Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores chamam a atenção para necessidades das comunidades rurais

por Selma Gonçalves publicado 22/02/2024 09h10, última modificação 22/02/2024 09h29
Vereadores chamam a atenção para necessidades das comunidades rurais

Foto: Gazeta Norte Mineira

Por Selma Gonçalves

As necessidades das comunidades rurais de Montes Claros foram alguns dos assuntos debatidos na reunião ordinária dessa terça-feira (20).

Na área da Educação, o vereador Daniel Dias (PCdoB) cobrou a volta do pagamento do vale-transporte para os servidores, como os auxiliares de Secretária da Educação Básica, e pediu que o valor para os que atuam na zona rural seja diferenciado, já que o tempo gasto para chegar à unidade de ensino é maior do que os que trabalham na zona urbana.

O vereador explicou que há um decreto impedindo que alguns servidores recebam quatro passagens diárias, mesmo fazendo oito horas dia, ou seja, duas jornadas de quatro horas e cobrou a liberação do benefício. Daniel destacou que para o pessoal da zona rural o valor deveria ser maior, isso porque o profissional gasta mais com transporte do que quem atua na cidade: “Em alguns locais o servidor acaba pagando até 30 reais para chegar ao trabalho, por isso, é injusto ele receber o mesmo valor do vale-transporte de quem trabalha na zona urbana”, comentou o parlamentar.

 Meio ambiente

O vereador Soter Magno falou sobre a importância da população, sobretudo da zona rural, se comprometer com a preservação do meio ambiente e alertou que o descarte incorreto do lixo em alguns pontos, acaba poluindo a natureza, a imagem da cidade, além trazer perigo para a saúde. O parlamentar apresentou um vídeo mostrando a situação em trecho da BR 135, na Estrada da Produção, onde constantemente são descartados lixo e entulho de maneira irregular: “Isso acontece em muitas entradas e saídas da zona rural para a cidade. Ninguém sai da cidade para jogar o lixo nesses locais, são pessoas que vem da zona rural e descartam esses resíduos de forma irregular. A prefeitura recolhe, mas, a situação sempre se repete. Esse é um dos motivos da proliferação do mosquito da dengue que está adoecendo tanta gente”, ressaltou Soter que falou também sobre a destinação correta das garrafas não-retornáveis que são moídas e transformadas em blocos gerando produtos sustentáveis e renda para muitas famílias.

O vereador Marcos Nem anunciou a instalação de uma lixeira na entrada comunidade de Peri-Peri, pedido antigo dos moradores, dando assim, continuidade ao projeto “ecopontos”.

O projeto de instalação de lixeiras de grande porte nos distritos e nas comunidades que margeiam as principais estradas do município, em locais de fácil acesso, foi inciado no primeiro mandato de Humberto Souto. O objetivo é a maior comodidade na destinação do lixo, evitando que os dejetos e resíduos sejam dispensados aleatoriamente e de forma inadequada no meio ambiente. Marcos Nem criticou a situação da estrada de acesso à comunidade de Jardim Alegre e cobrou a reforma já autorizada pelo prefeito, que vai atender também aos moradores da região de Pau-Ferro e Rio Verde.

 ________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

 

 

 

 

 

Serviços de drenagem foram destaques na reunião da Câmara

por Cássia Soares publicado 21/02/2024 12h50, última modificação 21/02/2024 14h39
Serviços de drenagem foram destaques na reunião da Câmara

Foto: Prefeitura de Montes Claros

Por Cássia Soares

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta semana, foi marcada por solicitações relacionadas a serviços de drenagem na cidade em virtude dos transtornos causados pelo período chuvoso na região.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) destacou pedidos de pavimentação e drenagem na região Sul da cidade contemplando o Grande Maracanã e disse que a parte alta do bairro Santo Amaro receberá manilhas para escoamento. Disse ainda que a drenagem da rua Rosângela Moura será concluída após o período chuvoso.

Já o vereador Elair Gomes (MDB) cobrou obras de drenagem no bairro Santa Rita, onde, segundo o parlamentar, os moradores se sentem desamparados, sofrendo com os transtornos causados por alagamentos, “os moradores do bairro Santa Rita querem ser ouvidos e atendidos com melhoria na drenagem do bairro”, disse.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) destacou o andamento da drenagem no campo da Vila Castelo Branco que recebe águas do Rio do Cedro e cobrou correção do serviço na rua Carbono no bairro São Mateus. Já o vereador Valdecy Contador (Cidadania) reivindicou o serviço no bairro Raul Lourenço.

Enquanto a cobrança do vereador Wilton Dias (PTB) pelo serviço de drenagem se deu em virtude das inundações que ocorrem no bairro Reserva Real, o do vereador Eldair Samambaia (PSD) se deu em razão do escoamento do esgoto nas avenidas Benjamim Campos e Padre Bretano, no bairro Vera Cruz, que tem prejudicado a vida dos moradores.

O vereador Marlus do Independência (PT) ressaltou as melhorias trazidas pelas drenagens nas ruas O e Porto Rico, onde, segundo o parlamentar, não houve mais ocorrências de alagamentos em decorrência das chuvas. Disse ainda que, na Vila Real, o serviço será retomado após o período das chuvas e que um projeto foi elaborado para atender as demandas do entorno da Escola Municipal Egídio que também alaga no período de chuvas.

Em relação as zonas rurais, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) pediu aos moradores cautela e paciência durante o período chuvoso quando as estradas tendem a ficarem danificadas. Lembrou às comunidades atendidas por ela que, devido as chuvas, o serviço de patrolamento precisa de uma pausa, mas, após as chuvas dará continuidade ao cronograma de atendimento.

 _____________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores cobram melhorias do atendimento na Saúde e mais médicos

por Stenio Aguiar publicado 21/02/2024 11h13, última modificação 21/02/2024 11h13

Por Stênio Aguiar

 

As dificuldades no atendimento médico em Montes Claros foi um dos principais temas da sessão ordinária na Câmara Municipal nessa terça-feira (20). A atuação da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, em relação à gestão foi discutida pelos vereadores, bem como a necessidade de ampliação do atendimento à população. As críticas ocorrem depois da suspensão do atendimento em algumas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.

O vereador Igor Dias (União), 1º-secretario da Casa legislativa, questionou as medidas que estão sendo adotadas para a implantação do programa de Residência que deve ser implementado nos bairros Jardim Primavera e Chiquinho Guimarães. “Acredito que o problema seja a falta de informação. É preciso ter muita cautela quando vai se implantar esse tipo de sistema novo, que pode ser positivo para a comunidade, mas é preciso dialogar com ela”, destacou.

O assunto também foi mencionado pela vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB), em relação à gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Chiquinho Guimarães. A vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde da Casa, ressaltou que uma das regras que preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é que a equipe de Saúde da Família tenha identificação com a comunidade. “Essa medida precisa ser observada para atender a demanda da população do bairro Chiquinho Guimarães. Isso, é inegociável”, acentuou.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), durante o seu pronunciamento disse que esteve na Unidade de Pronto Atendimento Chiquinho Guimarães, quando ouvir a população e os funcionários em relação aos serviços prestados à população. “As pessoas não podem ficar seis ou sete horas em espera por atendimento. Isso é inadmissível. Se estiver faltando médicos é preciso contratar mais profissionais para atendimento à população”, frisou.

A falta de médico também foi a preocupação do Reinaldo Carrapicho (Republicanos) em relação ao distrito de Santa Rosa de Lima. “No momento em que estamos vivendo uma situação preocupante em relação ao aumento do número de casos de dengue, chikungunya e zika, a Secretaria municipal de Saúde retira daquele distrito o único médico que ali atendia a população, sem dar nenhuma satisfação para os moradores daquele distrito. Esperamos que o retorno do atendimento seja imediata”, destaca.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União), o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya requer que o poder publico e toda a população necessita adotar hábitos de prevenção destas arboviroses. O vereador Odair também demonstrou preocupação em relação à limpeza dos lotes vagos como ação em prol do combate às arboviroses.

O vereador Marcos Nem (PSC) cobrar a necessidade de ampliar a quantidade de agentes de saúde na comunidade rural de Peri-Peri.

O presidente da Casa, Junior Martins (Cidadania) falou sobre a reunião em que participou com o vice-prefeito no bairro Floresta. Mencionou ainda sobre a licitação para a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros Independência e Renascença para melhorar a condição de saúde da população de Montes Claros.


________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Legislativo solicita ações na Saúde e obras para melhoria da infraestrutura da cidade

por rayhannetallis@gmail.com publicado 20/02/2024 13h23, última modificação 20/02/2024 13h23

Por Stênio Aguiar

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 15 requerimentos, na reunião ordinária, desta terça-feira (20). Sendo dois destes, destinado a melhoria e ampliação do acesso à saúde no município.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) solicita a contratação de todo os profissionais necessários para ampliar o atendimento na UPA do Chiquinho Guimarães e no Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, tendo em vista que em razão do aumento da demanda na cidade, os atendimentos ofertados não são suficientes para atendimento à população.

Outro requerimento, do vereador Soter Magno (PSD) solicita a divulgação de cronograma para castração de cães e gatos na zona rural em Montes Claros, como forma de se evitar a superpopulação destes animais.

Outros dois requerimentos solicitam construção de unidades de saúde em Montes Claros. Um, da vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicita a construção e instalação de Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Ermidinha; o outro, do vereador Odair Ferreira (SD) solicita construção de Unidade de Saúde da Família no bairro Cintra.

 O presidente da Casa legislativa, Junior Martins (Cidadania) e o vereador Aldair Fagundes (Cidadania) solicitam estudo de viabilidade de ponte/ rua para ligar a região do Distrito Industrial através da rua H. Andersen com a avenida Osmane Barbosa, entre os bairros Universitário e JK. A obra será sobre o rio Veira e a malha ferroviária, administrada pela VLI.

Junior Martins solicita ainda que as escolas conveniadas ao Município de Montes Claros sejam contempladas com o kit de material escolar, além de gás de cozinha, material de higiene e limpeza e outros suprimentos.

A instalação de subprefeitura no bairro Independência (antiga Base Policial Militar) foi solicitado pelo vereador Marlus da Independência (PT).A execução de obra de drenagem e pavimentação na rua Rosângela Moura, no bairro Santa Rafaela foi solicitada pelo vereador Edson Cabeleireiro (PV). A liberação para tráfego de veículos no trecho entre as Três pilastras, na avenida Coração de Jesus, e a avenida Francisco Gaetani, no bairro Major Prates foi solicitada pelos vereadores Wilton Dias (PTB) e Stalin Cordeiro (Pode).

O vereador Leãozinho (Patriota) solicita parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte junto ao Clube do DER, para fomentar uma Escolinha de Futebol de Campo.

Os vereadores Maria Helena de Quadros Lopes (MDB) e Wilton Dias solicitam apoio da Câmara de Vereadores para Emenda à Constituição Estadual para dar nova redação ao caput do art. 24 da Constituição do Estado e acrescentar os §11 e 12 ao mesmo diploma legal. A legislação prevê reajuste para os servidores do Estado, sobretudo os das Forças Segurança de Minas Gerais.

O vereador Igor Dias (União), solicita que seja analisada a possibilidade de transformar a banda da Guarda Municipal de Montes Claros em um programa ou setor específico com caráter institucional e permanente, inclusive, com futura destinação fixa de agentes do quadro pessoal, bem como a destinação de recursos financeiros previstos anualmente.

O anteprojeto que cria o Fundo Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (FMTMU) e do Programa Social de Incentivo ao Uso de Transporte Coletivo foi solicitado pela vereadora Cecília Meireles Ferreira (PP).

 Homenagem

Os vereadores Aldair Fagundes e Eldair Samambaia (PSD) solicitam que a reunião do dia 15 de março seja transformada em reunião especial e transferida para as 19h, com o objetivo de homenagear Terezinha Brandão de Carvalho Mangabeira como cidadã benemérita de Montes Claros.

Outra homenagem, que concede título de cidadã benemérita a Raquel Souto Chaves, será realizada as 19h, do dia 4 de abril. A sessão solene foi solicitada pela vereadora Maria Helena.

Câmara aprova projeto de Lei destinado a Previdência Social

por Cássia Soares publicado 20/02/2024 12h53, última modificação 20/02/2024 12h53

Por Cássia Soares

Quatro projetos de leis foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Montes Claros. Entre os projetos, um do Executivo e três da Casa Legislativa.

O projeto de autoria do Executivo foi aprovado em regime de urgência pelos vereadores e visa autorizar a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente, no valor previsto de R$ 54.300.000,00 (projeto de nº 1/2024) e que será destinado ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (PREVMOC), para a manutenção de suas atividades.

Títulos de Utilidade Pública

Na reunião também aprovaram projetos de Concessão de Título Declaratório de Utilidade Pública a Instituições. Dentre eles, o de autoria do vereador Valdecy Contador (Cidadania), que concede título à Associação Beneficente Resgatando Esperança (Projeto de Lei nº 7/2024). De acordo com o parlamentar, a instituição sem fins lucrativos está localizada no bairro Alto da Boa Vista e tem como finalidade ajudar as pessoas de baixa renda por meio cursos profissionalizantes, dentre eles corte e costura, bordado e culinária.

Outro projeto, de autoria do vereador Edson Cabeleireiro (PV), concedeu Título de Utilidade Pública à Associação Kaiasambila Mazi Mazambe, situada da Fazenda Mumbuca Laranjão, zona rural de Montes Claros (Projeto de Lei nº 20/2024). Conforme o vereador, a Associação de matriz africana desenvolve um trabalho social de combate a fome com o auxílio do Programa Mesa Brasil e incentiva os jovens a práticas esporte como zabumba e capoeira.

A vereadora Ceci Protetora apresentou o projeto que considera entidade de Utilidade Pública o Instituto Internacional de Combate a Doenças Emocionais (Projeto de Lei nº 17/2024). A entidade, situada no bairro Alcides Rabelo, visa promover a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas por meio de terapia e seminários, e articular políticas de prevenção e tratamento as doenças emocionais junto as comunidades internacionais. Conforme a vereadora, a instituição também contribui com a alimentação de cerca de 200 crianças em Moçambique na África.

A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Saúde e infraestrutura são destaques em reunião da Câmara

por Selma Gonçalves publicado 15/02/2024 10h50, última modificação 14/03/2024 10h28

Por Selma Gonçalves e  Stênio Aguiar

Na reunião ordinária desta quinta-feira(15) vereadores aprovaram três requerimentos e um projeto.

 O segundo vice-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) apresentou requerimento solicitando estudo de viabilidade de construção de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, na região do Grande Maracanã.

Wilton Dias lembra que a quantidade de pessoas com transtornos mentais aumentou demasiadamente após a pandemia, e uma forma de dar melhor assistência, seria a construção de novo CAPS na região que abrange mais de 27 bairros e que precisa de maior assistência na érea de saúde mental: “A população será melhor assistida com a implantação de um CAPS naquela região”, destacou.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos distritos e comunidades rurais com a falta de assistência médica nos finais de semana e feriado.

A parlamentar pediu, através de requerimento, a reativação do programa  nos finais de semana nos ESF’s rurais e distritos. Em seu pronunciamento a vereadora destacou que a população da zona rural vem aumentando significativamente e o serviço prestado na semana não está sendo suficiente para atender a demanda, por isso, a necessidade da volta dos plantões nos finais de semana pelos menos nos onze distritos da cidade.

Graça lembrou que muita gente fica até quatro meses para conseguir apresentar exames. Isso porque o médico tem um número de atendimento pré-determinado por dia, com isso as avaliações de exames, renovação de receitas de remédios controlados acabam ficando em segundo plano.

Com essa medida, temos certeza que os moradores terão melhor assistência Se, a princípio, o atendimento aos finais de semana for feito apenas nos distritos, os moradores das comunidades próximas também vão poder se beneficiar”, destacou Graça.

  Trânsito

Visando aumentar a segurança e melhorar o acesso dos pedestres ao bairro Jardim Liberdade, o vereador Sóter Magno (PSD) solicitou a construção de uma passarela no lado direito da ponte sobre o rio Carrapato, no sentido Centro bairro. O vereador lembrou que pedido dos moradores é antigo. Eles alegam que a passarela feita no sentido oposto não atende aos transeuntes, a maioria idosos e crianças que utilizam a via diariamente.

 Projeto aprovado

Durante a reunião, foi aprovado ainda o projeto de resolução que concede título de cidadã benemérita à empresária Raquel Souto Chaves em reconhecimento aos relevantes serviços sociais prestados a Montes Claros. A condecoração é uma iniciativa da vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB), que destacou o trabalho da homenageada, sobretudo na cultura em Montes Claros por incentivar os catopês, marujos e caboclinhos. “Raquel Chaves, inclusive, esteve presente na comitiva que participou do desfile da escola Acadêmicos de Niterói, na série Ouro do carnaval no Rio de Janeiro e levou o nome da nossa cidade para além dos montes”, comentou.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
: //twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
Site: 
https://montesclaros.mg.leg.br



Parlamento aprova projeto que institui Semana de Prevenção ao Bullying em Montes Claros

por Stenio Aguiar publicado 08/02/2024 11h12, última modificação 08/02/2024 11h12

Por Stênio Aguiar


A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou nesta quinta-feira (8), em reunião ordinária, o Projeto de Lei 8/2024, do 2º-secretário da Casa legislativa, Wilton Dias (PTB), que institui a Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização sobre o Bullying. O projeto foi incluído na pauta de votação, após a Comissão de Legislação, Justiça e Redação emitir parecer de legal e constitucional. Com a aprovação do projeto, anualmente, durante a primeira semana de retorna às aulas, a partir deste ano, serão desenvolvidas atividades educativas no município.

De acordo com o parlamentar, o projeto visa combater um tema recorrente nas escolas em que muitos pais e alunos presenciaram situações de bullying e que pode desencadear situações mais graves.

Dias ressaltou que foi procurado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, que solicitou a instalação da campanha de prevenção ao bullying na cidade.

As atividades visam difundir em escolas municipais a prevenção, propor tratamento para quem sofre e quem pratica a violência, bem como ampliar as formas de denúncia. Dentro destas ações, o psiquiatra estará em Montes Claros nesta sexta-feira (9), quando ministra a palestra ‘Boas práticas e inclusão em Saúde Mental’, dentro da Jornada Pedagógica 2024. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a formação visa capacitar professores e demais funcionários das unidades educacionais da cidade.

A vereadora Professora Iara Pimentel falou sobre a importância das escolas abordarem ações de prevenção ao bullying e ao ciberbullying.

_________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
: //twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
Site:
https://montesclaros.mg.leg.br


 


por admin última modificação 20/02/2024 16h27

Vereadores destacam infraestrutura na cidade e zona rural

por Cássia Soares publicado 07/02/2024 09h30, última modificação 08/02/2024 13h18

Por Cássia Soares

Durante a reunião ordinária da Câmara de Montes Claros nesta terça-feira (6), os vereadores reforçaram pedidos de melhoria de infraestrutura da cidade como pavimentação e drenagens de ruas, além de reforma das estradas rurais.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União), ao falar das comunidades rurais lembrou que, com a previsão de mais chuvas na região, a qualidade do pavimento das estradas rurais tendem a piorar. Ressaltou que encaminhou pedidos de reparos para a Secretaria de Agricultura e foi informada que o órgão está fazendo um cronograma para atendimento das demandas para melhorar os acessos às estradas e ao transporte rural.

O patrolamento e cascalhamento em estradas de Cachoeira de Miralta foi uma reivindicação do vereador Valdecy Contador (Cidadania).

Ainda em relação às estradas rurais, o vereador Eldair Samambaia (PSD), destacou a instalação de manilhas na comunidade rural de Rio da Serra e reivindicou obras de pavimentação de ruas e tapa-buraco no bairro Vera Cruz.

O vereador Odair Ferreira (SD) ressaltou o trabalho da Copasa em relação ao vazamento em uma interceptora de esgoto nas proximidades do córrego Pau Preto, na região do bairro Belvedere. Segundo o parlamentar, a área estava com mau cheiro, mas o problema já está sendo resolvido. Lembrou também que as obras da ponte do bairro Belvedere foram iniciadas, sendo necessária interrupção por conta das chuvas.

A indicação de emenda impositiva para a realização de melhorias na estrutura da Unidade de Saúde no bairro Eldorado foi uma solicitação do vereador Reinaldo Carrapicho (PRB). O parlamentar disse que participou de reunião com a secretária de Esportes, Juliana Peixoto, para tratar da reforma da quadra do bairro Nova Morada.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede), ressaltou as obras conquistadas pelos moradores da vila Castelo Branco e do residencial Rio do Cedro com o andamento das obras do Cemei, de uma escola, bem como o asfaltamento de ruas. Destacou também, a regularização da energia, água e esgoto desses bairros e que em breve será licitada a construção de uma Unidade de Saúde na região.

 A vereadora Maria Helena (MDB) comentou sobre a assinatura da Ordem de Serviço para asfaltamento da avenida Aldemar Santos, na Vila Mauriceia, uma obra aguardada pelos moradores há mais de 30 anos. Ressaltou ainda melhorias para a área de lazer na praça dos Jatobás, que ganhará uma concha acústica após a conclusão da licitação.

 A reforma da quadra da praça João Paulo II, do bairro Antônio Pimenta e a construção de uma ponte na rua Aracaju, bairro Santo Antônio, foram as cobranças do vereador Elair Gomes (MDB). Solicitou ainda urgência em serviços de drenagem no bairro Santa Rita, que em virtude das chuvas podem alagar residências.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode) reivindicou obras de recapeamento e drenagem na avenida Leonel Beirão de Jesus, para reduzir alagamentos e evitar transtornos para a população no período chuvoso. O parlamentar comentou ainda que será construída uma área verde na Vila Telma, para beneficiar a população daquela região.


______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook www.facebook.com/camaramoc

Twitter:https://twitter.com/camaramoc

Instagram:www.instagram.com/camaramoc

https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores solicitam intervenções no trânsito de Montes Claros

por Gissele Niza publicado 06/02/2024 11h59, última modificação 06/02/2024 11h59

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou nesta terça-feira (6), em sessão ordinária, 11 requerimentos, sendo dois deles voltados para intervenções no trânsito da cidade. O presidente da Casa legislativa, vereador Junior Martins (Cidadania), solicitou ao Executivo empenho na construção de faixas elevadas em toda extensão da avenida Carlos Ferrante, no bairro Edgar Pereira, devido ao fluxo de veículos em alta velocidade, o que pode resultar em graves e constantes acidentes.

O segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB) solicitou ao prefeito Humberto Souto (Cidadania), que através da MCTrans, seja concedido às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma credencial de estacionamento que permite acesso às vagas de estacionamento exclusivas, conforme dispõem as Leis Federais n.º 12.764, de 2012 e; n.° 13.146, de 2015, as quais, respectivamente, as reconhecem como pessoas com deficiência, bem como as asseguram direito à reserva destas vagas exclusivas.

 

Zona rural

 

A realização de reforma, patrolamento e cascalhamento da estrada que liga o distrito de Nova Esperança às comunidades rurais de Olhos d'Água, Lagoa do Barro, Buriti do Campo Santo e Usifé Buriti, foi requerida pelo vereador Edson Cabeleireiro (PV).

O primeiro-secretário da Mesa Diretora, Igor Dias (União), solicitou ao Executivo estudo de viabilidade para criação do Programa de Regularização Fundiária Rural município.

 

Obras

 

Para oferecer maior conforto e segurança das pessoas que integram o projeto Saúde aos Montes, o vereador Sóter Magno (PSB), requereu a reforma dos cômodos na quadra no Parque Municipal onde são realizadas as atividades, e que o mesmo espaço possa ser destinado aos técnicos e aos participantes.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode) solicitou o início das obras para construção de creche no bairro José Carlos de Lima.

A inclusão da drenagem da água pluvial que vem do residencial Rio do Cedro e deságua próximo o campo da vila Castelo Branco no Programa de Investimento no Cidadão (PIC), foi pedida pelo vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

 

Saneamento

 

A revisão da cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto junto a Copasa, foi solicitada pela vereadora Graça da Casa do Motor (União).

 

Conselho tutelar

 

A vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou ao Executivo reajuste salarial para os conselheiros tutelares de Montes Claros. A cidade conta, hoje, com 20 conselheiros que atuam em 4 regiões.

 

Homenagem

 

O pedido para que a reunião ordinária do dia 21 de março de 2024, seja transformada em reunião especial e transferida para as 19 horas. A sessão solene irá homenagear os 25 anos do Rede GP, a partir de uma solicitação da vereadora Ceci Protetora (PP). Da mesma forma, o vereador Wilton Dias (PTB) requereu que seja transformada a sessão ordinária do dia 14 de março de 2024, em sessão especial de homenagens e transferida para as 19 horas, com objetivo de homenagear o Max Min Clube pelos 60 anos.

 

_________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
: //twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
Site:
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Ações de combate à dengue em pauta na Câmara Municipal

por Cristine Antonini publicado 02/02/2024 15h30, última modificação 02/02/2024 16h56
Ações de combate à dengue em pauta na Câmara Municipal

Foto: Fábio Marçal

Por Rayhanne Tallis

Atentos às necessidades do município, com o período chuvoso e o aumento de casos de dengue, a reunião da Câmara Municipal desta semana foi marcada por cobranças de combate e prevenção à dengue. Os vereadores usaram a tribuna para pedir uma atenção maior em relação aos lixos jogados pelas ruas da cidade.

A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) falou sobre a instalação de gaiolas na zona rural e orientou a população a descartar os resíduos de maneira adequada para evitar a poluição das estradas e o aumento dos casos de dengue devido ao acúmulo de água em recipientes vazios.Minas Gerais já decretou estado de emergência, precisamos cuidar da nossa cidade”, disse a vereadora.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) também pediu o apoio da população na limpeza dos imóveis e quintais, para evitar acumular água em ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ele enfatizou que esta é uma força-tarefa para todos e que a redução dos casos da doença só é possível com o fim do surto de transmissão.

Outros vereadores também solicitaram limpezas das praças, lotes e espaços públicos da cidade, principalmente em frente às escolas, com o retorno das aulas e o contato direto das crianças e adolescentes nesses espaços. “Muito lixo vem sendo jogado em frente à Escola Estadual Delfino Magalhães, precisamos da conscientização de todos, sobretudo neste momento com aumento de casos de dengue, cobrou o vereador.



______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Vereadores reivindicam telefonia, internet, educação e segurança

por Cristine Antonini publicado 02/02/2024 09h15, última modificação 02/02/2024 09h44
Vereadores reivindicam telefonia, internet, educação e segurança

AISP do Grande Renascença

Por Arthur Amorim Júnior

Em sessão ordinária desta semana várias demandas foram apresentadas. Entre elas estão melhorias no sistema de telefonia e internet na zona rural; disponibilização dos uniformes escolares e materiais didáticos para o ano letivo de 2024 nas escolas municipais e a manutenção da base do Pelotão da Polícia Militar no bairro Tancredo Neves.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) denunciou a deficiência no serviço de telefonia móvel e a falta do sistema de internet, que tem interferido na qualidade de vida das pessoas que residem nas comunidades rurais de Montes Claros. Em todo o Brasil são 13 milhões de pessoas nas áreas rurais que vivem situação parecida. As regras da telefonia determinam, segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que as operadoras cubram 80% das áreas urbanas dos municípios.

Esclareceu a vereadora, ainda, quemais de 80 comunidades rurais continuam sem cobertura da telefonia móvel e de internet, a qual se faz necessária para a comunicação e acesso a órgãos públicos, bem como registros de boletim de ocorrência, pesquisas e trabalhos escolares, dentre outros serviços. "Precisamos chamar a atenção do Poder Público para que esse quadro seja revertido e que os moradores da zona rural recebam o mesmo tratamento que os que residem na zona urbana, em relação à cobertura de telefonia e internet.”

EDUCAÇÃO

No setor educacional, a reivindicação do vereador Stalin Cordeiro (Pode) foi pela disponibilização dos uniformes escolares e materiais didáticos para o ano letivo de 2024, nas escolas do município. Ele argumenta que é importante a universalização da educação, igualdade social e identificação dos alunos que estudam no município.

SEGURANÇA

Na área de segurança, o presidente da Casa, vereador Júnior Martins tranquilizou os moradores do Grande Renascença, ao afirmar que a Área Integrada de Segurança Pública - Aisp – Base do Pelotão da Polícia Militar, localizada na parte norte do município, não será desativada, mas, passará um processo de reforma.



______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

Câmara destaca construção de Cemeis no Município

por Cássia Soares publicado 01/02/2024 11h30, última modificação 02/02/2024 07h36
Câmara destaca construção de Cemeis no Município

Foto: MC Trans

Por Cássia Soares

Na reunião da Câmara de Vereadores de Montes Claros, os parlamentares destacaram, dentre outros assuntos, a construção de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) para melhorias na Educação com a ampliação de espaços educacionais.

O vereador Odair Ferreira (Solidariedade) disse que o Cemei do bairro Delfino Magalhães é uma das obras mais esperadas daquela região e anunciou que a unidade será inaugurada em breve a fim de atender a mais de 300 estudantes. Destacou que, “todos os vereadores são defensores da educação e da valorização dos profissionais”. Na oportunidade cobrou melhorias de infraestrutura nas escolas municipais.

O vereador Junior Martins (Cidadania), presidente da Casa legislativa, lembrou que a reforma do Cemei Aninha Correia Ribeiro, na região do Grande Renascença, está praticamente concluída e nos próximos dias será inaugurado. Finalizou saudando os profissionais da educação que ali trabalham.

O vereador Igor Dias (União), primeiro-secretário da Casa, parabenizou a Prefeitura pela construção do Cemei no bairro Canelas que, segundo o parlamentar, será inaugurado nos próximos meses “deixando a comunidade satisfeita com esse investimento na educação tão necessário naquela região”.

O processo de licitação para a construção de Cemei do bairro Cristo Rei, foi destaque do vereador Cláudio Rodrigues (Rede). Segundo ele, na área que atualmente funciona como casco será construída uma unidade educacional e “o lixo deixará de ser um incômodo para os moradores”.


_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Obras de drenagem e preservação ambiental são pedidas por vereadores

por Stenio Aguiar publicado 31/01/2024 11h15, última modificação 31/01/2024 11h15

Por Stênio Aguiar

 

A reunião ordinária da Câmara de Vereadores, nesta semana, foi marcada por cobranças relacionadas a serviços de drenagem para melhorar o escoamento de água em Montes Claros.

O vereador Daniel Dias (PC do B), falou sobre a ampliação das obras de drenagem em Montes Claros. Disse que em 2019, solicitou, através de requerimento, em parceria com o vereador Valdecy Contador, o Plano Municipal de Drenagem da cidade. Salientou que a proposta carece de melhoria em sua execução. Entre as obras necessárias citou as que estão previstas para a rua da Aliança, no bairro Itatiaia; na avenida Dona Isabel, no bairro Santa Rafaela; nas ruas Um, K, Santa Luzia no bairro Jardim Panorama; bem como nos bairros Alterosa; Raul Lourenço e; Canelas que carecem de drenagem.

A vereadora Maria Helena (MDB), vice-presidente da Casa legislativa, cobrou obras de drenagem em ruas nos bairros Santa Rafaela, Santo Amaro e Canelas para oferecer melhor qualidade de vida para os moradores destes bairros. A parlamentar citou o seu empenho para concretização das obras de drenagem na rua Geraldo Monteiro, no bairro Santo Amaro.

O vereador Soter Magno (PSD) falou sobre a sua preocupação com a causa ambiental e que a ocupação da cabeceira Hidrográfica do rio Vieira, próximo ao Ponto da Polícia Rodoviária Estadual, contribui para alagamento em parte baixas ao longo deste trecho e a Unimontes. “Recentemente foram inundadas a praça da Rosa Mística e da Santa Clara, bem como outros pontos baixo da cidade, inclusive para regiões da cidade que não estão no curso d'água, como por exemplo o bairro São José”, alerta o parlamentar que chama a atenção para o município não tenha problemas mais sérios em um futuro próximo.

Soter demonstrou ainda preocupação com a ocupação da serra da Sapucaia e disse que a sociedade de Montes Claros não vai aceitar a ocupação desta área da cidade em que se encontra o parque estadual da Lapa Grande, que destina 30% da água para a cidade.

O parlamentar falou ainda sobre a importância da Barragem de Congonhas e dos poços artesianos para Montes Claros e Norte de Minas, bem como outros mecanismos para segurar as águas das chuvas que cai na região. “Para quem não sabe as melhores terras do Norte de Minas, estão na Bacia do Rio Verde Grande e grande parte destas terras estão no município de Montes Claros. Se conseguirmos um dia a Barragem de Congonhas mais de 30 mil empregos - trabalho, renda e desenvolvimento - será possível na bacia do rio Verde Grande”, destacou.


_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Obras de infraestrutura foi um dos temas mais discutido na Câmara de Vereadores

por rayhannetallis@gmail.com publicado 30/01/2024 12h55, última modificação 30/01/2024 12h57

Por Stênio Aguiar

Melhorias no pavimento das vias de Montes Claros foi um dos assuntos mais discutidos durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (30).

O vereador Junior Martins (Cidadania), presidente da Casa legislativa, durante o seu pronunciamento, destacou a união de esforço dos parlamentares para que todas as ruas do bairro Village do Lago I sejam asfaltadas. Citou ainda a pavimentação da avenida I e das ruas Quatro e Franciscano. Falou ainda sobre o asfaltamento da avenida 200, no bairro Jaraguá II, a partir de emenda do deputado Marcelo Freitas. “Quando as forças se unem pelo bem de Montes Claros, as obras acontecem. Estamos todos trabalhando pelo bem comum do nosso povo e da nossa cidade”, destacou Martins.

O vereador Igor Dias (União), primeiro-secretário da Mesa Diretora, falou sobre a realidade dos moradores dos bairros Jardim Primavera e Facela (Jardim Alegre) que durante o período chuvoso convivem com a lama e na seca com a poeira. Solicitou ainda da Prefeitura de Montes Claros celeridade no asfaltamento de vias. Informou que o prefeito Humberto Souto já determinou, durante a assinatura da Ordem de Serviço, a pavimentação das ruas dos referidos bairros.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) falou sobre a licitação da praça do bairro Alterosa, a partir de emenda parlamentar do deputado Tadeu Martins Leite, no valor de R$ 400 mil.

O vereador Marcos Nem (PSC) solicitou agilidade na construção da ponte que liga a Vila Anália, Camilo Prates e Novo Delfino ao bairro Delfino Magalhães para oferecer mais qualidade de vida aos moradores daquela região.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode) solicitou a pavimentação asfáltica no trecho da avenida Hermelinda Sena, no bairro São Judas. O vereador Aldair Fagundes (Cidadania) destacou a publicação do edital que contratará a empresa para a execução de obras de construção de ponte sobre o córrego Vieira na avenida Sidney Chaves e avenida Irmão Jaime Damião, no bairro Edgar Pereira. O parlamentar falou ainda sobre o levantamento dos pontos de alagamento na região do grande Santos Reis.

O vereador Marlus do Independência (PT) também falou sobre a finalização das obras de drenagem na Vila Real, bem como a recuperação de ruas do bairro.O vereador Odair Ferreira (SD) falou sobre a necessidade de obra na ponte que liga os bairros Belvedere e Veneza Park, bem como minimizar os efeitos de uma cratera no bairro Novo Delfino. Solicitou ainda a reforma da praça do bairro Village II.

_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Câmara aprova requerimentos que reivindicam mais investimentos em saúde, esporte e infraestrutura

por Cássia Soares publicado 30/01/2024 12h50, última modificação 31/01/2024 07h54

Por Cássia Soares

A Câmara de vereadores aprovou nesta terça-feira (30), oito requerimentos, dos quais, um de autoria do vereador Wilton Dias (PTB) solicita estudo de viabilidade para a realização do “Dia D” de combate às arboviroses, nos distritos de Montes Claros. O parlamentar propõe que o estudo seja realizado por parte da Prefeitura bem como das secretarias de Serviços Urbanos, de Agricultura e de Saúde.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) voltou a solicitar a ampliação do serviço de telefonia móvel para a região rural do município de Montes Claros. Segundo a parlamentar, existem mais de 80 comunidades rurais sem cobertura da telefonia móvel e internet, a qual se faz necessária para a comunicação e acesso a órgãos como Cemig, Gov.br, INSS, registros de boletim de ocorrência, pesquisas e trabalhos escolares, dentre outros serviços.

Na área de infraestrutura foram aprovadas duas solicitações: uma de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que visa a reforma da praça do bairro Residencial Montes Claros. A outra, apresentada pelo o vereador Soter Magno (PSD), reivindica a instalação de uma faixa elevada na Avenida Nelson Viana, em frente o número 1647, no bairro Morada do Parque. Conforme o proponente, a solicitação é relevante, já que a via possui grande tráfego de veículos pesados, de alunos da E. E. João de Freitas e de transeuntes que ali circulam todos os dias.

O vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicita reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários e Agentes de Combates a Endemias, incluindo o retroativo referente ao mês de janeiro de 2024. O piso Salarial sobre reajustes de salários para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foi tema de audiência pública na Casa legislativa proposta pelo vereador, segundo o qual, configura a justa valorização desses servidores por parte do município.

Na área do esporte, os vereadores Wilton Dias e Leãozinho (Patriotas), solicitam ao prefeito e à Secretaria de Esportes, um estudo de viabilidade para a construção de uma pista poliesportiva pump track e outra de bike XCO, na cidade. Wilton Dias destacou a importância das pistas, segundo o qual, atenderão a várias modalidades esportivas.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode) reivindicou a disponibilização de uniforme e material escolar aos alunos da rede municipal de ensino para ano letivo de 2024. De acordo com o parlamentar, a proposição visa promover àqueles que se utilizam da rede municipal de ensino, condições de mais igualdade, incentivo ao desempenho e desenvolvimento da autoestima, proporcionando ao aluno o senso de pertencimento.

O requerimento apresentado pela vereadora Ceci Protetora (PP), reivindica incentivo financeiro em benefício da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos para auxiliar nos custeios da participação do grupo dos Catopês na escola de Samba Marquês da Sapucaí, durante o carnaval no Rio de Janeiro. Conforme a vereadora, a solicitação prevê abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 34 mil na dotação orçamentária com transferência para instituição privada sem fins lucrativos, visando a valorização da cultura local.


Projetos

Dois Projetos de resolução foram aprovados na sessão desta terça-feira. O do vereador Elair Gomes (MDB), que concede o Título de Cidadão HonorárioValdir Rodrigues da Silva, profissional em artes marciais, sensei de ninjutsu e mestre em Krav Maga, com federação própria em Montes Claros, MG.

O projeto que os vereadores Leãozinho e Wilton Dias apresentaram em conjunto concede medalha de mérito esportivo Antônio Manoel Dias à Maria Cecília Rocha, esportista campeã mundial de clubes femininos em Londres e da FIFA com vários títulos.


_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 - ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara homenageia Codevasf pelos 50 anos

por Cássia Soares publicado 29/01/2024 10h04, última modificação 29/01/2024 10h04

Por Arthur Amorim Júnior

 

A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa sexta-feira (26), sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf. O evento contou com a participação de funcionários, lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede). O segundo-secretário da Câmara, Wilton Dias (PTB), presidiu a solenidade.

O proponente atribuiu a homenagem como uma celebração aos 50 anos da Codevasf, considerada um dos mais importantes “braços” do governo federal, em Montes Claros e Norte de Minas.

“Uma empresa que nos dá orgulho e que foi, e continuará sendo, com a graça de Deus, por muitos anos, fundamental para o progresso e desenvolvimento da nossa região. É uma empresa tão séria e eficiente, que recebe recursos públicos via emendas parlamentares para que os mesmos sejam destinados em obras de drenagem e pavimentação, além da compra de máquinas e tratores, apoiando e dando sustentação a associações comunitárias das mais diversas formas, com um corpo técnico competente. Importante que através da Codevasf, o nosso trabalho consegue chegar na ponta, nas pessoas que mais precisam. Tenho a honra de ter sido o vereador proponente desta homenagem e agradeço o apoio dos colegas vereadores que referendaram por unanimidade.”

 Representando o prefeito de Montes Claros, Humberto souto, o vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou o reconhecimento da Câmara Municipal em prestar homenagem à Codevasf.

“É importante assinalar a atuação da Codevasf no fortalecimento da nossa economia com a implementação de obras de infraestrutura hídrica. Entretanto, o maior legado que a empresa tem é o seu corpo de funcionários. A codevasf é uma escola de profissionais e o Norte de Minas deve muito a esta empresa."

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) enfatizou a atuação da Codevasf e do seu corpo técnico de funcionários. Lembrou que foi através da atuação da empresa que foi a criada a barragem do Gorutuba. Conclamou todos para participarem, no próximo dia 1º, do leilão da barragem de Jequitaí.

A deputada estadual Leninha (PT) assinalou que, nas comemorações dos 50 anos da Codevasf, Minas Gerais é presenteada com mais uma superintendência do órgão em Belo Horizonte, e reconheceu a importância da Câmara Municipal ao prestar essa homenagem.

“A Codevasf tem muitos desafios. Os funcionários são o corpo da empresa! As obras são importantes, mas os funcionários são mais importantes, na construção de importante projetos para nossa região. Nós acreditamos na força da Codevasf para chegar em lugares onde as pessoas precisam.”

O deputado federal Paulo Guedes (PT) afirmou que a bancada federal de Minas sempre foi e continuará sendo parceira da Codevasf, colocando emendas.

“A Codevasf não é só o rio São Francisco, mas atua em outros estados. Por isso, é importante reconhecer a sua atuação. Precisamos pensar grande, produzir água e segurá-la para não passar tantas dificuldades. Temos que reestruturar alguns projetos, como a construção de algumas barragens que contribuem sempre para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, agradeceu o vereador Cláudio Rodrigues e aos vereadores pela homenagem e anunciou que a empresa receberá um aporte de R$ 350 milhões para ajudar o rio São Francisco, em Minas Gerais, como forma de garantir a segurança hídrica.

“A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar a meta, começando pela concessão do Projeto Jequitaí. Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco). A Codevasf está crescendo com mais áreas de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do governo federal para investimentos nas áreas mais carentes do país. Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios, queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários.”

 

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação. No Estado de Minas Gerais, a Codevasf atuava apenas na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Com a Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020, passou a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari. O órgão pode atuar num total de 356 municípios em Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonte.

 

_____________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara cobra investimento para desfile dos Catopês na Sapucaí

por Cássia Soares publicado 24/01/2024 10h32, última modificação 24/01/2024 10h32

Por Rayhanne Tallis

Na reunião ordinária dessa terça-feira (23), os vereadores cobraram o apoio à Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, que participarão do desfile na escola de samba Acadêmicos de Niterói, no dia 9 de fevereiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O vereador Daniel Dias (PCdoB) pediu mais atenção da Prefeitura para cobrir os custos e a participação de integrantes da Associação no Carnaval, demonstrando sua grande relevância para a cultura de Montes Claros, que se tornará “o foco da atenção nacional”. A sugestão de Dias é que, caso a Prefeitura não consiga comprometer recursos públicos, poderia, por meio da Secretaria de Cultura, trabalhar com outras empresas da cidade para arcar com os custos necessários. O parlamentar parabenizou a Associação pela coragem, iniciativa e representatividade.

A vereadora Iara Pimentel (PT), também, ressaltou a importância do movimento para a cultura da cidade, como uma festa bicentenária que carrega a história, a religião e o reconhecimento do povo montes-clarense. Ela pediu à Prefeitura o reconhecimento e investimento para garantir a participação da Associação no desfile carnavalesco.

Em seu discurso, a presidente da Comissão de Cultura e Turismo, a vereadora Ceci Protetora (PP), manifestou total apoio à participação dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos na festa de Carnaval, que resgata e homenageia todas as culturas do país. A parlamentar disse que a Comissão está se mobilizando para conquistar o espaço dos agentes culturais da cidade, que precisam de mais apoio do poder público.

 

Sobre os Catopês

As festas dos Catopês em Montes Claros são uma tradição muito antiga na cidade, e atraem milhares de pessoas todos os anos. Essa manifestação cultural é uma mistura de elementos da cultura africana, indígena e europeia, e é realizada em homenagem a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e ao Espírito Santo. Uma importante patrimônio cultural do Brasil, que valoriza a tradição e a história do país.

Cada uma das três guardas que compõem as Festas de Agosto: Catopês, Marujos e Caboclinhos, representam uma ancestralidade e religião. Os Catopês homenageiam os negros na formação do povo brasileiro, recriando e revivendo a memória e o imaginário do Congado. Os Marujos exaltam os marinheiros portugueses e os princípios do catolicismo. Eles usam vestimentas com as cores azul e vermelho – o azul representando os cristãos e, o vermelho representando os mouros.

Já os Caboclinhos retratam a figura dos indígenas brasileiro. Seus trajes simbolizam as vestimentas indígenas, com enfeites de penas acopladas às roupas vermelhas. A miscelânea de cores, instrumentos, vestimentas, cantos e rezas se unem à devoção da fé.

 

Catopês na Sapucaí

Com o enredo “Catopês – Um Céu de Fitas”, a escola de samba Acadêmicos de Niterói anunciou que os Catopês de Montes Claros serão o enredo da agremiação no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2024. A decisão de homenagear essa importante manifestação cultural do Norte de Minas foi tomada em conjunto pela direção da escola e pelo carnavalesco responsável pelo projeto, Tiago Martins.

Os Acadêmicos de Niterói, que desfilará pela série Ouro, promete levar para a avenida toda a tradição e a magia desses personagens que encantam e emocionam o público nas festas populares da cidade que acontecem, tradicionalmente, no mês de agosto.


_____________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores cobram mais infraestrutura na primeira sessão ordinária deste ano

por Cássia Soares publicado 23/01/2024 12h50, última modificação 23/01/2024 12h50

Por Christine Antonini

A Câmara de Montes Claros abriu, nesta terça-feira (23), a primeira sessão ordinária do ano legislativo, cobrando melhorias na infraestrutura da cidade. Outra questão abordada foi a necessidade dos serviços de tapa-buracos em várias ruas da cidade tendo em vista a situação crítica do pavimento asfáltico provocada especialmente neste período chuvoso. Também foi apresentado vários pedidos de asfaltamento de ruas.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) solicitou a limpeza em torno do córrego no bairro Vera Cruz – segundo o parlamentar o lixo acumulado está sendo foco do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos. Samambaia também pediu para incluir no plano de asfaltamento a estrada que liga as comunidades de Miralta a Vila Nova de Minas e a de Ermidinha à Pedra Preta dos Montes.

De acordo com o vereador Marlus do Independência (PT) , com o período de chuva, o serviço de tapa-buracos deve ser intensificado, uma vez que verdadeiras crateras abriram no asfalto. Já no bairro Acácias, o vereador pede asfalto na região onde grande parte das ruas é de terra. Ainda no Acácias, o presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) solicitou a revitalização da praça do bairro, bem como o término da praça no bairro Jardim Niemeyer.

O vereador Igor Dias (União) reivindica asfalto na rua treze e pediu agilidade na pavimentação no Jardim Primavera. Já o vereador Stalin Cordeiro (Pode) solicitou recapeamento da avenida Leonel Beirão de Jesus e da avenida Hermelinda Sena. No bairro Nova Morada, o parlamentar Reinaldo Carrapicho (Republicanos), pediu a construção de uma praça – já na rua Quinca Souto, o parlamentar solicitou recapeamento. No bairro Facela, o vereador Marcos Nem (PSC) cobrou a pavimentação de ruas onde a ordem de serviço foi autorizada, mas ainda não foi iniciada.

OUTRAS DEMANDAS

De acordo com o vereador Cláudio Rodrigues (Rede), várias ruas foram asfaltadas na Vila Castelo Branco. Ele ainda aponta que todo processo de urbanização foi feito, como o fornecimento de água e luz, contudo, ainda falta um posto de saúde para atender a região que fica distante dos outros bairros e possuem centenas de famílias carentes. Outra demanda do vereador é a reforma ou a construção de ponte que ligue o bairro Edgar Pereira ao Amazonas.

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) reivindicou a limpeza de lotes vagos particulares, uma vez que esse serviço é de responsabilidade do proprietário. “Lembrando que o município não é responsável por limpar terrenos particulares. Mas, vale lembrar que os moradores podem denunciar, principalmente com esse período chuvoso em que a proliferação do mosquito da dengue aumenta”, enfatizou o parlamentar. Vale salientar que o Executivo, conforme a lei, pode cobrar dos proprietários pelo serviço realizado.


______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Câmara aprova requerimentos que preveem obras de infraestrutura

por Cássia Soares publicado 23/01/2024 12h10, última modificação 23/01/2024 17h54

Por Stênio Aguiar

 

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (23), sete requerimentos, dos quais cinco são destinados a obras de infraestrutura. Entre as solicitações, está a pavimentação asfáltica da avenida I, no bairro Village do Lago. O requerimento, do vereador Junior Martins (Cidadania), presidente da Casa legislativa, visa implementar obra de mobilidade urbana para melhorar a fluidez do trânsito na região nordeste da cidade, na via que faz ligação entre os bairros Monte Sião, Village do Lago I e Village do Lago II.

O vereador Cláudio Rodrigues (REDE) solicita a inclusão da obra de recapeamento da avenida Independência, no bairro Independência no

Programa de Investimento no Cidadão (PIC). A obra também visa melhorar a mobilidade urbana no bairro da região leste da cidade.

A construção de cobertura na quadra aberta do Parque Municipal Milton Prates é outra solicitação do Parlamento municipal. O requerimento é uma solicitação do vereador Soter Magno (PSD) para a execução da obra que possibilitará a prática das atividades físicas do Projeto Saúde aos Montes.

O vereador Reinaldo Carrapicho (Republicanos) solicita a construção de um salão de velório no Distrito de Santa Rosa de Lima.

A vereadora Ceci Protetora (PP) solicita o início da construção das baias de pré e pós-operatório individuais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), como medida de bem-estar animal e de manejo populacional e reprodutivo de cães de rua, o que minimiza a ocorrência de zoonoses.

A parlamentar ressalta que os recursos necessários para a obra, consta na destinação da emenda impositiva na LOA 2024, no valor R$ 140.357,58.


Sessão especial

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) solicita que a reunião ordinária do dia 29 de fevereiro seja transformada em reunião especial e transferida para as 19h30. A Sessão Solene irá entregar o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros a Guilherme Dias Ramos.

O vereador Wilton Dias (PTB) solicita que a reunião ordinária do dia 7 de março seja transformada em Sessão Especial de Homenagens e transferida para as 19h, para celebrar os 60 anos do bairro Major Prates.


______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Recesso parlamentar

por Stenio Aguiar publicado 02/01/2024 10h20, última modificação 02/01/2024 10h28

A partir desta terça-feira, 2 de janeiro, a Câmara de Vereadores inicia o recesso parlamentar, que segue até o dia 20. Durante este período as sessões especiais e reuniões ordinárias estarão suspensas, entretanto pode haver reuniões extraordinárias - três vereadores ficarão de plantão para alguma possível eventualidade, são eles: Junior Martins (Cidadania), Rodrigo Cadeirante (REDE) e Marcos Nem (PSC).
Os demais servidores, bem como os gabinetes, funcionarão normalmente de 7h às 19h – o atendimento ao público também pode ser feito por telefone 3690-5400, e-mail
presidencia@montesclaros.mg.leg.br e até mesmo pelo gabinete virtual.

 

______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Balanço geral da Câmara de Montes Claros dos trabalhos de 2023

por Cristine Antonini publicado 28/12/2023 09h30, última modificação 04/01/2024 09h09
Câmara fecha o ano com 157 projetos aprovados

Por Redação

A Câmara Municipal de Montes Claros divulga balanço geral de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2023. No quadro geral foram apresentados 186 projetos de lei de iniciativas do Executivo e Legislativo, 46 matérias de resolução e 24 projetos de lei complementar – sendo aprovados 157. As votações ocorreram em 57 sessões ordinárias e em sete extraordinárias. Todos os projetos, antes de serem discutidos, passaram pelas Comissões Parlamentares que se reuniram 246 vezes neste ano.

Os vereadores elaboraram 575 requerimentos que foram encaminhados para secretarias municipais e estaduais, ao Executivo e também a órgãos competentes com a finalidade de buscar melhorias para a população montes-clarense. Confira alguns projetos aprovados:

  • Tarifa Zero – Cria a tarifa zero/passe livre estudantil no transporte coletivo urbano aos estudantes da rede pública e privada de ensino;

  • Reforma da previdência dos servidores efetivos – A pasta visa estabelecer novo enquadramento de futuros servidores efetivos no regime próprio de previdência, visando criar condições para o equacionamento do déficit atuarial do Prevmoc;

  • Fortalecimento da atenção à saúde nas unidades hospitalares – Autoriza o Executivo a repassar o recurso no valor de até R$ 13.668.802,35 destinados a custeio da urgência e emergência;

  • Ajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias – O salário da classe passou de R$ 1.212,00 para R$ 2.604,00;

  • Ajuste salarial dos pediatras que atendem na rede municipal de saúde – O valor por hora trabalhada passou de R$ 92,00 para R$ 117,00; no caso do atendimento ser em período especial, o valor atual será de R$ 167,00 ante os R$ 109,00 pagos anteriormente;

  • Plano de saúde para os servidores – O projeto aprovado, que entrará em vigor a partir de 2024, prevê a criação do plano de saúde para os servidores públicos municipais.


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Durante o ano foram realizadas 36 audiências públicas para debater temas e/ou problemas enfrentados pela população com objetivo de buscar soluções para os mesmos.

09/02 – Combate ao feminicídio (vereador Edmilson Bispo)

02/03 – Atuação da Cemig no meio rural de Montes Claros (Comissão de Agricultura)

10/03 – Combate a todas as formas de violência contra as mulheres (vereadora Professora Iara Pimentel)

15/03 – Instalação de uma torre de telefonia no bairro Santa Rita II (Comissão de Meio Ambiente)

16/03 – Denúncias de falta de atendimento ambulatorial, clínico, cirúrgico e laboratorial (Comissão de Saúde)

17/03 – LGBTI+: suas necessidades e ausência de direitos (Comissão de Segurança e Direitos Humanos)

13/04 – Criação de políticas públicas para a segurança escolar (vereador Edson Cabeleireiro)

27/04 – Novo ensino médio em debate (vereador Daniel Dias)

03/05 – Revitalização da praça Doutor João Alves e ações de segurança ao entorno da E. E. Gonçalves Chaves (vereadora Julinha da Pastoral)

04/05 – Debater sobre a perturbação por poluição sonora e a ocupação de espaços públicos/calçadas por bares da cidade (Comissão de Meio Ambiente)

24/05 – Em defesa da educação: diga “não” à violência contra os professores (vereadora Professora Iara Pimentel)

29/05 – Medidas efetivas para ampliar a segurança dos ciclistas no trânsito (vereador Wilton Dias)

01/06 – Reivindicação de concurso público para o município de Montes Claros (vereadora Professora Iara Pimentel)

07/06 – Debater sobre o Projeto de Lei nº 65/2023, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária para 2024 (Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas)

13/06 – A realidade, as perspectivas e os desafios enfrentados pelos assistentes sociais e psicólogos (vereador Daniel Dias)

09/08 – A manutenção dos postos de trabalho e regularização dos direitos trabalhistas dos funcionários da Coteminas (vereador Daniel Dias)

14/08 – Discutir a situação dos aprovados no concurso público realizado para provimento de cargos no Hospital Universitário Clemente de Faria (vereador Rodrigo Cadeirante)

24/08 – A saúde mental da população LGBTI+ (Comissão de Segurança e de Direitos Humanos)

27/09 – A pavimentação asfáltica no trecho entre Montes Claros e o distrito de São João da Vereda (Comissão de Serviços Públicos Municipais)

28/09 – Melhoria do Prevmoc (vereador Cláudio Rodrigues)

29/09 – Debater sobre o Projeto de Lei nº 130/2023, que Institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comissão de Meio Ambiente)

04/10 – Debater sobre a necessidade de aprofundamento da ADPF 442, e proteção da vida do nascituro (vereador Odair Ferreira)

16/10 – Os impactos de uma possível privatização das empresas públicas de Minas Gerais (vereadora Professora Iara Pimentel)

19/10 – Segurança pública na região Leste e casarões abandonados (vereador Edmilson Bispo)

20/10 – Escola Nhá Chica (vereadora Professora Iara Pimentel)

26/10 – A garantia de recursos para a continuidade dos trabalhos realizados pelos Centros Dia (vereador Daniel Dias)

08/11 – Debater sobre o Projeto de Lei nº 154/2023, que altera a Lei 3.720, de 09 de maio de 2007, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano (Comissão de Legislação, Justiça e Redação)

08/11 – Debater sobre o Projeto que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2024 (Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas)

09/11 – Discutir sobre a portaria IGAM nº 33/2023 (vereadora Graça da Casa do Motor)

13/11 – Direitos e a dignidade da população em situação de rua (vereadora Professora Iara Pimentel)

16/11 – A regularização das associações dos bairros e rurais de Montes Claros (vereador Edson Cabeleireiro)

24/11 – Passe livre estudantil no transporte coletivo urbano (vereador Daniel Dias)

29/11 – A importância da implantação da lei de inovação tecnológica no município de Montes Claros (vereador Cláudio Rodrigues)

29/11 – Debater sobre a retirada dos fios soltos que ficam expostos e pendurados (Comissão de Meio Ambiente)

20/12 – Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal (vereadora Professora Iara Pimentel)

20/12 – A necessidade de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis em Montes Claros (vereadora Professora Iara Pimentel)

 

EMENDAS IMPOSITIVAS

Também foram aprovadas e incluídas no orçamento do município as emendas impositivas que são um instrumento que os vereadores possuem para destinar recursos para realização de obras, projetos ou para instituições na elaboração da lei orçamentária. Para saúde (ao todo) os 23 vereadores têm o valor de R$ 3.228.224,40 – sendo R$ 140.357,58 para cada um investir em postos de saúde, construção de unidades básicas ou reformas. No setor de educação o valor é de R$ 5.380.374,00 (ao todo) dividido em 25% para cada parlamentar, ou seja, R$ 233.929,30 a ser investido em reformas de escola ou construção de Cemeis, por exemplo. Para outras áreas, como construção de praças e pavimentação asfáltica – infraestrutura no geral, o montante é de R$ 12.912.897,60 (total), ficando R$ 561.430,33 para cada vereador.


DATAS ESPECIAIS

Durante o ano foram instituídas quatro datas especiais municipais e sete semanas de conscientização:

Dia Municipal das Mães Solo - (16 de maio)

Dia Municipal do Nerd - (21 de maio)

Dia Municipal Joaquim Nagô de Combate a Discriminação Racial - (30 de maio)

Dia Municipal de Conscientização sobre a Trombofilia - (16 de setembro)

 

SEMANAS

Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose - (última semana de março)

Semana Municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - (na 3º semana de maio)

Semana de Conscientização da Saúde Mental das Crianças e Adolescentes - (na semana do dia 10 de setembro)

Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico – (na semana do dia 20 de setembro)

Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer - (na semana do dia 21 de setembro)

Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização Sobre a Síndrome de

Burnout - (na semana do dia 15 de outubro)

Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) – (na semana do dia 29 de outubro)


MÊS

Instituí o Maio Furta-Cor dedicado às ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental Materna (mês maio)



______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

 

Câmara aprova projeto em extraordinária

por Stenio Aguiar publicado 27/12/2023 11h51, última modificação 27/12/2023 11h51

Por Stênio Aguiar


Em reunião extraordinária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (27), a última do ano, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar número 25, que altera a Lei Complementar 115/23. Com a aprovação fica prorrogado até 29 de fevereiro de 2024, o prazo para que os atuais servidores municipais ocupantes dos cargos que sofreram alteração em sua jornada de trabalho possam optar por manter a atual carga horária e vencimento base.

O PLC prevê ainda a opção por manter a carga horária de fração aos atuais servidores ou por alterar para o cargo completo de 25 horas. Em ambas as situações, o servidor deve realizar solicitação escrita, irrevogável e irretratável, a ser apresentada à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
Altera ainda o anexo II, da Lei Complementar n.º 115, para 20 os cargos de técnico em Segurança do Trabalho.


____________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores solicitam alteração do prazo para adesão de nova carga horária do município

por Gissele Niza publicado 22/12/2023 17h58, última modificação 22/12/2023 17h58

Na tarde desta sexta-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros, em ação conjunta, assinaram documento que será encaminhado em caráter de urgência ao prefeito Humberto Souto (Cidadania), solicitando uma alteração na Lei Complementar 115 de 06 de dezembro de 2023, estendendo o prazo para que os servidores possam aderir ao novo regime de carga horária prevista na referente Lei.

Segundo os vereadores, houve uma manifestação considerável dos servidores municipais em relação ao prazo para adesão ou não da nova carga horária de 40 horas, que conforme a Lei Complementar 115, se encerra no dia 31 de dezembro 2023.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Otávio Rocha é o novo cidadão Benemérito de Montes Claros

por Gissele Niza publicado 21/12/2023 14h30, última modificação 21/12/2023 14h31

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quarta-feira (20), sessão especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito para o procurador-geral do município, Otávio Batista Rocha Machado. O evento foi prestigiado por autoridades civis, militares, do poder judiciário, empresários, secretários municipais, familiares e amigos do homenageado.

O proponente da honraria, segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB), destacou a dedicação do homenageado em seu ofício, a paixão pela justiça e busca pela verdade na construção de uma sociedade justa e equitativa.

“Além de sua impressionante competência técnica, o que realmente destaca Otávio é sua abordagem ética e íntegra em todos os aspectos de sua vida profissional. Sua conduta exemplar não apenas fortalece a confiança na justiça, mas também serve como um farol para todos os colegas e aspirantes a advogados que desejam seguir um caminho de integridade e retidão. No papel desafiador de procurador-geral do município, demonstra uma habilidade notável em equilibrar os rigores da lei com a compreensão sensível das necessidades da comunidade que serve. Sua empatia e compromisso em garantir que a justiça seja acessível a todos têm sido um verdadeiro presente para o bem da administração pública e, consequentemente, para toda população”, disse Wilton Dias.

Competência, lealdade e honestidade. Essas foram algumas das qualidades do procurador-geral, pontuadas pelo prefeito Humberto Souto, durante a cerimônia. “Tenho a honra de ter Otávio em nossa administração. Suas qualidades e comprometimento com trabalho, são primordiais para o bem da administração pública. Antes de ser procurador, eu já tinha o prazer de ter sua amizade. Quando fui eleito, não tive dúvida alguma de quem seria o procurador-geral do município, que conhecesse os problemas e nos orientasse na condução da coisa pública de forma correta, íntegra e honesta. Com Otávio, temos a segurança de que as coisas caminham no trilho certo, honestamente, cumprindo o que deve ser feito, zelando pelo dinheiro público. Eu me orgulho, nossa administração se orgulha e com certeza, Montes Claros se orgulha dessa justa homenagem ao nosso procurador-geral”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso, o homenageado Otávio Rocha, falou da honra de poder estar ao lado e colaborar com um homem de envergadura moral e de representação para todos os que acreditam que a política é lugar de pessoas decentes, que querem o bem do Brasil, como o Prefeito Humberto Souto, agradeceu à Casa Legislativa pela honraria conferida, e aos familiares e amigos. “Fui uma criança um pouco diferente, mas influenciado, sobretudo pelos laços de formação. Só tenho a agradecer pela contribuição da minha família, que ajudou a moldar o meu caráter e que me orgulha imensamente a convivência com pessoas boas, probas. Também sou muito grato ao prefeito Humberto Souto pela oportunidade de trabalhar e contribuir para o bem público. Acredito que política pode ser feita de maneira correta e honesta, sempre em prol das pessoas e não pensando em interesses individuais. Agradeço a todos os vereadores que me concederam essa homenagem, em especial ao vereador Wilton Dias, e a todos aos amigos, colegas de trabalho e familiares presentes nesse momento especial”, declarou Otávio Rocha.

 

HOMENAGEADO

 

 

Otávio Batista Rocha Machado tem 43 anos, é filho de Noraldino Rocha Machado, promotor de justiça aposentado e advogado, e de Hélia Batista Rocha Machado, funcionária pública aposentada. É casado com a médica Janine Mendes de Lima Rocha, com quem tem dois filhos: Maria Luíza, com 13 anos, e Otávio Filho, com 9 anos. Começou seus estudos aos 6 anos de idade em escola pública até os 9 anos. Sempre se destacou na escola pela sua escrita e amor pela leitura. Prestou vestibular de Direito nas faculdades: UNIMONTES, UFMG e Milton Campos, sendo bem sucedido em todas elas. Começou a estudar na UNIMONTES e em seguida foi para a UFMG. Durante o curso foi estagiário na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Depois que concluiu a faculdade foi convidado para permanecer em Belo Horizonte, mas tinha o grande desejo de trabalhar com o seu pai, que era advogado em Montes Claros. Trabalhou com o pai fazendo júri e vários outros trabalhos.
É pós-graduado em Direito Municipal pelo Instituto José Nilo De Castro, e em Direito Processual pela UNIMONTES. Foi professor de Processo Penal da UNIMONTES e da Faculdade Santo Agostinho; membro do Tribunal de Ética da OAB/MG; procurador adjunto do Contencioso e Consultor Geral do Município de Montes Claros; assessorou diversos municípios no norte de Minas Gerais; foi fundador e presidente da APAC de Montes Claros, foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, e atualmente exerce o cargo de Procurador-geral na administração do Prefeito Humberto Souto.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Legislativo solicita instalação de semáforo e de redutor de velocidade

por Stenio Aguiar publicado 21/12/2023 10h57, última modificação 21/12/2023 10h57

Por Stênio Aguiar

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária, nesta quinta-feira (21), quatro requerimentos. Dois destes são de cobranças pela instalação de semáforo e de redutor de velocidade, na região leste da cidade, para melhor organizar o trânsito.

O vereador Marlus do Independência (PT) solicita a instalação de semáforo na rua Imperatriz Leopoldina em virtude do fluxo de veículos no local e os pedestres encontram dificuldade para atravessar a rua, devido o risco de atropelamentos. O parlamentar solicita, ainda, a retirada da faixa elevada (em frente ao número 916), bairro Independência, pois, a mesma funciona como barreira no período de chuvas, fazendo com que a água entre nas casas e comércios locais.

Outro requerimento, da autoria da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena (MDB) solicita a instalação de redutor de velocidade na via sentindo para o Ginásio Ana Lopes, próximo ao Boulevard que está sendo construído no bairro Morada do Parque.

De autoria do vereador Rodrigo Cadeirante (REDE), outro requerimento solicita a destinação de área para soltura de pipas e papagaios com segurança.

 

Sessão de homenagem

Um dos requerimentos aprovados na reunião, de autoria de Cláudio Rodrigues (Cidadania), presta homenagem a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelos 50 anos da instituição. O requerimento estabelece que a sessão solene será realizada no dia 26 de janeiro de 2024, às 19h.


_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Doze projetos são aprovados na última reunião ordinária

por Cristine Antonini publicado 21/12/2023 10h47, última modificação 21/12/2023 10h47

Por Christine Antonini

Doze projetos foram aprovados durante a última sessão ordinária deste ano, realizada nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Montes Claros. Entre as propostas aprovadas está o projeto n°186/2023 que autoriza o município a firmar parceria com a Associação Atlética Cassimiro de Abreu– a iniciativa é do Executivo.

Fundado em 28 de maio de 1948, o Cassimiro de Abreu disputou competições na categoria profissional nas décadas de 1970 e 1980 e atualmente disputa campeonatos amadores. Segundo o projeto, o repasse é no valor de R$ 400 mil, para que o time possa financiar novos uniformes, contratar jogadores e custear os campeonatos.

Foram votados em bloco dez projetos que nomeiam escolas, praças e ruas em Montes Claros. De autoria do vereador Stalin Cordeiro (Pode), uma escola localizada no Centro da cidade, denomina Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado. No bairro Vila Brasília há uma escola de ensino estranheiro que será denominada Centro Municipal de Ensino de Línguas Estrangeiras Rita da Paixão Mota Santiago – projeto do vereador Odair Ferreira (SD).

De iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede), no bairro Jardim São Luiz, a escola infantil fica denominada Professora Yvone de Oliveira Silveira. Uma escola que ainda será inaugurada no bairro Santos Dumont terá o nome de Escola Municipal Reitor José Geraldo de Freitas Drumond – vereador Wilton Dias (PTB). Já no bairro Independência será denominada a Escola Municipal Professora Maura Lúcia dos Santos – vereador Marlus do Independência (PT).

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) denomina praça Salviano Ribeiro dos Santos, no Distrito de Ermidinha. Outro projeto do vereador Cláudio Rodrigues nomeia oito ruas, no bairro Jardim Olímpico: rua dos Girassóis, Rosa Do Deserto, Flor Dos Ypês, Lírio Do Campo, Flor De Cerejeira, Lírio Do Vale, Flor de Lírio e rua Flor de Zeus. Do mesmo vereador, o projeto n°178 denomina avenida Lauro Azevedo Maia, no bairro Distrito Industrial. Já de iniciativa do vereador Aldair Fagundes (Cidadania) denomina praça Konstantin Christoff, no bairro Jardim Panorama.

Ainda durante a sessão ordinária foi aprovado o projeto (n°174/2023), do Executivo Municipal, que autoriza a regularização, até dezembro de 2026, do loteamento Vale dos Jardins. A parceria será feita com a Líder Imobiliária que deverá executar a construção de trecho da avenida do Córrego Pai João, compreendido entre a rotatória que dá acesso ao Bairro Barcelona Park até a entrada do loteamento Vale dos Jardins, para benefício da região, com toda a sua infraestrutura, como pavimentação asfáltica, rede de drenagem pluvial, meio-fio e passeios em concreto.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



 

 

 

 

 

Audiência discute prevenção e assistência às pessoas que vivem com o HIV/Aids

por rayhannetallis@gmail.com publicado 20/12/2023 13h20, última modificação 20/12/2023 14h07

Por Stênio Aguiar

Discutir as dificuldades vivenciadas pelas pessoas soropositivas em Montes Claros em relação ao tratamento ofertado pelo município foi o tema da audiência pública ‘A necessidade de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis em Montes Claros’, realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal.

A vereadora Iara Pimentel (PT), em seu pronunciamento destacou que é preciso garantir a efetivação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids, que são garantidos por lei, mas que não chegar até a eles. “A nossa proposta neste Dezembro Vermelho é para que ninguém se esqueça que tem pessoas neste país e em Montes Claros que vivem com HIV/ Aids e outras doenças transmissíveis. E ainda que estas pessoas são cidadãs e que tem direitos, que precisam ser garantidos”, comentou a parlamentar.

O presidente da Associação Arco-Íris do Amor, Lucas Pereira, chamou a atenção para a carência da disciplina educação sexual no contexto da educação básica, o que poderia contribuir para frear o aumento do número de casos da doença no município, principalmente entre os jovens. Ele chamou a atenção ainda para a mudança do local de funcionamento da farmácia que entrega os medicamentos do Centro de Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Essa mudança acarretou várias situações constrangedoras e no CTA não tem sigilo, lá as pessoas são expostas. Em virtude disso, algumas pessoas estão desistindo do tratamento e entram em depressão. Isso me preocupa”, relatou.

A coordenadora adjunta estadual da Aliança Nacional LGBTI em Minas Gerais, Letícia Imperatriz falou sobre a necessidade de um diagnóstico da doença em Montes Claros (quantos casos? Quem são estas pessoas? Como está sendo realizado esse tratamento? Essas pessoas têm informação sobre a doença?).

A coordenadora do Ambulatório de Gênero, Sexualidade e Saúde Mental da Unimontes, Ana Carolina Ribeiro Lopes e Ruas destacou que a epidemia de HIV tem mudado o perfil epidemiológico o que revela as deficiências do sistema de saúde para atender o novo perfil das pessoas acometidas por HIV/ Aids. Ela chamou a atenção ainda para que as políticas públicas precisam ser direcionadas às questões individuais e de gênero, bem como para o tratamento direcionado a esta população. “O vírus acarreta também no adoecimento mental, em que o diagnostico por si só gera um impacto importante sobre a depressão e ansiedade. Nesse sentido, a atenção primária é um meio importante para o tratamento e a condução de casos de HIV/ Aids de modo integrado ao serviço de saúde mental”, pondera.

O coordenador do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes, Marcelo Brito disse que é preciso vencer uma série de estigmas e preconceitos em relação às pessoas que vivem com HIV/ Aids. Disse ainda, que é necessário romper o silêncio e o preconceito para que o tratamento seja realizado de modo a controlar a carga viral para que as pessoas com a doença tenha melhor qualidade de vida.

Em um vídeo, a vereadora Ceci Protetora, falou sobre a necessidade de infraestrutura adequada e privacidade nos serviços de saúde, bem como o desenvolvimento de programas educativos contínuos para garantir a prevenção, a testagem e tratamentos adequados. “É necessário um comprometimento imediato, ações concretas e um planejamento eficaz que atenda desta população tão marginalizada”, destacou.


_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Câmara homenageia tenente-coronel em sessão especial

por rayhannetallis@gmail.com publicado 20/12/2023 12h10, última modificação 20/12/2023 12h12

Por Rayhanne Tallis

A Câmara de Vereadores promoveu nesta terça-feira (19), sessão especial para concessão de Título de Cidadão Honorário para o tenente-coronel Guilherme Antunes Machado, do 50º BMP de Montes Claros, como forma de reconhecimento a todo trabalho na área de segurança pública que desenvolve em sua carreira.

A homenagem foi uma solicitação do vereador Marcos Nem (PSC), que enfatizou a trajetória do Tenente, que iniciou sua carreira há 30 anos na área de segurança. “Conheço sua história e sinto orgulho de ver acompanhar sua luta e dedicação. Hoje, esta Casa o agracia com este título o que enriquece e fortalece ainda mais seu legado e a de Montes Claros”, afirmou o vereador.

Ainda em seu discurso o proponente destacou as diversas atividades desenvolvidas na prestação do Serviço Público em vários municípios do Estado, dentre elas a de Patrulheiro Rodoviário nas cidades de Montes Claros e Salinas; Comandante de Radiopatrulha na cidade de Araguari; Comandante na cidade de Botumirim, Coração de Jesus e Buenópolis; Chefia na seção de Logística de Estado-Maior da 14ª RPM em Curvelo e há três anos Comandante do 50º BPM em Montes Claros.

Após receber a placa da moção, o tenente-coronel Guilherme agradeceu a Casa Legislativa pela honraria e reconhecimento pelo seu trabalho, e também aos seus familiares e colegas de profissão. Destacou as vitórias e dificuldades durante todos os anos de serviço e os aprendizados de cada fase, ressaltando sua posição atual como comandante do 50º BPM.“ Tenho muito orgulho de hoje servir uma unidade composta por homens e mulheres que doam suas vidas para garantir a segurança da população e a paz, orgulho de servir este município e de receber este grande titulo”, concluiu o homenageado.

 

SOBRE O HOMENAGEADO


Guilherme Antunes Machado, filho de Sebastião de Aguiar Machado e Adilca Maria Antunes Machado, é o sétimo dos 16 filhos na família. Natural de Joaquim Felício/MG, nasceu em 29/04/1970, casado com a montes-clarense e professora Érica Silva Magalhães Machado, com quem possui os filhos, Érick willian, Aléxia e Emily, todos nascidos em Montes Claros. Ingressou na PMMG em 1993 como soldado, fez curso de sargento em 1995. Ingressou no curso especial de formação de oficiais concluído em 1999. É bacharel em Ciências Econômicas cursado nos anos de 1988 a 1993 na Unimontes. Pós-graduado em Análise Criminal, da violência e da criminalidade pela Unimontes; Pós-graduado no curso de especialização em Segurança Pública pela academia de Polícia Militar de Minas Gerais e fundação João Pinheiro (escola de governo); Instrutor de Direitos Humanos e na disciplina do Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo. Promovido ao posto de Tenente Coronel há três anos foi designado comandante do 50º BPM em Montes Claros. Além de lecionar nas disciplinas internas da corporação, também lecionou as disciplinas de matemática, geografia e história na Escola Estadual de São Francisco de Assis na cidade de Botumirim no ano de 1997.


_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Projeto Parceria que Alimenta recebe homenagem

por Cristine Antonini publicado 19/12/2023 12h20, última modificação 19/12/2023 12h25
Projeto Parceria que Alimenta recebe homenagem

Fotos: Ascom Vereador Cláudio Rodrigues

Por Christine Antonini

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira (18), sessão especial para homenagear o projeto “Parceria que Alimenta” que faz parte do Hospital Santa Casa de Montes Claros. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

O projeto Parceria que Alimenta surgiu durante a pandemia da Covid-19, em que o hospital ajudou a arrecadar 3 mil cestas básicas para doar às famílias carentes. Inicialmente o projeto chamava-se “Amor em Movimento”. Vendo a necessidade de ajudar ainda mais, a Santa Casa firmou parceria com grandes empresas, como a Eurofarma, arrecadando 15 mil cestas básicas que foram distribuídas para comunidades carentes.

O proponente da honraria, vereador Cláudio Rodrigues destacou que o Parceria que Alimenta é união de forças, especialmente junto com o Conselho dos Pastores do Norte de Minas (Conpas).

“Graças a essa união a Santa Casa conseguiu alcançar números expressivos de doadores e também encontrar pessoas que precisam não só do alimento, mas também de outras necessidades, como amparo emocional”, ressaltou o vereador que ainda disse que cada cesta entregue não é só um pacote de alimento, mas uma mensagem de solidariedade.

O superintendente do Hospital Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, falou sobre o projeto “Amigos da Santa Casa”, que é a participação de empresas na humanização de quartos voltados para receber pacientes do SUS. De acordo com o superintendente, são 47 quartos reformados, com novos pisos, pintura, ar-condicionado e banheiros.

“Nos últimos dez anos, o número geral de atendimentos no hospital aumentou 52%, com o crescimento de 15% em relação às internações e 67% em exames/procedimentos. Atualmente temos 423 leitos e foram construídos dez novos leitos de UTI pediátricos. Esse avanço só é possível por termos um time de colaboradores e corpo clínico de excelência, altamente preparados. Muitos foram os investimentos para oferecer à população uma assistência médica de qualidade”, afirmou Maurício.

O provedor da Santa Casa, Gilson Cadeira, pontuou outros projetos que também são destaques da instituição, como a construção do hospital para tratamento do câncer infantil em parceria com a Fundação Sara de Albuquerque, que dará maior capacidade para atender pacientes oncológicos pediátricos.

“A meta ambiciosa nos próximos dez anos está na construção de duas torres médicas hospitalares, expandindo a capacidade no atendimento médico. Uma outra proposta é a construção de um hospital oncológico adulto e com a implantação do hospital do trauma, ofertando instalações ainda mais adequadas e humanizadas”, ponderou o provedor.

O prefeito Humberto Souto enfatizou os serviços prestados pelo Hospital Santa Casa, com profissionais dedicados, sendo referência para outras cidades.

“A Santa Casa faz parte de Montes Claros, prestando um serviço de saúde que o município ainda não consegue atender por si só – é um hospital para todos”. Souto ainda destacou a importância do hospital para Montes Claros e todo Norte de Minas.

Participaram da homenagem o vice-prefeito Guilherme Guimarães, o deputado federal Marcelo Freitas, lideranças religiosas, vereadores e membros da segurança pública.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo