Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançado o Parlamento Jovem em Minas Gerais

Lançado o Parlamento Jovem em Minas Gerais

por Cristine Antonini publicado 07/05/2021 12h30, última modificação 11/05/2021 10h55
Lançado o Parlamento Jovem em Minas Gerais

O presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, particiou de forma remota

Por Christine Antonini

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais lançou nesta sexta-feira (7/5) o Parlamento Jovem de Minas que será executado em 123 câmaras municipais do estado. Nesta edição os estudantes se dedicarão ao tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, com os subtemas: mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e recursos hídricos e saneamento básico.

O lançamento do Parlamento Jovem (PJ) foi feito de maneira remota com pelo 69 câmaras participando ao vivo, incluindo a Câmara Municipal de Montes Claros, através do presidente, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).

A gerente geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, destacou que o PJ é o único projeto do país que abrange distintas comunidades, promovendo a participação de todas as câmaras do Estado.

“Trabalhamos com três vertentes de grande impacto na vida dos nossos jovens: legislativo, educação e cidadania. Com essa união envolvendo o poder público, tenho a certeza que futuramente colheremos bons frutos”, enfatizou Ruth Schmitz.

O PJ conta com o apoio da PUC Minas no desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos. Para  a temática desta edição (meio ambiente), especialistas no assunto darão suporte aos participantes.

“São infinitos assuntos para abordar dentro destas temáticas, como o uso indiscriminado de inseticidas nas plantações, o descarte do lixo em rios e nascentes, entre outros. Também não podemos falar em meio ambiente sem pontuar a nossa economia que não é sustentável; produzimos muito lixo sem o descarte devido a eles”, ressaltou Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor da PUC Minas.   

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus (PV), o PJ aborda pluralidades, o que enriquece as ações desenvolvidas pelos participantes. Entre os projetos já desenvolvidos ao longo do PJ, está a merenda escolar oferecida aos alunos do ensino médio.

“O Parlamento Jovem é extremamente importante para a democracia e liberdade, pois alunos e professores aprendem juntos no desenvolvimento de políticas públicas para a realidade onde cada um está inserido”, concluiu o deputado estadual.

PARLAMENTO JOVEM – UNIÃO NORTE

O Parlamento Jovem foi implantado em Montes Claros pela primeira vez em 2010. Mais de 700 estudantes, entre 15 a 17 anos, e 90 monitores já participaram do projeto. Além de Montes Claros, seis cidades já fazem parte do Polo União Norte: Botumirim, Bonito de Minas, Francisco Sá, Montalvânia, São João da Ponte e Varzelândia.

Devido a pandemia do novo coronavírus, essa edição do PJ, assim como no ano passado, será de forma remota. De acordo com o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Montes Claros, Carlos Frederico Souza e Silva, essa situação pode mudar quando chegar às plenárias estaduais.

A primeira oficina será realizada na próxima segunda-feira (12/5), às 14h.

 

____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo