Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / COVID-19: Vereadores propõem medidas para ampliação do atendimento e orientação à população de Montes Claros

COVID-19: Vereadores propõem medidas para ampliação do atendimento e orientação à população de Montes Claros

por Fernanda publicado 03/03/2021 14h55, última modificação 06/03/2021 14h22

Por Jerusia Arruda

Preocupados com o avanço da pandemia de Coronavírus (Covid-19) no município, que vem registrando alarmante aumento do número de casos de infecção pelo vírus, registro de óbitos e ocupação dos leitos nas unidades hospitalares, vereadores de Montes Claros se reuniram na manhã desta quarta-feira (03/03) para avaliar as medidas que vêm sendo adotadas para o enfrentamento dessa crise sanitária.

Após a reunião, foi elaborado um documento, assinado por todos os vereadores, e encaminhado ao Executivo Municipal com algumas sugestões que poderão contribuir não somente no atendimento aos pacientes, como também na informação e orientação à população.

Entre as medidas elencadas, os parlamentares sugerem que a Secretaria Municipal de Saúde realize um mapeamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na rede privada e avalie a possibilidade de credenciamento para ampliação da rede de atendimento aos pacientes com Covid-19.

Os parlamentares também sugerem que a utilização das estruturas das unidades hospitalares públicas e/ou credenciadas (como blocos cirúrgicos, por exemplo) seja priorizada no atendimento aos pacientes com Covid-19.

O presidente Cláudio Rodrigues explica que essas medidas podem contribuir para ampliação da oferta de leitos. “Entendemos que o momento é grave, que a rede hospitalar está no limite da sua capacidade, e é preciso pensar em medidas alternativas que possam contribuir no enfrentamento dessa crise”, avalia.

No documento, os vereadores também sugerem que seja analisada a viabilidade de incluir uma bonificação à remuneração dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com Covid-19, de forma a garantir sua permanência no Município. A justificativa é de que muitos profissionais estão indo trabalhar em outras cidades, onde há oferta de melhor remuneração.

Por fim, os parlamentares solicitam que a Secretaria Municipal de Saúde dê ampla divulgação dos locais onde estão sendo realizados os testes de Covid-19 e oriente à população quanto aos critérios para acesso ao exame, e que seja feita divulgação diária em relação às portas de entrada para atendimento aos pacientes com Covid-19.

“O momento exige responsabilidade, solidariedade, parceria e colaboração dos gestores públicos, e é isso que estamos fazendo ao reunir o legislativo municipal para discutir e buscar medidas para enfretamento da pandemia. Mas ressaltamos que o envolvimento da população nesse processo é fundamental, ao adotar todas as medidas de segurança e prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde”, conclui o presidente Cláudio Rodrigues.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo