Câmara homenageia a Ordem Premonstratenses pelos 900 anos
POR CHRISTINE ANTONINI
A Câmara Municipal de Montes Claros, através de iniciativa do vereador Aldair Fagundes (Cidadania), promoveu nesta quinta-feira, 23/12, sessão especial em homenagem aos 900 anos da Ordem Premonstratenses, da Igreja Católica. Em Montes Claros a ordem foi fundada há 117 anos, a pedido de Dom Joaquim Libério de Souza, bispo de Diamantina.
O vereador Aldair que já foi seminarista premonstratenses, lembrou do tempo que fez parte da ordem, tendo a oportunidade de seguir os princípios como honestidade, seriedade, caridade e amor ao próximo. “O tempo que fiquei na Ordem transformou meu olhar perante a comunidade e me deu base para ter cuidado especial com a humanidade”, enfatizou o parlamentar.
Durante a sessão, membros da Ordem e representantes da comunidade católica parabenizaram os sacerdotes. A líder rural de Pau D’Óleo, Francisca Mendes, ressaltou o trabalho do padre João Batista Lopes, que foi o responsável por evangelizar o povoado. Segundo ela, além de catequizar os moradores, os premonstratenses colaboraram com o desenvolvimento de Pau D’Óleo.
O padre Geraldo Magalhães Zuba contou um pouco sobre a história da Ordem, ressaltando os feitos realizados em Montes Claros. Entre eles, a fundação dos colégios Imaculada Conceição e São Norberto, teatros, museus e jornal que deu voz à comunidade.
O padre João Batista Lopes, que foi 1° Prior da Ordem Premonstratenses de Montes Claros, pontuou que o principal objetivo da ordem é aproximar as famílias e unir as comunidades para que sempre estejam ricas na fé.
Em sua fala o atual Prior da Ordem, Michel Júnior Valério,lembrou que ao celebrar os 900 anos da ordem, ressalta a necessidade de dar continuidade ao trabalho de São Norberto, com novas vocações, mas na mesma fé e com os mesmos princípios.
SOBRE A ORDEM
A Ordem dos padres ou monges de batina branca, fundada na França no ano de 1.121, chegou a Montes Claros há 117 anos, a pedido de Dom Joaquim Libério de Souza, bispo de Diamantina, a qual pertencia a atual região de Montes Claros.
À época, havia na região a falta de padres que se dedicassem à pregação do Evangelho, e os Premonstratenses vieram para dar auxílio espiritual às pessoas que ansiavam em se aproximar do amor de Deus.
Foram muitas dificuldades enfrentadas pelos missionários, que desconheciam nosso idioma, as carências financeiras e econômicas, e também o contato com as lideranças políticas e religiosas. Desde então, os religiosos Premonstratenses vêm trazendo auxílio espiritual, educativo e cultural para Montes Claros e para todo o Norte de Minas.
______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br