Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Deputado Marcelo Freitas recebe Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 03/07/2021 11h25, última modificação 05/07/2021 12h48
Deputado Marcelo Freitas recebe  Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

Deputado Marcelo Freitas recebe maior honraria do Legislativo

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Vereadores entregou neste sábado, (3/7), a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, ao deputado federal Marcelo Freitas. A honraria é a maior comenda do legislativo , que anualmente homenageia lideranças do país que tenham serviços prestados em prol do município, no dia em que se comemora o aniversário da cidade que este ano completa 164 anos.

Marcelo Freitas é deputado federal por Minas Gerais, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL), em 2018, com 58.176 votos. Natural de Montes Claros, o deputado que também é delegado da Polícia Federal, passou parte da sua infância no distrito de Vila Nova de Minas, onde cresceu com sua família.

Meu sentimento de gratidão é grande por todos aqueles que fizeram parte da minha história. Agradeço ao meu povo de Vila Nova de Minas, pois não é possível seguir adiante sem olhar para trás, olhar para nossa trajetória. Essa comenda é um estímulo para continuar a servir o povo da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, agradeceu o homenageado, Marcelo Freitas.

O deputado dedicou a medalha para aqueles que contraíram e sobreviveram ao coronavírus. “Nesse momento de pandemia em que muitos perderam a vida, quero fazer essa homenagem aos sobreviventes. O Brasil precisa de cada um de nós, e por isso, mesmo em tempos difíceis, não podemos deixar-nos desanimar”, destacou Freitas.

A escolha do homenageado é feita pela Mesa Diretora da Câmara de Montes Claros e aprovada pelos demais vereadores. A escolha do homenageado é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado.

Hoje temos a honra de homenagear o deputado federal Marcelo Eduardo Freitas, um cidadão cuja história de vida nos inspira, e cujo trabalho dedicado vem contribuindo de forma incontestável para promover o desenvolvimento de nossa cidade e de nossa região. Que Deus abençoe com saúde e paz o senhor e toda a sua família, que o senhor continue conquistando cada vez mais vitórias, e que o seu trabalho pela nossa cidade e região se fortaleça”, enfatizou o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, também discursou em homenagem a Marcelo Freitas.

Marcelo, como delegado, sempre mostrou a preocupação com aquilo que é público. Agora que é deputado tem contribuído para o crescimento da nossa cidade, sempre pensando em melhorar a vida da população. Essa homenagem é uma forma de gratidão que Montes Claros tem por você”, ressaltou o prefeito.

A MEDALHA

A medalha já foi concedida a nomes que contribuiu com a história de Montes Claros, do Estado e do país, a exemplo dos ex-prefeitos, Antônio Lafetta Ribeiro e Pedro Santos, do historiador Hermes de Paula, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro montes-clarense Darcy Ribeiro. Também foram homenageados nomes como, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República, Aureliano Chaves e os ex-senadores e ex-vice-presidentes, Marcos Maciel e José Alencar.

164 ANOS DE MONTES CLAROS

Hoje, 3 de julho, Montes Claros comemora 164 anos, sendo a sexta maior cidade do Estado, com uma população com quase meio milhão de habitantes, que tem em seu entorno mais de 100 cidades, sendo referência para uma população de mais de dois milhões de pessoas.

Montes Claros é o segundo maior entroncamento rodoviário do País, ligando centros como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, por onde transitam diariamente mais de 18 mil veículos, dos quais, cerca de 70% é de transporte de cargas, fazendo da cidade um ponto de ligação e escoamento da produção entre as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O município é servido por rodovias federais e estaduais que permitem ligações com as rodovias BR-040 e BR-116, e pela Ferrovia Centro-Atlântica, ligando a cidade a vários centros do Norte, Nordeste e Sul do País.

Com um Produto Interno Bruto próximo dos nove bilhões, Montes Claros é um polo de desenvolvimento e desempenha importante papel como centro urbano comercial, industrial e de prestação de serviços. São cerca de 54 mil empresas formalizadas, gerando, juntas, mais de 170 mil empregos formais.

Segundo a vice-presidente da Câmara, vereadora Graça da Casa do Motor, todo o potencial apresentado acima requer uma administração pública eficiente, pautada na austeridade, responsabilidade social, responsabilidade fiscal e com transparência.

Em nome da Câmara de Montes Claros, quero agradecer ao prefeito Humberto Souto, à sua equipe gestora, e aos servidores públicos municipais pelo trabalho que vêm desempenhando para facilitar e acelerar a implantação de novos projetos, com menos burocracia, mais incentivos, com segurança jurídica e maior transparência, criando novas oportunidades e novas perspectivas”, pontuou a vereadora.

Álbum de fotos do eventos

_________________________________________________
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br