Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara é homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

Câmara é homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

por Jerusia Arruda publicado 22/06/2021 13h20, última modificação 22/06/2021 14h54
Câmara é homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

A medalha é a maior honraria concedida da Polícia Militar e foi compartilhada pelos parlamentares e servidores da Casa legislativa

Por JERUSIA ARRUDA

Em solenidade comemorativa do aniversário de 246 anos, realizada na manhã desta terça-feira (22/06), em Montes Claros, a Polícia Militar de Minas Gerais homenageou a Câmara de Vereadores com a Medalha Alferes Tiradentes, a maior honraria concedida pela corporação. A medalha foi entregue pelo Comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Wanderlúcio Ferraz dos Santos, ao presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus.

“A Câmara Municipal de Montes Claros e a corporação militar, através da 11ª RPM, vêm, juntas, escrevendo importantes capítulos da história de Montes Claros, e, hoje, tenho a felicidade e a honra de receber essa homenagem, em nome de cada servidor, de cada parlamentar que, ao longo desses anos, contribuiu com seu esforço e dedicação para construir essa história de desenvolvimento e transformação da nossa cidade”, destaca o vereador Cláudio Rodrigues.

O coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, comandante da 11ª Região da Polícia Militar, explica que a Medalha Alferes Tiradentes se constitui na principal comenda da corporação, e tem o objetivo de distinguir e homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à Polícia Militar e à sociedade. Ao representar os interesses da população perante o poder público, zelar e vigiar pela correta aplicação dos recursos e das leis, a Câmara Municipal tornou-se merecedora dessa honraria, e queremos demonstrar gratidão e respeito ao trabalho e atuação dos 23 vereadores-guerreiros que a compõem”, justifica.

Após a solenidade de outorga, o presidente Cláudio Rodrigues apresentou a honraria no Plenário da Câmara, onde reiterou que a homenagem é dedicada a todos os servidores, ativos e aposentados, aos vereadores e ex-vereadores.

A MEDALHA
A Medalha Alferes Tiradentes, instituída pelo Decreto Estadual 29.774, de 17 de julho de 1989, é a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, a comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se, ao fundo, a figura do Alferes Tiradentes e uma visão panorâmica de Ouro Preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, unidade da qual se originou a Polícia Militar de Minas Gerais.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc