Câmara pede instalação de UPA na região Norte
Por Selma Gonçalves
Os vereadores de Montes Claros, aprovaram na reunião ordinária desta terça-feira (15), dezesseis requerimentos, entre eles a solicitação de construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região Norte de Montes Claros, composta pelos bairros do Grande Renascença, Grande Vilage e Grande JK.
Para o presidente da Casa Legislativa Junior Martins (Cidadania), autor do requerimento, e o vereador que subscreveu o documento, vereador Aldair Fagundes (Cidadania), a construção da UPA Norte será de suma importância porque vai descentralizar o atendimento de urgência e emergência, tirando a sobrecarga dos hospitais. A exemplo da UPA do Chiquinho, que desafogou sobremaneira o serviço nos hospitais mas também já está sobrecarregado, a distribuição de Unidades de Pronto Atendimento na cidade pode agilizar e melhorar o atendimento na área da saúde.
Também na área de assistência à saúde da população, o requerimento nº 338 apresentado pelo vereador Aldair Fagundes e Edmílson Bispo (PSD) pediu que a Casa Legislativa encaminhe ofício ao Deputado Federal Marcelo de Freitas solicitando apoio para viabilização de implantação de Base de apoio do SAMU na Região do Grande Santos Reis.
Aldair Fagundes explicou que como o Samu está no Delfino Magalhães a demora é grande para atender um chamado no Grande Santos Reis, principalmente no horário de pico, e isso coloca em risco a vida das pessoas. De acordo com o parlamentar já houve, no passado, uma movimentação no sentido da descentralização do Samu mas foi interrompida e, por isso, o assunto está sendo retomado, já que o Grande Santos Reis abrange mais de 30 bairros.
Transporte Gratuito
O Vereador Odair Ferreira (Solidariedade) apresentou requerimento nº 332 solicitando a possibilidade de implantar um transporte especial destinado a pessoas inscritas no CadÚnico que necessitam realizar consultas, exames, tratamentos e ou cirurgias com agendamento confirmado. A proposta é integrar a solicitação ao projeto de Transporte Sanitário Eletivo, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Montes Claros.
Para o vereador Odair Ferreira o requerimento visa beneficiar toda a população que não tem condições financeiras para pagar um transporte e se deslocar de sua casa para fazer exames, consultas, cirurgias nos locais destinados pela Secretaria de Saúde, além fortalecer o programa de atendimento na cidade.
Plano de promoção de servidores
No requerimento nº 329, a vereadora Professora Iara Pimentel (PT), apresentou anteprojeto de Lei que "Altera o regime de progressão e promoção da Lei Municipal n.° 3.174 de 2003 – Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores Públicos do Poder Executivo e do Município de Montes Claros", para que seja reenviado à Casa Legislativa, como Projeto de Lei, no intuito de garantia da valorização dos servidores públicos municipais. De acordo com a parlamentar, hoje a promoção acontece somente com dez anos de exercício do servidor e se o mesmo não tiver 90 dias de atestado médico. Pela proposta apresentada, a promoção acontecerá a partir de três anos e com a punição do atestado suspensa ou seja, os dias que o servidor ficou parado por questão de saúde passarão a ser contados.
Trânsito
O vereador Elair Gomes (MDB) solicitou, através do requerimento nº 334, providência em estudos técnicos para instalação de um redutor de velocidade na Avenida Ruy Duarte Pinto, em frente ao número 514, no bairro Belvedere, devido o alto índice de acidentes e excesso de velocidade
O parlamentar Valdecy Contador (Cidadania) apresentou requerimento nº 335 solicitando a construção com urgência de Trincheira no Trevo da Cowan, localizado na Av. Governador Magalhães Pinto no bairro Alcides Rabelo. Valdecy Contador acredita que a trincheira poderá diminuir o índice de acidentes.
A vice-presidente da Câmara, Maria Helena Lopes (MDB) solicitou, pelo requerimento nº 339, reiterando o requerimento de nº 81 de 2019, a Construção de uma ponte na Avenida José Corrêa Machado próximo à Rua São João, no bairro Todos os Santos.
A vereadora Julinha da Pastoral (PODE) apresentou o requerimento nº 341 solicitando ao executivo e MCTrans estudo técnico de viabilidade para implantação de faixas elevadas em frente a Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar, localizada à Rua Antônio Moreno nº 285 e Rua João Ferreira nº 119 – Bairro Santa Eugenia, e Escola Municipal Jair de Oliveira localizada à Rua Celestino Ferreira nº 326 e Rua Sinval Pereira Fialho nº 948 – Bairro Jardim Eldorado.
Raimundo do INSS solicitou, através do requerimento nº 343, a instalação de semáforo na Rua Juca Prates, bairro Centro. O vereador destacou que a implantação do semáforo vai melhorar o tráfego e diminuir o risco
Lazer e esporte
O parlamentar Reinaldo Carrapicho (PRB) pediu, no requerimento nº 337, a instalação de uma acadêmia ao ar livre na Comunidade de Vaca Morta.
Cláudio Rodrigues(REDE),em seu requerimento nº 340, solicitou estudo para a construção de um Parque ou uma Praça no terreno público do antigo Horto Municipal localizado entre a Rua do Cruzeiro/ Av. Nossa Senhora de Fátima e a Av. Manoel Caribé Filho no Bairro Maracanã.
O vereador Cláudio Rodrigues destaca que sugeriu a área que já é arborizada e está na entrada do bairro Maracanã, seja incluída no plano de gestão do município que é a criação de parques e construção de praças. O parlamentar explica que a população espera uma benfeitoria no local e, por isso, sugeriu ao prefeito Humberto Souto e vice Guilherme o estudo de viabilidade para a construção de um parque ou praça no local, o que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores que vão ter um local para a prática de esporte e lazer.
Saneamento básico e Desenvolvimento Social
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) cobrou, através do requerimento nº 336, intervenção na rede de esgoto da rua Mármore, localizada no bairro Monte Carmelo II. O oficio, aprovado por unanimidade será encaminhado à COPASA.
O parlamentar Daniel Dias (PCdoB) sugeriu, no requerimento nº 344, envio de ofício ao prefeito Humberto Guimarães Souto e ao secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, solicitando que o Município de Montes Claros-MG faça a adesão ao novo Programa Minha Casa, Minha Vida, para atender as necessidades de moradia digna das pessoas com baixa renda, carentes, inscritas nos programas sociais do Governo Federal. O parlamentar solicita também que seja reaberto o cadastro para levantamento da real necessidade de demanda habitacional do município de Montes Claros, e, posteriormente, ampla divulgação do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O vereador Igor Dias pediu, em seu requerimento nº 330, a inclusão das formas de pagamento digital, tais como pix, QR code e transferência eletrônica, nos pagamento da tarifa de serviço de transporte coletivo, no município de Montes Claros.
Homenagens
A vereadora Ceci Protetora (PP)- solicitou, no requerimento nº 330, que a reunião do dia 14 de setembro de 2023 seja transformada em Sessão Especial com o objetivo de homenagear os 10 anos do "Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira – (HCMR) e ainda, que seja transferido o horário para 19:00 horas.
O presidente Júnior Martins no requerimento nº 331 pediu que seja transformada em Reunião Especial a reunião do dia 31 de agosto de 2023 e transferida para 19 horas, para concessão de Título de Cidadão Benemérito ao advogado trabalhista Nestor Rodrigues da Silva Neto.
_________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br