Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Escola do Legislativo lança o Parlamento Jovem 2025

Escola do Legislativo lança o Parlamento Jovem 2025

por Artur Ferreira de Amorin Júnior publicado 22/04/2025 10h55, última modificação 23/04/2025 08h57

Por Arthur Amorim Jr.

Foi lançada oficialmente na tarde da última quarta-feira (16/4), no plenário da Câmara Municipal, a edição 2025 do Parlamento Jovem Minas, com o tema: “Juventude e Direitos Culturais”. Neste ano, o projeto completa 16 anos de atividades legislativas ininterruptas, visando aproximar e trazer mais conhecimento político aos estudantes, mostrando na prática como funciona o poder Legislativo e os demais poderes.

Nesta edição, estão participando os estudantes das escolas estaduais Beato José de Anchieta, Carlos Albuquerque, Dom Aristides Porto, Eloy Pereira e do Instituto Federal do Norte de Minas.

A solenidade de abertura foi presidida pelo vereador Eduardo Preto (Pode) e no seu discurso fez um relato da sua participação política e assinalou que o PJ é a garantia da renovação futura na política, além de proporcionar a formação de cada participante, e na criação de políticas públicas efetivas para ajudar a mudar a vida das pessoas.

A vereadora Iara Pimentel (PT) ressaltou a importância do tema desta edição, classificando que uma sociedade verdadeiramente democrática não só financia, como também incentiva e fomenta a cultura, garantindo as ações de cada região.

O vereador PC Landim (Avante) apontou que o interesse e o envolvimento de pessoas mais novas com a política será fundamental para se construir uma cidade melhor para se viver. Afirmou que o PJ se transformou em uma importante ferramenta de formação política.

O vereador Rodrigo Cadeirante (União) disse que é um entusiasta do PJ e destacou que o projeto é a oportunidade de trabalhar com os jovens que cuidarão do futuro.

A vereadora Carol Figueiredo (PL) celebrou mais uma edição do PJ realizada pela Câmara Municipal de Montes Claros e o interesse dos jovens. Comentou que os participantes poderão ou não ser candidatos a vereador, mas que este projeto ajudará na formação como cidadão e na compreensão política.

O presidente dos Grupos de Catopês e agente cultural, Mestre Zanza Júnior, afirmou que o PJ é um direito do jovem estudante e que a cultura é dever do estado de fornecer mecanismos e políticas públicas. Acrescentou que a cultura está ligada a educação e diretamente aos jovens.

Professor de arquitetura do Instituto Federal do Norte de Minas e monitor do PJ, Renan Lucas, acentuou que o projeto proporcionará aos jovens o crescimento e o conhecimento político, principalmente no que se refere a cultura, que é o tema escolhido nesta edição.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, ressaltou que este lançamento representa 16 anos de PJ, na Câmara Municipal de Montes Claros. Agradeceu aos professores, considerados parceiros fundamentais na realização do projeto. “Sou muito grata a Câmara por ter a Escola do Legislativo, através do Câmara Mirim, Parlamento Jovem, Visitas Orientadas, e Concurso de Poesias, onde as escolas e a sociedade têm a oportunidade de se aproximar, conhecer e ter contato com o poder Legislativo, através dos vereadores. É um lugar que o Legislativo ocupa de formação e informação aos estudantes, pois eles estão aqui, como representantes das escolas e da população, pois ninguém desperta para o Parlamento Jovem se não tiver um perfil de liderança.”

A professora de Educação Artística, com ênfase em Teatro, pela Unimontes, Nelcira Aparecida Durães, ministrou uma palestra relacionada ao tema do PJ 2025 “Juventude e Direitos Culturais”.

PARLAMENTO JOVEM 2025

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Montes Claros faz parte há 16 anos. Na edição de 2025, o tema escolhido pelo Parlamento Jovem de Minas é “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito, A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social, e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania. O programa tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de conhecer a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo. O projeto é dividido em três etapas: local, regional e estadual. Os estudantes discutem o tema e elaboram propostas para a cidade. Atividades do Parlamento Jovem: debates, pesquisas, palestras, visitas a instituições, processos formativos, elaboração de propostas para o enfrentamento dos problemas identificados, e sessão final no plenário da Câmara Municipal.

______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: 
https://twitter.com/camaramoc
Instagram: 
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo