COPA DO MUNDO - Câmara pede ponto facultativo em dia de jogo da Seleção Feminina
Por Stênio Aguiar
A vereadora Ceci Protetora (PP) protocolou um ofício em que solicita ao Executivo Municipal, que seja decretado ponto facultativo no horário dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino durante a Copa do Mundo. A competição será disputada na Austrália e Nova Zelândia, entre 20 de julho a 20 de agosto.
A iniciativa, segundo a parlamentar, visa dar mais visibilidade e incentivo aos esportes femininos, ao mesmo tempo em que oferece às jogadoras a representação igualitária. “É o reconhecimento que elas merecem, propusemos ao Prefeito decretar ponto facultativo nos dias dos jogos. O ponto facultativo é uma medida tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância ao futebol feminino”, destaca a vereadora.
Decisões federal, estaduais e municipais
O governo federal decidiu decretar ponto facultativo nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na competição. A previsão é que a portaria seja publicada amanhã (18), no Diário Oficial da União, de acordo com a Agência Brasil. A decisão de autorizar o ponto facultativo partiu de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, a medida só havia sido adotada no Mundiais masculinos.
Com a flexibilização, servidores poderão se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.
O governo do Distrito Federal e Maranhão também decretou ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante os jogos da seleção brasileira na competição mundial.
A prefeitura de Riacho de Santana (RN), também decretou ponto facultativo nos órgãos da administração municipal nos dias úteis em que o Brasil jogar pela competição. De acordo com o decreto, o ponto facultativo vale das 7h às 12h nos dias de jogos.
A Câmara Municipal de Natal (RN) e de São Paulo (SP), bem como a Assembleia Legislativa de São Paulo também solicitam a publicação do ponto facultativo.
Dias de jogos na primeira fase
A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina acontecerá no dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida correrá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. O segundo jogo será no sábado, dia 29 de julho, contra a França, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.
_____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.