Sessão Especial nesta terça-feira tem como objetivo a cooperação e o intercâmbio técnico, científico e cultural entre a Câmara, a Unimontes e o IFNMG

Por JERUSIA ARRUDA

Em Sessão Especial, realizada nesta terça-feira (13/04), a Câmara Municipal de Montes Claros firmou Protocolo de Intenções com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas – IFNMG, objetivando a cooperação e intercâmbio técnico, científico e cultural com as duas instituições.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), a assinatura do protocolo marca os 100 dias da atual Legislatura, iniciada em 1º de janeiro. “Nesta semana, estamos completando 100 dias da 19ª Legislatura, e tanto para os vereadores que estão no primeiro mandato, quanto para os que já acumulam mais experiência, foram dias desafiadores, principalmente por causa da pandemia. Mas temos o compromisso de trabalhar para construir soluções positivas, não importam as adversidades, e a parceria que firmamos hoje certamente é uma forma de selarmos esses 100 dias com a certeza de que demos um grande passo em direção à proposta firmada por esta Legislatura desde o seu início, de fazer uma gestão de mãos dadas com outras instituições para promover o progresso e o desenvolvimento de Montes Claros, e continuar sendo referência para os demais municípios da região”, explica Cláudio Rodrigues.

Parceria com a Unimontes
O Protocolo de Intenções firmado entre a Câmara Municipal e a Unimontes vai possibilitar o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento e difusão de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional, contribuindo para o aperfeiçoamento, criação de novos horizontes e formação profissional.

O reitor, professor Antônio Alvimar, destaca que essa parceria é muito importante para ampliar o diálogo da Unimontes com a sociedade. “O Brasil tem passado por um momento de profunda turbulência, que muitas vezes nos impedem de ver as coisas boas que acontecem no nosso dia a dia. E as ações positivas, sobretudo nesse momento que estamos vivendo, são importantes para fomentar nosso espírito de esperança. Certamente, esse momento é o marco de uma parceria que vai ampliar horizontes, abrir portas para que a Universidade possa cumprir seu compromisso de colaborar na formação técnica e no aprimoramento da vida das pessoas”, avalia.

Uma das possibilidades da cooperação, em parceria com o departamento de História da Unimontes, será a de organizar, catalogar e digitalizar os registros do Arquivo Público Municipal Vereador Ivan José Lopes, um importante patrimônio documental e de memória do Município. Por outro lado, a parceria também irá fortalecer a relação interinstitucional, notadamente nos projetos de estruturação da Unimontes que dependem do apoio dos governos do Município, do Estado e da União.

Parceria com o IFNMG
O Protocolo de Intenções firmado com o IFNMG foi motivado pela necessidade de implantação de um sistema eletrônico de gestão de processos e documentos, essencial para viabilizar a modernização e a transparência do legislativo municipal, premissas da atual Legislatura.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, que participou da reunião de forma remota, explica que a parceria representa a união das duas instituições para atender um objetivo maior. “Dentro da perspectiva tecnológica, é importante destacar o quanto esse sistema eletrônico de informação que será implantado na Câmara traz de transparência, de acesso à informação, de acompanhamento de todos os processos, de modernidade, de economia em termos de tempo e ambientais. Agradeço ao protagonismo do presidente Cláudio Rodrigues, juntamente com todos os vereadores, nessa nova empreitadas em busca de soluções para todos”, ressalta.

Ao encerrar a reunião, Cláudio Rodrigues agradeceu aos demais parlamentares pelo apoio à iniciativa, e aos reitores das duas instituições parceiras pela confiança. “Agradecemos pela oportunidade de trabalharmos juntos, de mãos dadas, pelo desenvolvimento da nossa cidade e pelo cuidado do que temos de mais precioso: nossa gente".

Participação do público
A Sessão Especial foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo canal no YouTube.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc