Câmara presta homenagem à Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata
Por Rayhanne Tallis
Na manhã desta sexta-feira (21), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou Sessão Especial em homenagem à Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Iara Pimentel (PT) e contou com a participação dos parlamentares, autoridades, familiares e membros da Congregação.
A proponente relembrou o momento de chegada da Congregação ao Brasil, a trajetória das irmãs e o papel social realizado por elas. “A Congregação tem uma missão fundamental em nossa cidade, desenvolve um trabalho de amor, dedicação e muita fé. Oferece as famílias em situação de vulnerabilidade o acolhimento e a oportunidade de aprender”, ressaltou.
Ainda em sua fala, a parlamentar diz se emocionar com a dedicação genuína que essas irmãs têm com a vida espiritual, mais do que isso, ao ver o poder que essa dedicação tem em transformar realidades de mulheres e crianças do município, principalmente no bairro Maracanã. Descreve a luta das Irmãs diante de todos os cenários e a força de um projeto desenvolvido por mulheres, que há mais de séculos continua firme.
A Irmã Inácia Urias, uma das fundadoras do projeto, agradeceu em nome de toda Congregação pelo reconhecimento do trabalho e por todo apoio do povo de Montes Claros. Ressalta as contribuições e doações que recebem para sobrevivência do projeto, que com o apoio de toda comunidade e com muita esperança o trabalho continua em prol das famílias vulneráveis.
Kátia Silva, representante do projeto Aquarela, expressou sua profunda gratidão pelo serviço educativo oferecido às crianças através do Centro Comunitário das Irmãs Dominicanas. Em suas palavras, ela agradeceu pelo trabalho dedicado, pela existência da instituição e pelo cultivo do amor entre as crianças. Kátia enfatizou que as crianças estão sendo educadas para a vida e encorajadas a seguir o caminho do bem.
O segundo-secretário, Wilton Dias (Avante), expressou sua admiração e reconhecimento pelo trabalho das Irmãs Dominicanas na comunidade, destacando o trabalho no bairro Maracanã, na qual faz parte da evolução e história da comunidade. Destacou que essas mulheres são exemplos de serviço, solidariedade e esperança.
Histórico
A Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata foi fundada por São Francisco Coll cm 15/08/1856. No Brasil, aconteceu a chegada de 12 irmãs, as quais foram direcionadas para dois estados. Quatro irmãs foram para Belo Horizonte (no Glória), quatro pararam no Espírito Santo em Mantenópolis, onde permaneceram durante pouco mais de um ano e quatro vieram para Montes Claros-MG (bairro Maracanã). Aqui na cidade, desenvolveram um trabalho importante no acolhimento e sustentabilidade social às mulheres e suas famílias no bairro Maracanã. Atualmente, continuam realizando importantes ações no bairro Santa Rafaela.