Câmara aprova piso salarial dos agentes de saúde
ARTHUR AMORIM JR.
Na sessão ordinária da Câmara de Montes Claros desta terça-feira (23) cinco projetos foram votados. Entre eles, o Projeto de Lei Complementar 06/2022, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a regulamentação do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, e Agentes de Combate às Endemias – ACE e Agentes Comunitários de Saúde – PSF.
De acordo com o projeto, o dinheiro para a remuneração da classe é oriundo de verbas do Ministério da Saúde especificamente para esta finalidade. O reajuste salarial da classe mencionada será de 20% em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, adicional de insalubridade.
Segundo a pasta, a gratificação anual sobre o piso salarial garante dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde (ACS), aos de combate às endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde pública (PSF).
Em relação ao Projeto de Lei nº 53/2022, de autoria do vereador Aldair Fagundes (Cidadania) que dispõe sobre o atendimento prioritário aos advogados que estiverem representando os interesses dos clientes nas instituições que especifica, o executivo vetou e foi acompanhado pelos vereadores. O autor do projeto depois de ouvir o argumento apresentado, concordou com o veto do Executivo.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) apresentou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2022, que altera a redação do artigo 7º, com a criação e a redelimitação de distrito, sobre o eleitorado não inferior a 200 eleitores, existência de povoado com, pelo menos, 50 moradias e escola pública e a demarcação dos limites, obedecido, no que couber, o disposto no artigo 9° da Lei; e o 8º que altera a redação que passa a vigorar com a seguinte redação: a lei de criação do distrito definirá seus limites segundo linhas geográficas que acompanhem, preferencialmente, acidentes naturais e que se situem entre pontos de presumível permanência no terreno e identificáveis em documentação cartográfica oficial, sendo vedada a formação de áreas descontínuas.
Dois Projetos de Resolução também foram aprovados, o de nº 23/2022, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que concede Título de Cidadão Honorário ao promotor Paulo César Vicente de Lima; e o de nº 24/2022, de autoria: vereador Reinaldo Barbosa (PRB) que concede Título de Cidadão Honorário ao juiz de Direito da comarca de Montes Claros, João Adilson Nunes.
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina