‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’ sob a atenção dos jovens no Norte de Minas
Por JULIANA VELOSO
O Parlamento Jovem de Minas, projeto que integra a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros, põe em debate no Norte de Minas a temática “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, em 2021.
“Ainda há pessoas que confundam desenvolvimento sustentável com desenvolvimento econômico. É necessário despertar esse interesse político no jovem, porque a informação chega facilmente hoje, mas será que ele tem senso crítico, com capacidade de ler e avaliar para depois concordar ou discordar? Para isso, estamos levando a essas cidades o maior projeto de Educação Política do Brasil.” ressaltou o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Montes Claros, Carlos Frederico Souza e Silva, no lançamento do Projeto de Botumirim, dia 24 de maio, às 14h, sendo ela uma das sete cidades integrantes do Polo Norte, além de Montes Claros.
O impacto desse tema para a região é reconhecido pela secretária de Turismo de Botumirim, Geisy Farias, ao destacar o quanto o tema é conveniente para a sua cidade. “O projeto veio no tempo certo, porque essa temática diz muito sobre nós e sobre a nossa realidade. A nossa localização no topo da Serra do Espinhaço, a existência do Parque Estadual de Botumirim desde 2018 e, especialmente, o achado da nossa Rolinha do Planalto, uma ave que acreditavam estar extinta, símbolo para conservação do Espinhaço Mineiro, é favorável para nossas abordagens e parcerias com outros órgãos.”
Além dela, participaram Ana Pereira Neta, Prefeita de Botumirim; Suely Soares de Jesus, Presidente da Câmara de Botumirim; Regiane Pereira, Vereadora e Coordenadora do Parlamento Jovem de Botumirim; e Gabriela Soares Rocha, Secretária da Câmara e Coordenadora do Parlamento Jovem de Botumirim.
Assim como percebido nos lançamentos das demais cidades, a expectativa dos vereadores e coordenadores é de que o conteúdo será muito bem acolhido pelos jovens, como reforça o Diretor da Escola Estadual Renato Azeredo, Pedro Henrique Pena. “Botumirim tem jovens muito preparados para participar desses projetos. Alunos e alunas participativos, com boas ideias, capacidade crítica. Então, a participação dos nossos jovens certamente vai ampliar os horizontes do nosso município.”
Clarissa Flaviana, coordenadora do Parlamento Jovem, Polo Montes Claros, falou diretamente aos jovens que conta com a participação dos mesmos para aprenderem a falar sobre esse assunto e se posicionarem, quebrando seus preconceitos. “Queremos que estejam prontos para assumirem a responsabilidade do futuro de suas cidades.”
Diante disso, a aluna Fernanda Gabrielly finalizou mostrando sua intenção ao se inscrever. “Espero que nos leve a ter consciência do nosso real papel como cidadãos, sendo mais participantes e preparados para compreender a política da nossa cidade.”
OFICINAS
Em Montes Claros, são 76 jovens inscritos, para as oficinas que acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, mas o acesso é livre para interessados.
No próximo encontro, nesta quinta-feira (26/05), das 15h às 16h, será oferecida a segunda oficina que disponibilizará, on-line, uma importante discussão em torno do “Papel do Prefeito X Vereadores” com a Palestrante Susy Rodrigues Caldeira, Assessora Técnica Legislativa da Câmara Municipal de Montes Claros.
____________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br