Comissão de Saúde busca soluções para atrasos no atendimento do SAMU
Por Selma Gonçalves
As reclamações da população, quanto aos atrasos no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Montes Claros chegaram à Comissão de Saúde da Câmara Municipal que, na manhã desta quarta-feira (20), realizou a primeira reunião para buscar soluções para o problema.
A presidente da Comissão, vereadora Maria Helena (MDB) explicou que o primeiro passo da comissão será o de levantar as dificuldades encontradas pelo Samu para prestar um serviço com mais agilidade. “Vamos fazer um levantamento da infraestrutura do Samu, ver as condições dos veículos que prestam o atendimento e se estão em bom estado de conservação. O objetivo do Samu é socorrer pessoas em tempo hábil e a demora nesse serviço pode custar vidas. Melhorias serão cobradas intensivamente dos governos estadual e federal. Vamos ver como estão os repasses para os municípios responsáveis e cobrar de quem deve ser cobrado”, disse Maria Helena.
Um dos problemas levantados na reunião foi a retenção de macas nos hospitais. Para o vice-presidente da Comissão, vereador Elair Gomes (MDB), a retenção das macas do Samu e do Corpo de Bombeiros é um fator que acaba prejudicando o serviço.
“O que a gente ouve, muitas vezes, é que a maca está retida no pronto socorro, o que impossibilita o atendimento. Sabemos que a questão da superlotação e a falta de leitos são realidades nos hospitais da nossa cidade que atende toda região até sul da Bahia. Mas precisamos buscar mais rapidez no atendimento à população e é por isso que iniciamos esta discussão. Vamos buscar soluções práticas para esse problema”, informou Elair.
O relator da Comissão de Saúde, vereador Raimundo do INSS (PDT), lembrou que a população precisa ter uma resposta da Câmara. “Vamos buscar reforço junto aos deputados, promotoria, e todos os órgãos públicos para solucionar esse, sério, problema. Ter que esperar entre 30, 40 ou 50 minutos de espera por um socorro não é certo”, destacou o vereador.
A Assessora Técnica das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Montes Claros, Dra Macreidy Valésia ressaltou que o trabalho das comissões é de grande importância para o debate do processo legislativo e a construção de políticas públicas do Município. Ressaltando que “As comissões são órgãos técnicos, constituídos por três vereadores, com a finalidade de estudar e emitir pareceres sobre todos os projetos de lei e demais proposições submetidas às comissões, além de deliberarem sobre as demandas da população, encaminhadas por meio dos vereadores, as quais são discutidas, conforme o caso, em reuniões de trabalho, audiências públicas, solicitação de informações, pareceres e demais diligências necessárias para subsidiar as decisões dos membros das comissões. È notório o trabalho das comissões na qualificação do processo legislativo e nas respostas às demandas da população”, concluiu.
.____________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br