Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Encontro reúne cerca de 150 presidentes de associações na Câmara Municipal

Encontro reúne cerca de 150 presidentes de associações na Câmara Municipal

por Jerusia Arruda publicado 31/05/2022 11h15, última modificação 07/10/2024 19h44
Encontro reúne cerca de 150 presidentes de associações na Câmara Municipal

Foto; Willian Aguiar / Ascom Câmara

Além de comemorar o dia municipal da categoria, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar informações para a gestão das organizações rurais e urbanas



Por JERUSIA ARRUDA

 

Em 31 de maio é comemorado o Dia Municipal dos Presidentes das Associações das Zonas Urbana e Rural de Montes Claros, instituído pela Lei nº 3.982, de 24/06/2008. Para marcar a data, a Câmara Municipal promoveu, nesta segunda-feira (30/05), das 8h às 12h, o III Encontro com Presidentes de Associações Comunitárias.

Realizado através da Escola do Legislativo Professor Artur Leite em parceria com a Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros (Cordam), o encontro reuniu cerca de 150 presidentes, que participaram de um ciclo de palestras sobre temas de interesse tanto das associações rurais quanto urbanas.

Para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar informações importantes para a gestão das organizações. “Nosso objetivo é fortalecer as associações, cujo trabalho, realizado de forma voluntária, é tão importante na organização, fortalecimento e representação dos interesses das comunidades”, avalia o parlamentar.

Na abertura do encontro, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa, parabenizou a Câmara Municipal de Montes Claros por perceber a importância das associações. “Também parabenizo os presidentes pela garra e determinação à frente de uma associação, dando voz e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades”. Maria Yvelônia também destacou a importância de as associações estarem envolvidas nos conselhos municipais para a tomada de decisões.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes ressaltou o papel dos presidentes das associações. “Enquanto organizações da sociedade civil, as associações lutam pelo interesse da comunidade junto com o Poder Público, no campo e na cidade, e o papel do presidente é fundamental nesse processo”.

Além dos vereadores, também participaram da abertura do encontro o deputado federal Marcelo Freitas, o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Estado de Minas Gerais, Ricardo Peres Demicheli, o Diretor da Escola do Legislativo Professor Artur Leite, da Câmara Municipal de Montes Claros, Carlos Frederico Souza e Silva; o presidente da Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros (Cordam) Celso Nunes; a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Montes Claros, Fernanda Letícia Oliveira Leite; e o gerente regional da Emater em Montes Claros, José Arcanjo Marques Pereira.

Seminário
Abrindo o ciclo de palestras, o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Oto Ferreira Cândido apresentou o programa “Brasil mais Cooperativo”, uma iniciativa do Ministério da Agricultura para apoiar o cooperativismo e o associativismo rurais através da oferta de assistência técnica especializada e qualificação de processos de gestão. “O programa visa contribuir para o fortalecimento da produção e comercialização com os mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e também com o mercado convencional”, explica.

Representando a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luísa Martins Fernandes apresentou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), instrumento para identificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar. “A identificação e qualificação são importantes para fins de acesso às diversas ações, programas e políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar”, completa.

O ciclo de palestras também contou com a participação do professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) Demerson Arruda Sanglard, que orientou sobre a elaboração de projetos de fomento social; do advogado especialista em Direito Penal e Civil, Guilherme Augusto Ferreira, que falou sobre comunicação e relacionamento no âmbito das associações; e dos extensionistas da regional da Emater Montes Claros, Ricardo Alves Fróes e José Carlos Dias Santos, que falaram sobre associativismo e cooperativismo com foco no PNAE.

Ao final das palestras, foram apresentados relatos de experiências exitosas por presidentes de cinco associações, e outorgada homenagem à Cordam, com entrega de uma placa de ao presidente da coordenadoria, Celso Nunes. “A homenagem é um reconhecimento e agradecimento do legislativo pelo relevante trabalho da Cordam em prol do fortalecimento das associações e para o desenvolvimento social do município”, justificou o vereador Cláudio Rodrigues.

___________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo