Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência debate ações para mulheres vítimas de violência

Audiência debate ações para mulheres vítimas de violência

por Cristine Antonini publicado 10/03/2023 12h38, última modificação 07/10/2024 19h45
Audiência debate ações para mulheres vítimas de violência

A audiência foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel

POR CHRISTINE ANTONINI

No mês de março a Câmara de Montes está com uma série de ações voltadas para as mulheres. Entre as atividades, foi promovida na manhã desta sexta-feira (10), audiência pública com intuito de discutir medidas para reduzir todas as formas de violência contra a mulher. A proposição foi de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT).

Segundo a Polícia Civil, em 2022, em todo Estado, 155 mulheres foram mortas vítimas de feminicídio em todo estado. A vereadora destacou que além da agressão sofrida em casa, existe a violência institucional, onde alguns profissionais não estão preparados para acolher a vítima o que torna o processo da denúncia ainda mais difícil.

“Um dos motivos que faz com que a mulher permaneça no cenário de violência é a dependência financeira, por isso, devemos oferecer meios para que elas possam trabalhar, com o acesso às creches para que possam deixar seus filhos. Outra maneira de ajudar mulheres vítimas de agressão, é colocar na prática as leis criadas para ampará-las e pedir ao Executivo que efetive os projetos criados pelo legislativo”, pontuou a vereadora.

A responsável pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e membro da União Popular das Mulheres, Márcia Beatriz Cantídio, pontuou que existem muitas leis no papel, mas que não são colocadas em prática. Citou pesquisa que aponta que mulheres ganham 21% a menos que os homens. “Enquanto a sociedade não enxergar a gente (mulher) com igualdade, seremos tratadas como posse dentro de casa pelos nossos companheiros”, enfatizou a conselheira.

A presidente da OAB Mulher de Montes Claros, Graciely Almeida, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo órgão e que foi instituído núcleo de apoio jurídico às mulheres de baixa renda que sofreram algum tipo de violência. Trabalho parecido é feito pela Defensoria Pública, onde as vítimas podem buscar ajuda para o processo de divórcio, guarda dos filhos, medida protetiva e até pensão alimentícia.

Em vídeo encaminhado à Câmara, a deputada estadual Leninha (PT) lembrou que nesta semana o Governo Federal sancionou uma lei que autoriza a distribuição de absorventes íntimos para serem distribuídos em escolas e unidades de saúde, assim, mulheres em situação vulnerável terá mais dignidade.

 ___________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo