Câmara entrega Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Doutor João Lúcio da Silva
POR FERNANDA AQUINO
A Câmara de vereadores de Montes Claros homenageou, nesta quinta-feira (27), com a entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros, o Juiz do Trabalho aposentado Doutor João Lúcio da Silva.
A proposta foi apresentada pelo vereador Valdecy Contador (Cidadania), que justificou que esta foi uma forma Câmara reconhecer os relevantes trabalhos prestados ao município pelo homenageado. “Sinto me honrado em ser o autor desta homenagem, a nossa cidade precisa de pessoas como o Doutor. João Lúcio, que pelo exemplo e pela prática constrói uma jornada digna a ser seguida”, comentou o parlamentar.
Fernando Henrique, filho do homenageado, registrou a sua emoção em representar os familiares. Segundo ele, sem o amor ao trabalho e aos estudos, ninguém conquista nada. “Fomos criados com uma pequena biblioteca em casa e com a missão de diariamente tirar um tempo do nosso dia para a leitura. Outro ensinamento do meu pai, foi a simplicidade e solidariedade, meu pai nunca deixou de atender quem quer que fosse, sempre esteve disposto a ajudar, e fez o que pôde por todos os seus irmãos e filhos. Aprendemos com ele a importância de encarar o trabalho com dedicação e oração, trabalhando bem, você agrada a Deus”.
Doutor João Lúcio externou o seu agradecimento pela homenagem, assinalando que a sua caminhada pela vida pública teve início na Câmara Municipal de Itaguara, sua terra natal. Disse ainda que, atualmente na condição de septuagenário, imaginava já ter concluído a sua biografia, e que foi surpreendido com a notícia que havia sido escolhido para integrar a nobre galeria dos cidadãos honorários de Montes Claros. “Se já amava esta terra, amo muito mais agora, que passo a ostentar a condição, de cidadão honorário”, finalizou.
O presidente da casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), expôs que foi com muita honra, que a Câmara Municipal inclui esse importante título de Cidadão Honorário a essas muitas honrarias, traduzindo o reconhecimento e a gratidão do povo de Montes Claros ao trabalho do Doutor João Lúcio da Silva. Acrescentou ainda que é sempre motivo de grande satisfação homenagear os cidadãos que contribuem com seu trabalho para o desenvolvimento da cidade.
O homenageado
O juiz do trabalho aposentado João Lúcio da Silva, tem sua trajetória de vida marcada pela contribuição para o município, em diferentes frentes de atuação.
Na Educação, contribuiu como professor e diretor da Escola Estadual Polivalente, unidade de ensino que ajudou a implantar.
Como Delegado Regional de Ensino em Montes Claros, contribuiu para fortalecer e qualificar as unidades escolares e equipes de trabalho nos municípios sob jurisdição da Delegacia, melhorando tanto o ensino quanto o atendimento e as estruturas das escolas.
Ajudou a implantar o ensino médio (na época o segundo grau) em várias escolas estaduais de Montes Claros e região, e viabilizou o acesso às consultas oftalmológicas para alunos carentes das escolas públicas da região.
Como magistrado, tem uma longa folha de serviços prestados, como Juiz do Trabalho, sendo o titular da Terceira Vara do Trabalho, e Diretor do Foro de Montes Claros, sendo protagonista na mobilização para aquisição do terreno e construção da sede da Justiça do Trabalho, no bairro Ibituruna.
O resultado dessa trajetória profissional, como educador, dirigente educacional e magistrado foi reconhecido através das muitas homenagens e honrarias a ele concedidas por vários municípios da região.
• Coordenação Regional do Congresso Mineiro de Educação (1983);
• Nome de Expressão de 1983 – Diário de Montes Claros (1984);
• 1ª Reunião do Conselho Estadual de Educação no interior do Estado
(1985);
• Personalidade do ano - Jornalismo Social – Theodomiro Paulino (1987);
• Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais (1988);
• Carta do Bispo Dom Geraldo Magela de Castro (1989) destacando os
serviços prestados à educação do Norte de Minas e outras considerações.
• Honra ao Mérito – Conselho Estadual Juventude
• Medalha Professor Raymundo Cândido, concedida pela 11ª Subseção da
OAB/MG (2017);
● Cidadão Honorário de Jequitaí (1984);
● Cidadão Honorário de Coração de Jesus (1986);
• Cidadão Honorário de Monte Azul (1988);
• Cidadão Honorário de Pirapora (1988);
• Cidadão Honorário de Claros dos Poções (1989);
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br