Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza 49ª Edição de Outorga da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 05/07/2021 15h15, última modificação 30/06/2022 14h34

Neste ano, a Câmara homenageou o deputado federal Marcelo Eduardo Freitas

Por JERUSIA ARRUDA

Neste ano, a Câmara Municipal de Montes Claros homenageou o deputado federal Marcelo Eduardo Freitas com a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, a principal honraria do Legislativo, concedida, anualmente, a cidadãos que realmente contribuíram e contribuem com relevantes serviços para o Município. A proposta é de autoria da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Cláudio Rodrigues (presidente), Maria das Graças Gonçalves Dias (vice-presidente) e Stalin Cordeiro (secretário), subscrita pelos demais parlamentares.

Em 2011, a Câmara também concedeu a Marcelo Freitas o Título de Cidadão Benemérito, com Projeto de Resolução de autoria do vereador Cláudio Rodrigues.

A solenidade de outorga da Medalha foi realizada no 03 de julho, no dia do aniversário de 164 anos de Montes Claros, e contou com a participação limitada de amigos e familiares do homenageado, em cumprimento às medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde, devido à pandemia. Mas o público pode acompanhar, ao vivo, pela rede comunicação da Câmara.

Sobre Marcelo Freitas
Genuíno cidadão montes-clarense, nascido no Distrito de Vila Nova de Minas, Dr. Marcelo Freitas, ou Delegado Marcelo Freitas, como é conhecido, tem 45 anos, é casado com Deyslane Freitas, pai de Ana Bela e Christof Rafael Freitas.

No Distrito de Vila Nova de Minas, estudou em escola pública, cultivou amizades que perduram até hoje, e sempre manteve vivo e ativo esse vínculo com a comunidade local, se dedicando a causas sociais, especialmente voltadas para crianças e famílias mais vulneráveis.

É Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, e pós-graduado em Direito Processual e em Direito Público. Essa importante formação foi iniciada na escola pública, e suas conquistas acadêmicas denotam o valor do ensino público e inspiram e incentivam os jovens que acompanham sua trajetória.

Como Delegado Regional da Polícia Federal e Diretor Regional de Combate ao Crime Organizado, Marcelo Freitas coordenou diversas ações de repressão às organizações criminosas, com repercussão nacional e internacional, tendo como principal bandeira o combate à corrupção.

Também é palestrante, escritor, cronista e colunista, com artigos científicos e jornalísticos publicados. É professor da Academia Nacional da Polícia Federal e da pós-graduação lato-sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos da Universidade Federal de Lavras.

Com esse histórico de trabalho em prol da sociedade, a população mineira escolheu Marcelo Freitas para representá-la no Congresso Nacional, onde atualmente exerce o cargo de Deputado Federal por Minas Gerais, tendo sido eleito pelo PSL, partido do qual é Presidente Estadual.

Na Câmara dos Deputados, é o atual Ouvidor-Geral da Casa, membro de diversas Comissões, como Constituição e Justiça e Cidadania; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Minas e Energia; de Reforma do Código de Processo Penal; e da Prisão em Segunda Instância. Foi também o relator da Reforma da Previdência, a maior alteração no texto da Constituição desde 1988.

Deputado atuante, é um dos cinquenta congressistas mais influentes do Brasil, segundo o Portal Congresso Nacional, e é considerado o deputado que mais encaminhou emendas e recursos na história da cidade de Montes Claros.

Homenageados

A outorga da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros iniciou no ano de 1971, e de acordo com o livro de Atas da Câmara Municipal de Montes Claros, o primeiro homenageado a receber a Medalha de Honra Montes Claros, foi o então superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene),  General Evandro Moreira de Souza Lima. Neste ano, foi realizada a quadragésima nona edição de outorga.

Confira a lista dos homenageados com a honraria:

1971: General Evandro Moreira de Souza Lima.
1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto
1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima
1975: General José Lins de Albuquerque
1976: Dr. Aureliano Chaves (Governador de Minas Gerais) e Ney Aminthas de Barros Braga