Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita vacinação para o público quilombola

Câmara solicita vacinação para o público quilombola

por Cristine Antonini publicado 29/03/2021 11h40, última modificação 29/03/2021 12h27
Câmara solicita vacinação para o público quilombola

Comunidade Quilombola de Monte Alto / Foto Fábio Marçal

Por Christine Antonini

De acordo com o Ministério da Saúde, indígenas e quilombolas estão na lista de prioridades no Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus. Pensando nesse público-alvo, a Câmara de Montes Claros, através dos vereadores Graça da Casa do Motor (PSL) e Júnior Martins (Cidadania) enviaram ofício à Secretaria Municipal de Saúde para agilizar a imunização das duas comunidades quilombolas existentes na cidade: Monte Alto e Nogueira.

A Câmara de Vereadores está preocupada com a falta de imunização voltada para as duas comunidades reconhecidas, em Montes Claros, como quilombolas pela Fundação Cultural Palmares.

“Enviamos ofício para que a vacina chegue o quanto antes nesses povoados, uma vez que são pessoas carentes e estão expostas diariamente a um possível contágio. A vacinação deverá ser realizada por meio de estratégias específicas a serem planejadas no âmbito municipal”, pontua a vereadora Graça da Casa do Motor.

A comunidade Quilombola dos Nogueira está localizada no bairro Camilo Prates com 59 membros entre crianças, jovens, adultos e idosos. Já a de Monte Alto fica aproximadamente 42 quilômetros da cidade de Montes Claros com 55 famílias, cerca de 250 pessoas.

“A ideia é que esse público seja vacinado nos postos de saúde existentes nas próprias comunidades. A vacinação é o único meio seguro para evitar o contágio com a Covid-19 e assim diminuir o número de infecções que cada dia aumenta na nossa cidade”, afirma o vereador Júnior Martins.

A população indígena e quilombola está escalada para o recebimento desde a primeira fase da campanha, quando divide a etapa com trabalhadores da saúde e idosos a partir de 75 anos. O Governo de Minas aponta que da nova remessa de vacinas que chegaram na última semana, 37% serão destinadas para as comunidades quilombolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no momento estão sendo vacinados idosos a partir de 70 anos e profissionais da saúde. Ainda de acordo com a secretaria, o município não recebeu doses para a imunização de quilombolas e que já solicitou as vacinas ao Governo Federal.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc