Montes Claros se despede do Mestre Zanza
Por JERUSIA ARRUDA
Nesta segunda-feira (25/10), morreu, aos 90 anos, João Pimenta dos Santos, popularmente conhecido como Mestre Zanza, presidente da Associação dos Grupos Catopês, Marujos e Caboclinhos. A causa da morte ainda não foi informada.
Símbolo das manifestações culturais da cidade, Mestre Zanza foi homenageado pela Câmara Municipal de Montes Claros no Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto), quando recebeu a Placa Alferes José Lopes de Carvalho. Nesse mesmo dia, a Casa legislativa solicitou ao Executivo municipal Registro das Festas de Agosto como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Montes Claros.
Mestre Zanza participou da festa acompanhado dos filhos, netos e bisnetos, e agradeceu a homenagem lamentando por mais um ano não poder sair às ruas por conta da pandemia. “Não é qualquer pessoa que recebe um título desse. Me sinto prestigiado e muito feliz por andar nas ruas e ser reconhecido com Mestre, até pelas crianças” comentou, à época.
De autoria do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues, a homenagem foi a terceira comenda recebida por Mestre Zanza, que também foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito e com a Placa de Ordem do Mérito Cultural Cândido Canela. “Foi uma honra para esta Casa legislativa, através dos 23 vereadores, prestar esta justa homenagem ao Mestre Zanza, que, sem dúvida, é dos grandes responsáveis por manter viva a história das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros”, ressalta o presidente.
Mestre Zanza
Natural de Montes Claros/MG, João Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza, nasceu em 10 de maio de 1931, filho de João Pacífico Pimenta e Bibiana Martins Santana. Casado com Maria da Conceição Santos, é pai de oito filhos, tem 20 netos, dois bisnetos.
Chefe do Terno de Nossa Senhora do Rosário e presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, Mestre Zanza construiu sua trajetória de vida nos cortejos das Festas de Agosto. Começou na tradição dos Catopês ainda criança, aos 4 anos, e aos 12 anos já era considerado como chefe dos Catopês, recebendo do seu avô e pai a herança do folclore de Montes Claros.
A comprovação de que Mestre Zanza respira e vive cultura está nas paredes da Associação, onde as fotografias e referências da tradição se misturam com o ambiente que, muitas vezes, é também seu local de residência.
Homenagem
Neste ano, por causa da pandemia, a tradição foi interrompida. Mas os tambores dos Ternos de Congado não podem ser silenciados e, por isso, a Câmara Municipal de Montes Claros realizou, no período de 17 a 28 de agosto, uma exposição de artes plásticas com o tema Festas de Agosto, abrindo espaço na Casa Legislativa para a tradicional cultura popular, rendendo uma homenagem aos Ternos de Congado, através das telas dos artistas montes-clarenses.
A exposição foi aberta com a homenagem especial ao Mestre Zanza, que recebeu a Placa Alferes José Lopes de Carvalho, honraria instituída pela Câmara Municipal através da Portaria nº 13, de 19 de agosto de 1999, em reconhecimento público a empresas ou pessoas residentes em Montes Claros, que tenham comprovadamente relevantes serviços prestados ao Município.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br