Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Músicos reivindicam apoio para retorno ao trabalho

Músicos reivindicam apoio para retorno ao trabalho

por Luzia Chagas publicado 05/05/2021 14h50, última modificação 05/05/2021 17h04

Por Luzia Chagas

Nesta manhã de quarta – feira, vereadores se reuniram, na Câmara Municipal de Montes Claros, com representantes musicais, a pedido do relator da Comissão de Cultura e Turismo, o parlamentar, Daniel Dias (PCdoB). Discutiram sobre a volta das apresentações musicais nos bares e restaurantes, bem como, a flexibilização do horário de funcionamento e quantidade de pessoas por mesa, divulgada no último decreto. Estiveram presentes os vereadores, Edson Cabeleireiro (PV), Maria Helena (MDB), Júnior Martins (Cidadania), Claudio Rodrigues (Cidadania) e de forma remota Iara Pimentel (PT). Representando a categoria musical, participaram, o presidente da ABRASEL no Norte de Minas, Rodrigo de Paula, presidente da associação musical, Dinho Duarte e a produtora cultural, Tainá Bulhões.

Dentre as solicitações apresentadas pelo presidente da Abrasel, Rodrigo de Paula, está o pedido de flexibilização dos horários de funcionamento dos bares e restaurantes, para 24 horas. Pediu também, o aumento de número de pessoas por mesa de 4 para 6, justificando que assim, poderão arrecadar o valor do couvert artístico exigido, e a volta das apresentações musicais, com pelo menos, 3 músicos. Defende em sua fala a apresentação de um paliativo ate o dia 14 de Maio, data em que o município deverá divulgar novo decreto.

O presidente da associação de músicos, Dinho Duarte, lembrou que sua classe vem sendo a mais penalizada em toda a pandemia - “ muitos profissionais da música, estão passando por necessidade, desesperados, pois, não conseguem pagar suas contas”,comentou. Também enfatizou a necessidade de cada um cumprir as medidas sanitárias necessárias, por ocasião de suas apresentações.

Já  a  integrante da articulação dos trabalhadores da Cultura, Tainá Bulhões, pediu ao legislativo fiscalização da lei Aldir Blanc aqui em Montes Claros, e simplificação da prestação de conta. Solicitou também a inclusão de artistas do meio rural.

Os vereadores Maria Helena e Júnior Martins destacaram a importância dos músicos na conscientização e orientação do publico (clientes), assim como os colegas de profissão, para não aceitarem propostas de apresentações em festas clandestinas, como vem acontecendo frequentemente no município.

O proponente da reunião, vereador Daniel Dias (PCdoB), considera que neste momento de Pandemia os trabalhadores da Cultura, músicos e outros artistas ficaram muito prejudicados, - ‘‘eles perderam o emprego e a  renda, estão com dificuldade de sustento próprio e de suas famílias’’, defende.

Após escutar todas as reivindicações da classe, o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), informou que ira enviar ao prefeito Humberto Souto, as solicitações apresentadas, e propor uma reunião entre o chefe do executivo e representantes da classe.

Lei Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc