Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara lança o livro dos 190 anos de sua instalação

Câmara lança o livro dos 190 anos de sua instalação

por Athur Jr publicado 16/12/2022 12h25, última modificação 07/10/2024 19h45

Por Arthur Amorim Jr.

A sessão especial da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (15) foi marcada pelo lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros: de 1832 a 2022” e a outorga do título de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Laurindo Mekie Pereira e Filomena Luciene Cordeiro Reis e, da placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite. O evento contou com vereadores, ex-vereadores, e familiares de ex-vereadores que receberam um exemplar do livro. A sessão que integra a programação especial em comemoração dos 190 anos de instalação da Câmara Municipal de Montes Claros, contou ainda com uma apresentação musical do Coral Arauto do Evangelho.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) classificou a importância desta sessão, como um marco para o legislativo montes-clarense, com o lançamento do livro que retrata à sua memória e uma parte da história política do município, em 190 anos. “É uma honra fazer parte deste momento e do lançamento deste livro, que nasceu através do sonho de servidores e da Câmara, com apoio de todos os 23 vereadores desta Casa. Importante destacar a atuação e a contribuição dos servidores do Arquivo Público Ivan José Lopes, aqui representado por Werley Pereira de Oliveira, que participaram da organização do livro com os nossos homenageados, os professores, Laurindo Mekie Pereira e Filomena Luciene Cordeiro Reis, o artista plástico e cartunista Márcio Leite. — O livro além de ser um resgate história da política municipal, nos incentiva a conferir a nossa memória afetiva.”

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) parabenizou a Câmara pelos 190 anos e o resgate histórico que está realizando através do lançamento do livro. “Sou grato por fazer parte da história da Câmara Municipal e ter sido um dos seus presidentes, participando de um momento histórico também, quando organizamos a Lei Orgânica do Município. Só estou deputado hoje, porque um dia fui vereador desta Casa. Por isso, a minha gratidão a esta Casa e ao povo de Montes Claros.”

Representando os servidores do Arquivo Público Ivan José Lopes, Werley Pereira de Oliveira, revelou que este projeto o resultado de um trabalho elaborado e pesquisando há dois anos, entretanto ele foi pensado desde 2010. “Este resgaste histórico de 1832 a 2022, nasceu no coração de Maria Dalva Souto. Sentamos e estruturamos o projeto e apresentamos à presidência da Casa e recebemos o aval para a sua realização. Foi um trabalho árduo, mas gratificante de colocar a história no papel. A história fica, se paramos, refletimos, criticamos e põe no papel.”

O cartunista e artista plástico Márcio Leite que recebeu a placa de Mérito Cultural Cândido Canela, através de proposição do vereador Aldair Fagundes (Cidadania), agradeceu a homenagem e por ser convidado para fazer parte do projeto dos 190 anos da Câmara, através da ilustração da capa do livro. “Estou muito feliz, já ganhei muitos prêmios, mas na casa da gente é mais emocionante. Foi importante ter passado pela imprensa montes-clarense, pois tive a oportunidade através dos meus traços retratar vários personagens da vida política. Foi um prazer fazer parte desta história e de ter sido convidado para ilustrar a capa do livro. Procurei homenagear a todos usando todos os elementos da política e da sociedade e da bandeira do município.”

O professor Laurindo Mekie Pereira, natural de Bocaiuva, que recebeu o título de Cidadão Honorário, comemorou a homenagem e por fazer parte do projeto do livro. Agradeceu ao presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues, autor da proposição que conferiu o título, e aos seus pais pelos ensinamentos. Dedicou a conquista à esposa e às duas filhas. Destacou o interesse e a disponibilidade dos servidores do arquivo público Ivan José Lopes na disponibilização das informações. “Sem arquivo não há história e a Câmara colabora com o público colocando à disposição este livro que retrata toda sua trajetória política nos seus 190 anos.”

A professora Filomena Luciene Cordeiro Reis, natural de Ibiaí, também homenageada com o título de Cidadã Honorária, participou do projeto do livro. Em seu discurso ela afirmou que: “o momento é de gratidão, esta homenagem e uma coletiva do que fiz nas minhas vivências e convivências. Depois da labuta e da luta é na família que a gente é abraçada, para novamente fazer o trabalho. Eu acredito que esta homenagem é o reconhecimento por eu ter realizado um trabalho bem-feito. O livro é a reunião de documentos que constituem em peças e que dizem sobre a nossa história e o que elas representam para nós.

SOBRE O LIVRO

O livro foi produzido pela equipe técnica do Arquivo Público Vereador Ivan José Lopes, e também contou com apoio e parceria da Universidade Estadual de Montes Claros — Unimontes, através da professora Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis e do professor Dr. Laurindo Mekie Pereira. A edição do livro também contou com a colaboração do artista plástico e cartunista Márcio Leite, que gentilmente produziu a arte da capa; dos familiares e amigos dos vereadores que cederam as fotografias que ilustram a edição; e do empenho e participação da equipe técnica e assessoria da Câmara.

Além das informações sobre a composição das legislaturas ao longo dos 190 anos da Câmara, a publicação também traz registros de eventos históricos, tais como a criação da Câmara e elevação do Arraial das Formigas a Vila; o fechamento das câmaras legislativas no período de 1930 a 1947, no governo de Getúlio Vargas; a conquista da independência político-administrativa de Montes Claros; a instituição do “Dia do Município”, comemorado anualmente em 16 de outubro, e do “Dia da Cidade” que tem como data comemorativa o dia 3 de julho; a elaboração da Lei Orgânica do Município, dentre outros fatos marcantes da história de Montes Claros.

A primeira edição do livro teve tiragem de 1000 exemplares, que serão distribuídos para as bibliotecas públicas e escolas do município, facilitando a pesquisa e o acesso às informações à comunidade estudantil e acadêmica, e para todos os interessados em conhecer sobre a história parlamentar de Montes Claros, que passam a contar com mais uma ferramenta de pesquisa.

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo