Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Montes Claros inicia posse e definição de cargos das Comissões Permanentes

por Admin publicado 07/01/2021 16h25, última modificação 07/01/2021 16h31

A Câmara Municipal de Montes Claros iniciou, nesta quinta-feira (07), a posse e definição dos cargos das Comissões Permanentes. Compostas na primeira sessão ordinária do ano, as Comissões Permanentes têm por objetivo estudar e emitir pareceres sobre os assuntos submetidos a seu exame, servindo seus pareceres de base para as discussões e votações de proposições, durante os dois anos de mandato da Mesa Diretora.

As Comissões são formadas por três membros efetivos, sendo um presidente, um vice-presidente e um relator, e membros três suplentes, que substituem os efetivos em suas faltas e impedimentos.

Eleita presidente da Comissão de Saúde, a vereadora Maria Helena (MDB) destaca que o grande desafio à frente é o enfrentamento da pandemia de coronavírus. “Nesse momento, a participação efetiva da Câmara Municipal é fundamental. Precisamos acompanhar as estratégias e ações da secretaria municipal de Saúde, monitorar os índices relativos à pandemia em nossa cidade, as ações que as comunidades nos apresentam, as dificuldades que estão enfrentando, de que maneira podemos dialogar com o Executivo Municipal nesse enfrentamento, e também acompanhar a vinda da vacina, que é um momento de grande esperança para todos nós”, planeja.

O vereador Daniel Dias (PCdoB), eleito presidente da Comissão de Educação, também destaca a pandemia como um grande desafio. “Na última Legislatura também integrei a Comissão de Educação, inclusive como presidente nos dois últimos anos, e infelizmente tivemos grandes desafios devido à pandemia. O principal setor afetado pela crise foi a educação, mas ainda assim, conseguimos fazer importantes apontamentos. Essa Comissão é uma das mais importantes da Casa, por aqui passam importantes matérias, e nesta Legislatura, como a meta principal, vamos trabalhar solicitando ao Executivo que possa encaminhar para a Casa Legislativa o plano de carreiras dos profissionais da educação, principalmente do magistério, que já está elaborado, hoje na Procuradoria, aguardando o parecer do Senhor Prefeito, e também discutir os cargos técnico-administrativos da educação, que também precisam de um plano de carreira”.

Daniel Dias ressalta que além da pandemia, a Comissão terá outros desafios. “Tenho certeza de que a correta fiscalização dos recursos pela Câmara Municipal, especialmente do Fundeb, é muito importante para ajudar a ter uma educação de qualidade. Essa comissão não vai se furtar de seu trabalho, com a participação de todos os seus membros. Temos que unir todos os que têm interesse em contribuir para defender essa bandeira que é da Casa, de todos os mandatos.”, completa.

Nesta quarta-feira, foi dada posse e definidos os cargos para as seguintes comissões:

Serviços Públicos Municipais

Presidente: Rodrigo Cadeirante (Rede)

Vice-presidente: Marlus do Independência (PT)

Relator: Valdecy Contador (Cidadania),

Denominação de Vias e Logradouros Públicos

Presidente: Soter Magno (PSD)

Vice-presidente: Reinaldo Carrapicho (Republicanos)

Relator: Igor Dias (PSL)

Saúde:

Presidente: Maria Helena (MDB)

Vice-presidente: Raimundo do INSS (PDT)

Relator: Odair Ferreira (Solidariedade)

Presidente: Daniel Dias (PCdoB)

Vice-presidente: Junior Martins (Cidadania)

Relator: Raimundo do INSS (PDT)

Segurança e Direitos Humanos

Presidente: Iara Pimentel (PT)

Vice-presidente: Maria Helena (MDB)

Relator: Reinaldo Carrapicho (Republicanos)

Nesta sexta-feira (08), será dada posse e definidos os cargos das Comissões de Licitação; Ética Parlamentar; Agricultura; Meio Ambiente; Esportes; e Cultura. E na próxima semana, o trabalho será concluído com as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.

Cique aqui para ver mais fotos

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br