Montes Claros realiza campanha de vacinação antirrábica
A meta da campanha é vacinar 60 mil animais, entre cães e gatos, nas áreas urbana e rural do município
Por JERUSIA ARRUDA
A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará, em setembro, a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A meta da campanha é vacinar 60 mil animais, entre cães e gatos, nas áreas urbana e rural do município.
Conforme informações do CCZ, na área urbana, a vacinação será realizada aos sábados, das 8h às 17h, no dia 11/09 na região norte da cidade, e no dia 18/09, na região sul, nos diversos postos de vacinação móveis espalhados pela cidade. Também será mantido, durante o período de 11 a 18/09, um posto de vacinação na sede do CCZ, que funciona na avenida Antônio Lafetá Rebello, nº 1.371, bairro Santa Lúcia II.
Já na zona rural, a vacinação ocorrerá aos domingos, nos dias 26 de setembro, 03 e 10 de outubro, em locais e horários que serão divulgados nas próprias comunidades rurais.
O médico veterinário CCZ, Joel Fontes de Sousa explica que todos os cães e gatos devem ser anualmente imunizados contra a raiva a partir dos três meses de idade. “O animal que estiver sendo vacinado pela primeira vez deverá tomar uma dose de reforço da vacina 30 dias após a primeira dose, no Centro de Controle de Zoonoses”.
Joel Fontes também orienta aos tutores a conduzir os animais até os postos de vacinação por meio de coleiras, guias ou caixas de transporte próprias. “Não se esquecendo de que os cachorros bravos e de maior porte devem estar com focinheira, e que gatos devem ser conduzidos dentro de sacos ou sacolas apropriados a fim de evitar acidentes”.
Nos postos de vacinação, os tutores responsáveis devem providenciar a contenção segura dos animais no momento em que estiverem sendo vacinados. “Considerando ainda que estamos em período de pandemia da covid-19, todas as pessoas devem comparecer aos postos de vacinação usando máscara de proteção e devem evitar aglomerações, mantendo distanciamento adequado”, orienta o veterinário.
Para reforçar a segurança, os servidores aplicarão álcool gel nas mãos dos usuários e das equipes de vacinação antes e após cada procedimento vacinal. “Além disso, alguns postos de vacinação na zona urbana funcionarão no sistema drive thru, proporcionando a adequada vacinação de cães e gatos no interior de veículos”, completa Joe Fontes .
A DOENÇA
Informações epidemiológicas demonstram que a raiva está sob controle em Montes Claros, e o último caso de raiva humana notificado no município foi em 1989, e o último caso de raiva canina, em 1991. “O Centro de Controle de Zoonoses envia regularmente para exame laboratorial amostras de material biológico de cães, gatos, morcegos e primatas, cujos diagnósticos têm revelado a existência recente de alguns morcegos portadores do vírus da raiva em nossa cidade, fato que evidencia a presença desse vírus em nosso ambiente”, completa Joel Fontes.
O médico veterinário explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e aproximadamente 100% letal para os humanos. “Todos os mamíferos são suscetíveis à doença, sendo o cão o principal transmissor para o ser humano, seguido do morcego e do gato”.
O vírus da raiva é transmitido através da saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhaduras ou pelo contato de sua saliva com a pele ferida, esfolada ou arranhada ou, ainda, pelo contato de sua saliva com mucosas (olhos, boca, narinas, etc.). Ao entrar no organismo, o vírus atinge os nervos e, através destes, migra para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) desencadeando graves sintomas nervosos. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares de onde passa a ser eliminado pela saliva.
O veterinário orienta que a pessoa que for agredida por um mamífero deve lavar imediatamente o local da agressão com bastante água corrente e sabão, e buscar atendimento médico. “Uma das principais medidas que tem sido adotada e que assegura a situação de controle da doença é a vacinação anual maciça de cães e gatos”, ressalta.
Confira os locais de vacinação na Região NORTE – dia 11 de setembro
Confira os locais de vacinação na Região SUL – dia 18 de setembro
Confira os locais de vacinação nas COMUNIDADES RURAIS
_____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br