Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal amplia rede de comunicação com o cidadão

Câmara Municipal amplia rede de comunicação com o cidadão

por Admin publicado 20/01/2021 17h55, última modificação 20/01/2021 18h29

Por Jerusia Arruda

Nesta semana, a Câmara Municipal de Montes Claros voltou a transmitir as reuniões no plenário pela TV Câmara, no canal digital 5.3. Com o sinal aberto, a população poderá acompanhar as reuniões ordinárias, reuniões especiais e audiências públicas, tudo em tempo real.

A TV Câmara de Montes Claros integra a rede legislativa de rádio e televisão, que reúne 83 emissoras legislativas. São 60 canais de televisão e 15 de rádio, que alcançam mais de 80 milhões de cidadãos, nas regiões metropolitanas e no interior de país. A TV Câmara dos Deputados pode ser acessada pelo canal 5.1, a TV Assembleia de Minas Gerais pelo canal 5.2, a TV Câmara de Montes Claros pelo canal 5.3, e a TV Senado pelo canal 5.4.

O presidente Câmara Municipal, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) explica que o principal objetivo da TV institucional é dar transparência aos trabalhos do poder legislativo e aproximar o cidadão da atuação parlamentar. “A TV Câmara é um importante canal de comunicação do poder legislativo direto com a população. E nesses tempos em que a informação circula com tanta velocidade, manter uma comunicação transparente, direta e em tempo real contribui para melhor informar o cidadão e evitar distorções e notícias falsas”, avalia.

Cláudio Rodrigues explica que para manter uma programação diária, a Câmara Municipal vai estabelecer parcerias com outras instituições públicas, para gerar conteúdos de interesse do cidadão montes-clarense. “A prioridade será a atividade legislativa, mas a emissora também vai estabelecer parceria com o Executivo municipal, universidades e demais órgãos e instituições públicas para produzir conteúdos de interesse e relevância para o cidadão”, planeja.

Comunicação em rede

Uma das prioridades da nova legislatura da Câmara Municipal é ampliar e melhorar o acesso às informações e dar mais transparência aos atos legislativos. “Para isso, estamos modernizando a estrutura e ferramentas, de forma que o cidadão possa acompanhar o trabalho da Câmara”, completa o presidente.

O primeiro passo foi firmar uma parceria com a Interlegis, braço do Senado Federal que auxilia na modernização e transparência das câmaras municipais e capacita servidores e vereadores. A parceria possibilitou a implantação de um novo portal, que já está no ar e os conteúdos estão sendo atualizados.

Até o final de janeiro estarão disponíveis no novo portal, informações sobre o perfil parlamentar; registro de presença, cadastro de sessões e atas das reuniões no plenário; ordem do dia; registro das reuniões das Comissões; publicação dos projetos e requerimentos em tramitação e composição de todas as legislaturas da Casa, de 1832 a 2024. No portal também serão transmitidas, ao vivo, as reuniões no Plenário.

O segundo passo foi restabelecer o funcionamento do painel eletrônico e dos terminais de votação e cadastramento biométrico, além da melhoria de toda a estrutura técnica do audiovisual do Plenário.

Também foi firmada uma parceria com a Rádio Terra Montes Claros para transmissão das reuniões no Plenário. As reuniões são transmitidas na sintonia 760 AM e pelo site: https://www.radio-ao-vivo.com/radio-terra-am

Interação

Além de acompanhar os trabalhos legislativos, a rede de comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros também possibilita que o cidadão participe, interaja e opine. Isso porque as transmissões ao vivo do Canal 5.3 também são feitas, simultaneamente, pelo canal da TV Câmara no YouTube, possibilitando que o cidadão envie comentários no chat, que posteriormente são lidos e, se necessários, respondidos pela assessoria de comunicação da Casa.

As informações nas redes sociais também são atualizadas diariamente, e os comentários dos seguidores são respondidos tempestivamente.

O trabalho dos parlamentares pode ser acompanhado acessando os canais do Legislativo: www.montesclaros.mg.leg.brwww.facebook.com/camaramoc, www.instagram.com/camara_moc e no canal da TV Câmara Montes Claros no YouTube.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Instagram: www.instagram.com/camara_moc