Câmara celebra 60 anos da Unimontes
Por Selma Gonçalves
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira (26/05), sessão especial em comemoração aos 60 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A proposição, do presidente da Casa legislativa vereador Cláudio Rodrigues (Rede), é uma forma de expressar o reconhecimento do Legislativo Municipal pela efetiva contribuição da universidade para o desenvolvimento regional, o crescimento das pessoas e para a construção da cidadania mineira e brasileira.
Participaram do evento, além dos vereadores, o reitor da Unimontes professor Antônio Alvimar Souza, vice-reitora da Unimontes professora Ilva Ruas de Abreu; ex-reitores Paulo Cézar Gonçalves e Dr. João dos Reis Canela; deputado Carlos Pimenta, presidente da CDL Hernandes Ferreira e representando o 55º Batalhão de Infantaria aspirante Carla Mendonça Almeida; o 4º Comando de Bombeiros Militar Major Fábio Spinola e a Secretaria de Estado da Fazenda, Gustavo Barbosa.
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa legislativa, destacou a importância da sessão especial: “para honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto, enfim, esta realidade em que se transformou a nossa Universidade ao longo desses 60 anos: Uma Instituição que nasceu do anseio da nossa população, e é para essa população que ela desenvolve e aplica seus conhecimentos” disse Cláudio Rodrigues.
O deputado Carlos Pimenta, que cursou medicina pela antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, a FUNM (hoje Unimontes), destacou a importância dos ex-reitores que segundo ele fizeram a história de uma universidade que se destaca não só no norte de Minas mas também no estado e Brasil. O deputado falou da parceria e apoio com a classe política e governo do estado no fortalecimento da universidade que tem o único hospital cem por cento SUS e merece todo respeito.
O reitor da Unimontes professor Antônio Alvimar agradeceu a confiança e o envolvimento dos políticos, ex-reitores, professores e comunidade. Destacou a importância do diálogo, o respeito a pessoa na sua diversidade na busca pelo bem-estar de todos e crescimento de instituições como a Unimontes: “Acho que a universidade dá certo porque não há um desprezo pela sua história mas um reconhecimento por todo o trabalho, por todas as limitações, contingências enfrentadas em um momento na história”.
Comentou o reitor que a universidade tem que compreender o seu papel e a comunidade tem que compreender o papel que tem a universidade. “A universidade tem que está onde as pessoas precisam dessa universidade. Vejo a Unimontes, nesses sessenta anos, um quadro lindo, maravilhoso. Eu me recuso criticar a universidade pela formiga no canto do quadro. Eu prefiro enxergar a grandeza do quadro”, finalizou.
Sobre a Unimontes
Criada em 24 de maio de 1962, a Unimontes é resultado da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, a FUNM.
A Universidade atua, prioritariamente, numa região que abrange quarenta por cento da área total do Estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas, e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, alcançando 342 municípios e uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.
Tendo a missão de contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade; de atender às aspirações e aos interesses de sua comunidade; e de promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com eficácia e qualidade, a Unimontes é referência na produção do conhecimento nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, ciências exatas e tecnológicas.
Além do campus sede de Montes Claros, a instituição reforça suas atividades nos campi de Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu/Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco, além dos nos núcleos de Joaíma e Pompéu.
A Unimontes, além dos cursos de graduação, também oferece dezesseis cursos de mestrado e três doutorados próprios, além de Doutorado Interinstitucional em Administração, em parceria com a Universidade de Brasília.
A Universidade se destaca na educação a distância, fortalecida por intermédio do programa da Universidade Aberta do Brasil, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.
Através do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, a universidade oferece cursos de nível técnico-profissionalizante, que possibilitam aos seus alunos a oportunidade de inserção no mercado de trabalho de maneira mais preparada.
Na Pesquisa, são desenvolvidos projetos de interesse regional, buscando as soluções para os problemas e a melhoria da qualidade de vida, com estímulo permanente à iniciação científica e à integração com o ensino de graduação.
A extensão universitária também é priorizada, objetivando a inserção na comunidade e a melhoria da qualidade de vida da população, com atendimento nas áreas de extensão comunitária, cultural e de apoio ao estudante.
A Universidade também se destaca na prestação de serviços na área de saúde, ampliada por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, o único genuinamente público em Montes Claros, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Universitário conta com importantes títulos de reconhecimento nacional e internacional, como “Hospital Amigo da Criança”, “Maternidade Segura” e o “Prêmio Galba de Araújo”.
O HU integra o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, onde são atendidos idosos frágeis, integrante do “Mais Vida”, programa do Governo do Estado.
E também o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves – o CAETAN – que presta atendimento nas diversas especialidades médicas, além de pequenas cirurgias.
____________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br