Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara apresenta demanda do meio rural

Câmara apresenta demanda do meio rural

por Luzia Chagas publicado 15/04/2021 11h04, última modificação 15/04/2021 11h04
Câmara apresenta demanda do meio rural

Fotos: Fábio Marçal/Arquivo. (Prefeitura Municipal)

Por Luzia Chagas

Reformas em estradas, atenção no aumento de casos do Covid – 19, pedido de extensões em rede elétrica e ampliação da telefonia celular e internet gratuita foram demandas solicitadas para o meio rural de Montes Claros durante reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (13/04). As reivindicações foram feitas pelos vereadores Edson Cabeleireiro (PV), Eldair Samambaia (PSD), Reinaldo Carrapicho (PRB), Valdecy Contador (Cidadania), Marcos Nem (PSC) e Graça do Motor (PSL).

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) apresentou a dificuldades nas estradas das comunidades Mucambo Firme e Assentamento de Canoas. “As estradas precisam serem melhoradas para atender as linhas do transporte escolar, além de facilitar o trânsito dos moradores. Estes locais precisam de reparo para que a vida dos alunos não sejam ainda mais prejudicadas, assim que voltarem as aulas presenciais ’’ alerta o vereador. As estradas de Rio da Serra, Samambaia, Canoas e outros assentamentos estão precárias”, afirma Samambaia.

Já o parlamentar Reinaldo Carrapicho (PRB), solicitou da Secretaria de Agricultura o cronograma de atuação das máquinas que estão fazendo reparos nas estradas rurais. Explicou o vereador que os integrantes do legislativo deveriam ter acesso ao cronograma, para que possamos informar os moradores, quando suas comunidades serão atendidas, reivindica Samambaia.

Outra cobrança durante a reunião da Câmara foi apresentada pelo vereador Marcos Nem (PSC). A queixa se refere a extensão de rede elétrica em algumas localidades. Segundo o parlamentar, há mais de quatro anos foi dada a ordem de serviço em várias comunidades rurais, porém, até o momento não saiu do papel.

COVID NA ZONA RURAL

A vice–presidente da Câmara, vereadora Graça da Casa do Motor (PSL), alertou para o crescimento do número de casos da Covid–19 no meio rural. Segundo a parlamentar, atualmente o município tem mais de 237 casos de pessoas infectadas em 74 comunidades – nestes locais, assim como determina o decreto do Executivo, todas as reuniões de associações, cavalgadas e demais eventos estão suspensos.

INTERNET E CELULAR NA ZONA RURAL

Ainda durante seu pronunciamento, a vereadora Graça da Casa do Motor, ressaltou que pelo menos 80 comunidades rurais não possuem acesso à telefonia celular e internet. “Muitos alunos e trabalhadores, sobretudo nesse tempo de pandemia, estão sendo prejudicados, uma vez, que grande parte dos trabalhos e matérias para estudos estão disponíveis virtualmente’’ lembra a parlamentar.

CONECTA BRASIL

Em sua fala o vereador Valdecy Contador ( Cidadania) informou que através do Deputado Estadual Gil Pereira (PSD), conseguiu que 27 comunidades fossem contempladas com o programa Conecta Brasil, que visa levar sinal de internet para zona rural. Explicou que o programa visa a inclusão digital, levando o (Wi-Fi) internet gratuita para comunidades e distritos. A previsão, segundo ele, é que dentre dois meses o serviço já esteja funcionando”, afirma o vereador.

Confira as comunidades rurais de Montes Claros que serão completadas pelo Conecta Brasil:

Mucambo Firme, Distrito Miralta, Serra Verde, Planalto Rural, Vila Nova de Minas, Samambaia, Nova Esperança, Vaca Morta, Cabeceiras, Brejo Novo, Pederneiras, Bengo, São João da Vereda, Santa Rita de Canaci, Pipoca, Santo Hilário, Morrinhos, Lages, Canoas, Lagoinha, Barreiras, Rita Rural, Aparecida do Mundo Novo, São Pedro da Garça, Lavaginha e Riachão e Pindaíbas.

____________________________________________________

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br