Câmara quer resposta da Saúde sobre denúncias
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 10 requerimentos na reunião ordinária desta terça-feira (28), entre as solicitações apresentadas, destaque para a audiência pública solicitada pela Comissão de Saúde para debater sobre as denúncias de falta de atendimento clínico, cirúrgico e ambulatorial por parte da rede hospitalar conveniada ao SUS em Montes Claros, no próximo dia 16, às 7h45, no plenário da Casa.
A Casa também realizará outra audiência pública, no próximo dia 10, às 9 horas, que terá como tema: combate a todas as formas de violência contra as mulheres. O requerimento é da vereadora Professora Iara Pimentel (PT).
SAÚDE
A Secretaria de Saúde recebeu cobrança da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), solicitando que seja construída uma sala de vacinação no bairro Santa Rafaela. Também foi solicitado pela vereadora Ceci Protetora (PP) solicitou que sejam instaladas câmeras de segurança nas baias de acolhimento de animais do Centro de Controle de Zoonoses. Em relação o combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores de várias endemias, entre elas a chikungunya, atualmente uma das maiores preocupações da população, a cobrança do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) é de que seja intensificada uma operação mais ampla e agressiva em toda cidade.
INFRAESTRUTURA URBANA
O setor de infraestrutura urbana também esteve na pauta de solicitações, como a feita pelo vereador Leãozinho (Patriotas) que reivindica do executivo a doação de terreno para a construção de uma praça, localizado na rua Antônio da Conceição (ao lado da igreja nova) no bairro Vila Sion. Já o vereador Igor Dias (União Brasil), a cobrança é pela realização de operação tapa buracos em toda a extensão dos bairros Jardim Primavera e Canelas. A solicitação da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena de Quadros Lopes foi pela construção da praça dos Jatobás, atendendo pedido dos moradores do entorno da mesma.
TELEFONIA MÓVEL
A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) pediu que a Câmara envie ofício ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, solicitando a ampliação do serviço de telefonia móvel, para a região rural do município.
SERVIDORES
O pedido do vereador Wilton Dias (PTB) foi em atendimento aos servidores públicos. Que o Executivo realize um estudo de viabilidade para criar um abono como forma de compensação do desconto sobre 1/6 (um sexto) do salário, conforme portaria N° 10 de 13 de fevereiro de 2023.
PROJETOS APROVADOS
A Câmara Municipal de Montes Claros também aprovou na manhã desta terça-feira (28) dois projetos do executivo. Um deles, altera a lei complementar nº 40 de 2012 que cria cargos comissionados. O segundo, de número 2, de 10 de fevereiro deste ano, que altera o artigo 98 da lei complementar nº 8 de 2006. Trata das contribuições dos servidores ativos e inativos e pensionistas vinculados ao Prevmoc. Pela alteração, as contribuições do ente e dos servidores ativos, inativos e pensionistas e os recursos vinculados ao Prevmoc somente poderão ser utilizados para fins previdenciários, ressalvadas as despesas administrativas.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br