Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Educação, Saúde humana e animal em destaque na Câmara de Vereadores

Educação, Saúde humana e animal em destaque na Câmara de Vereadores

por Selma Gonçalves publicado 06/07/2021 12h15, última modificação 06/07/2021 12h19
Educação, Saúde humana e animal em destaque na Câmara de Vereadores

Câmara pede inclusão de conteúdo sobre prevenção da violência nos currículos da Educação Básica (Foto: Internet)

Vereadores de Montes Claros encaminharam ao Executivo municipal dezessete requerimentos discutidos e aprovados na sessão ordinária desta terça-feira(29).

Entre os requerimentos, o pedido do vereador Daniel Dias (PCdoB) para inclusão de conteúdo sobre prevenção da violência nos currículos da Educação Básica do Município de Montes Claros.

De acordo com o vereador, a proposta é trabalhar no currículo temas de prevenção à violência contra a criança, o adolescente e a mulher, assim como a criação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada em março em todas as escolas municipais de Montes Claros.

Audiências Públicas

Requerida pela vereadora Ceci Protetora (PP), será realizada audiência pública nesta quinta-feira (08/07), com objetivo de debater sobre a “Cultura e a Classe Artística em tempo de pandemia”. O evento será às 18 horas.

A pedido da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, aprovada para o dia 05 de agosto de 2021, às 9h, será realizada audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei Complementar nº 53, de 01 de dezembro de 2016, que institui o Plano Diretor do Município, e a Lei 4.198, de 23 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Uso e a Ocupação do Solo.

Outra audiência pública será realizada no dia 12 de agosto, às 17 horas, solicitada pelo vereador Aldair Fagundes (Cidadania). O tema em debate será a “Relevância e Estruturação da Visitação Turística do Parque Estadual da Lapa Grande”.

Solicitada pela Comissão Permanente de Agricultura e aprovada pela Casa, audiência pública no dia 13 de agosto, às 10 horas, para debater sobre a segurança na zona rural em virtude do aumento significativo da criminalidade. Todas as audiências acontecerão no plenário da Câmara.

Por causa da pandemia a participação da população será via remota, pela TV Câmara, canal 5.3, e pelo YouTube.

Infraestrutura

O vereador Marcos Nem (PSC) solicitou o asfaltamento nas ruas José Carneiro, na região do Grande Delfino e Avenida L, na Vila Anália.

Edmílson Bispo (PSD) cobrou sinalização na interseção das ruas Curitiba, Nossa Senhora da Guia e Engenheiro Veloso, no bairro Santo Antônio I.

Também em requerimento, o parlamentar Reinaldo Barbosa (PRB) cobrou a troca dos braços de luzes antigos, por braços de luzes mais longos, nos postes do Distrito da Panorâmica (Vista Alegre), além da troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, como forma de garantir mais visibilidade e segurança para quem transita pelo local.

Buscando formas de desafogar o trânsito na Radial Leste, bem como na rua Coronel Coelho no Bairro Esplanada, o vereador Valdeci Contador (Cidadania) pediu a construção de uma ponte na rua Monte Sião.

A vereadora Iara Pimentel (PT) pediu a implementação da iluminação pública na avenida Dr. Acilmar Gonçalves, avenida Manoel Caribé e na avenida Vicente Guimarães (entre os bairros Vila Greice, Canelas, São Judas Tadeu e Major Prates). O documento também cobra placas indicativas para melhorar a circulação de veículos e pedestres.

Apoio ao esporte e lazer

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicitou a reforma completa da quadra poliesportiva do conjunto Habitacional Joaquim Costa.

Odair Ferreira (Solidariedade) solicitou estudo de viabilidade técnica para reforma das pistas de esportes (skate, patins e bicicleta) nos bairros Augusta Mota e Todos os Santos. Pedido de reforma da pista de Skate na Praça Pedro Santos no bairro Augusta Mota também foi feito pelo vereador Wilton Dias (PTB).

Stalin Cordeiro (Podemos) solicitou estudo de viabilidade técnica para a construção de uma pista de caminhada em torno da avenida Alameda Beija-Flor, no bairro Jardim Primavera. Outro pedido, feito por Stalin Cordeiro, foi a construção da capela de velório, antiga reivindicação da comunidade do bairro.

Saúde humana e animal

Marlus do Independência (PT) pediu a inclusão de todos os profissionais da indústria e de autoescolas no plano de vacinação contra a Covid-19 no município.

Como forma de controle populacional de pombos na cidade de Montes Claros, a vereadora Ceci Protetora solicitou a instalação de pombais contraceptivos, uma cobrança da população, em conformidade ao Art. 2º, itens I e V da Portaria do Ibama nº 141/2006.

Projetos

Na sessão ordinária também foram aprovados cinco projetos, sendo dois do Legislativo e três do Executivo. Confira como foi a votação em:

<Saiba mais>