Câmara realiza a primeira reunião do ano
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta terça-feira (25), a primeira sessão ordinária do ano de 2023, da 19ª Legislatura. A sessão foi presidida pelo vereador Júnior Martins (Cidadania), novo presidente da Casa legislativa, tendo na ordem do dia a composição das Comissões Permanentes, com a tarefa de analisar e dar parecer nos processos em tramitação.
Após a abertura pelo presidente da Casa, vereador Júnior Martins, a sessão, que contou com a presença de 21 vereadores, iniciou com o pronunciamento individual dos parlamentares que fizeram uma retrospectiva dos trabalhos e conquistas obtidas em 2022.
Os vereadores apresentaram as primeiras demandas deste ano. O presidente Júnior Martins defendeu um novo projeto de pavimentação ao longo da avenida Osmane Barbosa e a reforma e duplicação da ponte que liga os bairros JK e Floresta.
A vice-presidente Maria Helena Lopes (MDB) cobrou mais agilidade por parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e para liberação do maquinário e contratação de patroleiro para atender as reformas das estradas rurais de Canto do Engenho, Claraval, Pradinho Morro Vermelho e outros. Informou, ainda, que estará se reunindo com o procurador do município, Otávio Rocha, para ser melhor esclarecido sobre a manutenção dos serviços de transporte escolar, na zona rural.
O patrolamento da avenida Beija-Flor, no bairro Jardim Primavera, foi a solicitação apresentada pelo secretário da Casa, vereador Igor Dias (União Brasil).
Já o segundo secretário, vereador Wilton Dias (PTB) cobrou serviço de drenagem nas proximidades do Parque Sagarana, no bairro Ibituruna, que durante o período de chuvas provoca inundações nas casas ali localizadas.
A queda de energia na zona rural foi denunciada pela vereadora Graça da Casa do Motor (PSD) que cobrou, ainda, melhor atendimento por parte da Cemig e uma audiência pública para debater sobre o assunto.
A vereadora Ceci (PP) espera que o número de castrações de animais, em 2023, seja ampliado e que possa alcançar três mil, além da luta junto ao município pela construção de uma casa de passagem para abrigá-los.
O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) em seu pronunciamento, se comprometeu a apresentar projeto ao prefeito Humberto Souto para que o município reconheça a dívida da Prevmoc e consiga amortizar para garantir segurança aos aposentados e pensionistas.
Na área de saúde, a cobrança feita pelo vereador Marcos Nem (PSC) foi sobre as cirurgias eletivas. O vereador Daniel Dias (PC do B) reivindica a equiparação do piso nacional de 15%, anunciado pelo Governo Federal, em Montes Claros. Ainda na área de educação, a cobrança da vereadora Iara Pimentel (PT) foi pela realização, neste ano, do concurso público.
O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) cobrou soluções definitivas por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -.DNIT, na cabeceira da ponte do rio Carrapato, BR-365, saída para Pirapora, relacionado a existência de um buraco. Para solucionar o problema, denunciou o vereador: “fizeram uma ’gambiarra’ paliativo”. Ele cobrou, ainda, que seja realizado um serviço de sinalização naquele local, para evitar acidentes, pois serve de entrada e saída de pessoas e veículos.
____
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br