Câmara presta homenagem à Escola Dulce Sarmento
Por Cássia Soares
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa segunda-feira (16/12), sessão especial em comemoração aos 60 anos de fundação da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Daniel Dias (PCdoB) e contou com a presença de autoridades civis, políticas, educadores, alunos e egressos da instituição.
Em pronunciamento, o parlamentar destacou que a professora Dulce Sarmento foi um exemplo de inclusão social e responsável por diversas transformações na educação, ressaltando a ampla variedade de cursos oferecidos ao longo da história do educandário. Enfatizou, ainda, a importância da instituição em sua formação pessoal, ao recordar que, nela se envolveu com o movimento estudantil e desenvolveu seu espírito de liderança. “A educação transforma vidas e eu sou um exemplo disso. A Escola Dulce Sarmento é um verdadeiro lar de aprendizado, com profissionais preparados para transformar a sociedade”, afirmou Daniel Dias.
A ex-diretora da escola, Nilva Vilas Boas, recordou sua trajetória de 33 anos junto à instituição destacando a evolução do ensino, os avanços tecnológicos e a conquista de parcerias para estágios remunerados em importantes empresas da cidade. A professora fez um apelo para que educadores e autoridades políticas não deixem que a escola perca sua relevância social e sua continuidade.
O prefeito de Claro dos Poções, Marcelino de Oliveira Neto, ao representar os egressos da unidade de ensino, enfatizou a importância da instituição, não apenas para alunos de Montes Claros, mas também para aqueles que vêm de cidades de todo o Norte de Minas.
A atual diretora, Patrícia Alves, ressaltou que a celebração dos 60 anos de fundação da Escola Dulce Sarmento reflete o impacto positivo na vida de muitos educandos e educadores. A pedagoga destacou que é por meio da educação que se pode construir um mundo melhor e enfatizou o protagonismo juvenil defendido pela instituição, como uma maneira de influenciar a comunidade, a cidade e o país.
A vice-presidente da Casa Legislativa, Maria Helena (MDB), que presidiu a solenidade, encerrou a sessão recordando a atuação do professor Hamilton Lopes e os desfiles da fanfarra promovidos pela escola. “A fanfarra é um patrimônio cultural da nossa cidade. Precisamos lutar pela continuidade do trabalho realizado pela Escola Dulce Sarmento”, concluiu a parlamentar.
Escola Professora Dulce Sarmento
Fundada em 1964, a Escola Estadual Dulce Sarmento é uma das mais tradicionais de Montes Claros, oferecendo turmas de ensino fundamental, ensino médio e também do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc