Câmara de Montes Claros celebra 190 anos com homenagem ao prefeito Humberto Souto
POR CHRISTINE ANTONINI E JERUSIA ARRUDA
Finalizando as comemorações dos 190 anos do legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros, foi realizada na manhã desta sexta-feira (16), sessão especial para entrega de Título de Cidadão Benemérito ao prefeito Humberto Souto – o título é de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede). Ainda na sessão solene, foi lançado o Selo Comemorativo (personalizado) dos 190 anos da Câmara Municipal de Montes Claros, em parceria com os Correios – o selo ficará disponível nas agências entre 16 de dezembro a 16 de janeiro.
Para comemorar o aniversário de 190 anos, a Câmara promoveu uma programação especial, com o tema “orgulho do passado, confiança no futuro”, destacando a história do passado e do presente do Legislativo Municipal, construída com a efetiva participação dos parlamentares e da população, ao longo de quase dois séculos.
Segundo o vereador Cláudio Rodrigues, proponente da homenagem, o prefeito Humberto Souto é exemplo, pela inspiração, pelos ensinamentos, pela amizade, e acima de tudo, pelos anos de vida dedicados em servir ao povo brasileiro, e de forma especial, à população de Montes Claros.
“Estamos diante de um cidadão que nos inspira com seu exemplo de retidão, de austeridade, e acima de tudo, de amor ao próximo. De um cidadão cuja história de vida é um legado não só de Montes Claros, mas da Nação brasileira.
O prefeito Humberto Souto defendeu que a vida pública quando é feita com dedicação, coragem, amor à pátria e aos próximos, não há nada mais compensador. E que uma honra representar sua população, defendê-la e trabalhar em favor de uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
“A política não pode ser uma escolha profissional. Para representar o povo devemos deixar a vaidade de lado, abdicar e caminhar junto para o bem da população. Sempre busquei instrumentos para oferecer uma melhor qualidade, defender os interesses e a vida. Comecei minha carreira como vereador de distrito rural (Santa Rosa de Lima) e naquela época, vereador não recebia salário, era um serviço filantrópico”, ressaltou o prefeito Humberto Souto.
SOBRE O HOMENAGEADO
Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, Humberto Guimarães Souto iniciou a carreira pública como vereador desta Casa, em 1963. Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual de Minas Gerais pela Arena, obtendo a suplência. Assumiu o mandato eventualmente entre 1971/72. No ano seguinte assumiu em definitivo por renúncia de um dos titulares. Em 1974 elege-se deputado federal, o primeiro de seis mandatos consecutivos. Neste período, além da Arena, foi filiado ao PDS e PFL.
Durante o governo Collor, foi vice-líder (1990) e depois líder do governo na Câmara dos Deputados (1991-92). Em 1995 é indicado pela Câmara dos Deputados para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Ali permanece de 1995 a 2004, quando se aposenta. Foi presidente do TCU de 2001 a 2002.
Em 2003, Souto foi condecorado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial. Em 2006 retorna à política elegendo-se deputado federal, pela sétima vez, então no PPS (atual CIDADANIA).
Em 2010, não conseguiu a reeleição para a Câmara dos Deputados, ficando na quinta suplência da Coligação PPS/PSDB/DEM/PR/PP. Em 2012 concorreu a prefeito de Montes Claros pelo PPS, substituindo o então candidato Athos Avelino. Contando com apenas 20 dias para fazer a campanha, aproveitou o pouco tempo para denunciar a corrupção na prefeitura de Montes Claros. Contrariou todas as pesquisas de opinião e quase passou para segundo turno, conquistando expressivos 23,97% dos votos válidos.
Retornou à Câmara dos Deputados em 19 de dezembro de 2012, na vaga deixada por Carlaile Pedrosa, que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir a Prefeitura de Betim.
Em 2014, não consegue a reeleição para deputado federal, mas obteve a primeira suplência da Coligação PPS/PDT/PV, com 70.924 votos.
Em 2016 foi eleito prefeito de Montes Claros no segundo turno, pelo PPS, com mais de 65% dos votos válidos. Foi reeleito nas eleições de 2020 com quase 180 mil votos, correspondentes a 85,24% dos votos válidos, a maior da história de Montes Claros e uma das mais expressivas de todo país.
À frente da prefeitura de Montes Claros vem comandando uma administração arrojada, com a realização de grandes obras estruturantes e intervenções na infraestrutura urbana que eram aguardadas pela população há muitos anos.
190 ANOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS
16 de dezembro, foi o dia escolhido pelo Legislador como a data comemorativa de aniversário, através da Resolução número 13, de 08 de maio de 2003. A escolha da data faz alusão ao dia 16 de dezembro de 1947, quando foi reinstalado o Poder Legislativo Municipal e ocorreu a primeira Sessão Ordinária da Câmara, após o período em que a atividade parlamentar foi interrompida, durante o governo do Presidente da República Getúlio Vargas.
Ao longo desses dias, durante a programação comemorativa, ouvimos muito o questionamento: “Se Montes Claros tem 165 anos, como pode a Câmara ter 190?”
A história da emancipação político-administrativa de Montes Claros inicia com a Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada em 13 de outubro de 1831, que cria várias Vilas na Província de Minas Gerais, antes denominadas de “Povoações” ou “Arraiais”, incluindo a de Formigas – antigo nome de Montes Claros.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br