Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Adeus a Zé Faquir, ex-presidente da Câmara Municipal

Adeus a Zé Faquir, ex-presidente da Câmara Municipal

por Jerusia Arruda publicado 29/03/2021 19h00, última modificação 30/03/2021 09h58

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-vereador José Maria Saraiva (Zé Faquir), ocorrido nesta segunda-feira (29/03), em decorrência da Covid-19. Os parlamentares e funcionários da Casa Legislativa expressam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Que Deus possa levar conforto a todos nesse momento de dor.

Zé Faquir, como era mais conhecido, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Montes Claros na eleição de 1988, ficando na suplência do Partido da Frente Liberal (PFL). Na condição de 1º suplente, atuou de 09/08 a 04/10/1990, em substituição ao titular licenciado Eduardo Avelino.

Candidato novamente na eleição de 03 de outubro de 1992, pelo Partido Democrático Cristão, foi eleito vereador titular para a legislatura de 1993 a 1996. Atuou como 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara em 1996. Não obteve êxito na eleição municipal para vereador em 1996, e foi convidado a assumir o cargo de Secretário-Adjunto de Serviços Urbanos na primeira gestão do prefeito Jairo Ataíde Vieira, no período de 1997 a 2000.

Em 2000, novamente pelo PFL, Zé Faquir foi eleito para a legislatura 2001 a 2004, assumindo a Presidência da Mesa Diretora Câmara Municipal em 2004.

No período em que foi presidente da Câmara, Zé Faquir teve importante participação na consolidação do Arquivo Público da Câmara Municipal, com a celebração do Convênio entre a Câmara Municipal, a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, através do programa ‘Uso da Tecnologia Digital no Resgate da Identidade Histórico-Cultural de Minas Gerais’.

Nesse convênio, foram microfilmados e digitalizados documentos da Administração Pública do Município de Montes Claros, ou seja, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Montes Claros. Documentos estes, datados de 1831 a 1976, que resultaram no projeto denominado “Acervo da Memória Pública de Montes Claros”.

FAMÍLIA

Filho de Alfredo Saraiva e Geracina Saraiva, José Maria Saraiva nasceu no dia 11 de abril de 1948 em Montes Claros/MG. Casou-se com Marlene Durães Saraiva, em 1969, e tiveram como filhos Kelsilene, Cláudia e Kelson.

Zé Faquir estudou somente até o 4° ano primário, pois começou sua vida profissional muito cedo porque precisava ajudar os seus pais a cuidar dos sete irmãos menores. Aos 12 anos de idade, foi convidado a trabalhar na cidade de Guanambi/BA como auxiliar mecânico, quando aprendeu a exercer a profissão, onde trabalhou por cerca de um ano, retornando a Montes Claros.

Aos 17 anos, foi contratado pela Intervolks, onde se qualificou fazendo cursos na área de mecânica e lanternagem, melhorando o seu currículo e possibilitando o estabelecimento da sua própria oficina na cidade de Brasília de Minas, denominada Oficina Mecânica São Judas Tadeu. Posteriormente, transferiu sua oficina para a cidade de Montes Claros, onde permaneceu por toda a vida.

 

_____________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo